O Ministério da Saúde acompanha com preocupação
a difusão da tuberculose no Brasil. Um sistema de
vigilância baseia–se no acompanhamento sistemático das
taxas de incidência dessa doença nos estados. Depois
de credenciar alguns estados a receberem recursos,
em 2006, passou a ser de grande importância definir
prioridades para a alocação de recursos de combate
e prevenção, levando em consideração as taxas de
incidência para os anos de 2000 e 2004, conforme o
quadro seguinte.
Se a prioridade na distribuição de recursos for dada ao
estado que tiver maior aumento absoluto em suas taxas
de incidência, ela será dada para
Uma pesquisa foi realizada com a intenção de
conhecer o que as pessoas sabem sobre o diabetes.
Nela, utilizou–se um questionário com 16 perguntas,
respondidas pelas pessoas na entrada de estações
do metrô de São Paulo. Os gráficos a seguir mostram,
respectivamente, os percentuais de respostas dadas
às seguintes perguntas do questionário: “Você conhece
alguém com diabetes?" e “Caso conheça, indique onde."
O percentual do número de entrevistados que conhecem
pessoas diabéticas na escola é mais aproximado por
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede a
qualidade de vida dos países para além dos indicadores
econômicos. O IDH do Brasil tem crescido ano a ano e
atingiu os seguintes patamares: 0,600 em 1990; 0,665 em
2000; 0,715 em 2010. Quanto mais perto de 1,00, maior é
o desenvolvimento do país. O Globo. Caderno Economia, 3 nov. 2011 (adaptado).
Observando o comportamento do IDH nos períodos
citados, constata–se que, ao longo do período 1990–2010,
o IDH brasileiro
Durante seu treinamento, um atleta percorre metade
de uma pista circular de raio R, conforme figura a
seguir. A sua largada foi dada na posição representada
pela letra L, a chegada está representada pela letra C
e a letra A representa o atleta. O segmento LC é um
diâmetro da circunferência e o centro da circunferência
está representado pela letra F.
Sabemos que, em qualquer posição que o atleta esteja na
pista, os segmentos LA e AC são perpendiculares. Seja θ
o ângulo que o segmento AF faz com segmento FC.
Quantos graus mede o ângulo θ quando o segmento AC
medir R durante a corrida?
O abandono escolar no ensino médio é um dos
principais problemas da educação no Brasil. Reduzir
as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige
persistência e ações continuadas dos organismos
responsáveis pela educação no país.
O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas
percentuais de abandono no ensino médio, para todo
o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe
uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de
forma mais acentuada a evasão escolar são investidos
mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a
uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.
Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para
que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013?
Considere (0,8)3 = 0,51.
Um professor, ao fazer uma atividade de origami
(dobraduras) com seus alunos, pede para que estes
dobrem um pedaço de papel em forma triangular, como
na figura a seguir, de modo que M e N sejam pontos
médios respectivamente de AB e AC, e D, ponto do lado
BC, indica a nova posição do vértice A do triângulo ABC.
Se ABC é um triângulo qualquer, após a construção, são
exemplos de triângulos isósceles os triângulos
Uma loja resolveu fazer uma promoção de um
determinado produto que custava R$ 100,00 em fevereiro,
da seguinte maneira: em março, ela deu um desconto de
10% sobre o preço do produto em fevereiro; em abril, deu
mais 10% de desconto sobre o preço do produto em março.
Tendo obtido uma venda substancial, a loja resolveu
aumentar o preço do produto da seguinte maneira: em
maio, a loja aumentou em 10% o preço de abril e, em
junho, a loja aumentou em mais 10% o preço de maio.
Desta forma, o preço deste produto, no final de junho, era
No ano de 2010 o DataSenado realizou uma
pesquisa intitulada “Condições de vida das pessoas com
deficiência no Brasil". A pesquisa ouviu 1 165 pessoas com
deficiência e uma das questões foi a seguinte: “Para você,
nos últimos anos, o preconceito em relação às pessoas
com deficiência está igual, aumentando ou diminuindo?".
A porcentagem das respostas a esta pergunta é mostrada
na tabela a seguir.
Pelos dados contidos na tabela, o número que mais se
aproxima da quantidade de pessoas que responderam
“diminuindo" é
Com base nas informações verbais e no contexto social da tirinha, infere–se que o cliente
El idioma español en África subsahariana:
aproximación y propuesta
La inexistencia de un imperio colonial español
contemporáneo en África subsahariana durante los siglos
XIX y XX es la causa de la ausencia actual de la lengua
española en ese espacio como seña lingüística, con la
excepción del Estado ecuatoguineano. En consecuencia,
la lengua española es, en ese subcontinente, un idioma
muy poco conocido y promovido. Por otro lado, la
importante presencia colonial portuguesa en África tuvo
como consecuencia el nacimiento de cinco Estados
oficialmente lusófonos. Convendrá, en esos países del
África subsahariana, la promoción del español a partir de
la afinidad con el portugués, lengua consolidada ya en
ese espacio.
DURÁNTEZ PRADOS, F. A. Disponível em: www.realinstitutoelcano.org.
Acesso em: 20 jan. 2012 (adaptado).
No artigo, após um esboço sobre a presença do espanhol
na África subsaariana, propõe–se
Na tira, o recurso utilizado para produzir humor é a
No Brasil de hoje são falados por volta de 200 idiomas. As nações indígenas do país falam cerca de 180 línguas,
e as comunidades de descendentes de imigrantes cerca de 30 línguas. Há uma ampla riqueza de usos, práticas e
variedades no âmbito da própria língua portuguesa falada no Brasil, diferenças estas de caráter diatópico (variações
regionais) e diastrático (variações de classes sociais) pelo menos. Somos, portanto, um país de muitas línguas, tal qual
a maioria dos países do mundo (em 94% dos países são faladas mais de uma língua).
Fomos no passado, ainda muito mais do que hoje, um território plurilíngue. Cerca de 1078 línguas indígenas
eram faladas quando aqui aportaram os portugueses, há 500 anos, segundo estimativas de Rodrigues (1993).
Porém, o Estado português e, depois da independência, o Estado brasileiro, que o sucedeu, tiveram por política impor
o português como a única língua legítima, considerando–a “companheira do Império". A política linguística principal do
Estado sempre foi a de reduzir o número de línguas, num processo de glotocídio (eliminação de línguas) por meio do
deslocamento linguístico, isto é, de sua substituição pela língua portuguesa. Somente na primeira metade do século XX,
segundo Darcy Ribeiro, 67 línguas indígenas desapareceram no Brasil — mais de uma por ano, portanto. Das cerca
de 1 078 línguas indígenas faladas em 1 500, ficamos com aproximadamente 180 em 2000 (um decréscimo de 85%),
e várias destas 180 encontram–se em estado avançado de desaparecimento.
Disponível em: www.cultura.gov. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
As línguas indígenas contribuíram, entre outros aspectos, para a introdução de novas palavras no português do Brasil.
De acordo com o texto apresentado, infere–se que a redução do número de línguas indígenas
Só é meu
O país que trago dentro da alma.
Entro nele sem passaporte
Como em minha casa.
[...]
As ruas me pertencem.
Mas não há casas nas ruas.
As casas foram destruídas desde a minha infância.
Os seus habitantes vagueiam no espaço
À procura de um lar.
[...]
Só é meu
O mundo que trago dentro da alma.
BANDEIRA, M. Um poema de Chagall. In: Estrela da vida inteira: poemas traduzidos.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993 (fragmento).
A arte, em suas diversas manifestações, desperta
sentimentos que atravessam fronteiras culturais.
Relacionando a temática do texto com a imagem,
percebe–se a ligação entre a
As imagens representam, respectivamente, as obras
Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; e Superhomens,
de Rubens Gerchman. São obras representativas de um
movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil
na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de
imagens da vida diária e da cultura de massa, tornandoas
objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada
e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento
da cultura corporal de movimento, as imagens
O internetês na escola
O internetês — expressão grafolinguística criada
na internet pelos adolescentes na última década — foi,
durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para
gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as
abreviações fonéticas (onde “casa" vira ksa; e “aqui"
vira aki) comprometessem o uso da norma culta do
português para além das fronteiras cibernéticas.
Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não
passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só.
Ainda que a maioria dos professores e educadores
se preocupe com ele, a ocorrência do internetês
nas provas escolares, vestibulares e em concursos
públicos é insignificante. Essa forma de expressão
parece ainda estar restrita a seu hábitat natural.
Aliás, aí está a questão: saber separar bem a hora
em que podemos escrever de qq jto, da hora em que
não podemos escrever de “qualquer jeito". Mas, e para
um adolescente que fica várias horas “teclando" que
nem louco nos instant messengers e chats da vida, é
fácil virar a “chavinha" no cérebro do internetês para o
português culto? “Essa dificuldade será proporcional ao
contato que o adolescente tenha com textos na forma
culta, como jornais ou obras literárias. Dependendo
deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão
do internetês" — explica Eduardo de Almeida Navarro,
professor livre–docente de língua tupi e literatura
colonial da USP.
Segundo o texto, a interação virtual favoreceu o
surgimento da modalidade linguística conhecida como
internetês. Quanto à influência do internetês no uso da
forma culta da língua, infere–se que