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O Ministério da Saúde acompanha com preocupação

a difusão da tuberculose no Brasil. Um sistema de

vigilância baseia–se no acompanhamento sistemático das

taxas de incidência dessa doença nos estados. Depois

de credenciar alguns estados a receberem recursos,

em 2006, passou a ser de grande importância definir

prioridades para a alocação de recursos de combate

e prevenção, levando em consideração as taxas de

incidência para os anos de 2000 e 2004, conforme o

quadro seguinte.


Se a prioridade na distribuição de recursos for dada ao

estado que tiver maior aumento absoluto em suas taxas

de incidência, ela será dada para

Uma pesquisa foi realizada com a intenção de

conhecer o que as pessoas sabem sobre o diabetes.

Nela, utilizou–se um questionário com 16 perguntas,

respondidas pelas pessoas na entrada de estações

do metrô de São Paulo. Os gráficos a seguir mostram,

respectivamente, os percentuais de respostas dadas

às seguintes perguntas do questionário: “Você conhece

alguém com diabetes?" e “Caso conheça, indique onde."



O percentual do número de entrevistados que conhecem

pessoas diabéticas na escola é mais aproximado por

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede a

qualidade de vida dos países para além dos indicadores

econômicos. O IDH do Brasil tem crescido ano a ano e

atingiu os seguintes patamares: 0,600 em 1990; 0,665 em

2000; 0,715 em 2010. Quanto mais perto de 1,00, maior é

o desenvolvimento do país. O Globo. Caderno Economia, 3 nov. 2011 (adaptado).

Observando o comportamento do IDH nos períodos

citados, constata–se que, ao longo do período 1990–2010,

o IDH brasileiro

Durante seu treinamento, um atleta percorre metade

de uma pista circular de raio R, conforme figura a

seguir. A sua largada foi dada na posição representada

pela letra L, a chegada está representada pela letra C

e a letra A representa o atleta. O segmento LC é um

diâmetro da circunferência e o centro da circunferência

está representado pela letra F.

Sabemos que, em qualquer posição que o atleta esteja na

pista, os segmentos LA e AC são perpendiculares. Seja θ

o ângulo que o segmento AF faz com segmento FC.


Quantos graus mede o ângulo θ quando o segmento AC

medir R durante a corrida?

O abandono escolar no ensino médio é um dos

principais problemas da educação no Brasil. Reduzir

as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige

persistência e ações continuadas dos organismos

responsáveis pela educação no país.

O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas

percentuais de abandono no ensino médio, para todo

o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe

uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de

forma mais acentuada a evasão escolar são investidos

mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a

uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.


Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para

que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013?

Considere (0,8)3 = 0,51.

Um professor, ao fazer uma atividade de origami

(dobraduras) com seus alunos, pede para que estes

dobrem um pedaço de papel em forma triangular, como

na figura a seguir, de modo que M e N sejam pontos

médios respectivamente de AB e AC, e D, ponto do lado

BC, indica a nova posição do vértice A do triângulo ABC.


Se ABC é um triângulo qualquer, após a construção, são

exemplos de triângulos isósceles os triângulos

Uma loja resolveu fazer uma promoção de um

determinado produto que custava R$ 100,00 em fevereiro,

da seguinte maneira: em março, ela deu um desconto de

10% sobre o preço do produto em fevereiro; em abril, deu

mais 10% de desconto sobre o preço do produto em março.

Tendo obtido uma venda substancial, a loja resolveu

aumentar o preço do produto da seguinte maneira: em

maio, a loja aumentou em 10% o preço de abril e, em

junho, a loja aumentou em mais 10% o preço de maio.

Desta forma, o preço deste produto, no final de junho, era

No ano de 2010 o DataSenado realizou uma

pesquisa intitulada “Condições de vida das pessoas com

deficiência no Brasil". A pesquisa ouviu 1 165 pessoas com

deficiência e uma das questões foi a seguinte: “Para você,

nos últimos anos, o preconceito em relação às pessoas

com deficiência está igual, aumentando ou diminuindo?".

A porcentagem das respostas a esta pergunta é mostrada

na tabela a seguir.


Pelos dados contidos na tabela, o número que mais se

aproxima da quantidade de pessoas que responderam

“diminuindo" é


Com base nas informações verbais e no contexto social da tirinha, infere–se que o cliente

El idioma español en África subsahariana:

aproximación y propuesta

La inexistencia de un imperio colonial español

contemporáneo en África subsahariana durante los siglos

XIX y XX es la causa de la ausencia actual de la lengua

española en ese espacio como seña lingüística, con la

excepción del Estado ecuatoguineano. En consecuencia,

la lengua española es, en ese subcontinente, un idioma

muy poco conocido y promovido. Por otro lado, la

importante presencia colonial portuguesa en África tuvo

como consecuencia el nacimiento de cinco Estados

oficialmente lusófonos. Convendrá, en esos países del

África subsahariana, la promoción del español a partir de

la afinidad con el portugués, lengua consolidada ya en

ese espacio.

DURÁNTEZ PRADOS, F. A. Disponível em: www.realinstitutoelcano.org.

Acesso em: 20 jan. 2012 (adaptado).

No artigo, após um esboço sobre a presença do espanhol

na África subsaariana, propõe–se


Na tira, o recurso utilizado para produzir humor é a

No Brasil de hoje são falados por volta de 200 idiomas. As nações indígenas do país falam cerca de 180 línguas,

e as comunidades de descendentes de imigrantes cerca de 30 línguas. Há uma ampla riqueza de usos, práticas e

variedades no âmbito da própria língua portuguesa falada no Brasil, diferenças estas de caráter diatópico (variações

regionais) e diastrático (variações de classes sociais) pelo menos. Somos, portanto, um país de muitas línguas, tal qual

a maioria dos países do mundo (em 94% dos países são faladas mais de uma língua).

Fomos no passado, ainda muito mais do que hoje, um território plurilíngue. Cerca de 1078 línguas indígenas

eram faladas quando aqui aportaram os portugueses, há 500 anos, segundo estimativas de Rodrigues (1993).

Porém, o Estado português e, depois da independência, o Estado brasileiro, que o sucedeu, tiveram por política impor

o português como a única língua legítima, considerando–a “companheira do Império". A política linguística principal do

Estado sempre foi a de reduzir o número de línguas, num processo de glotocídio (eliminação de línguas) por meio do

deslocamento linguístico, isto é, de sua substituição pela língua portuguesa. Somente na primeira metade do século XX,

segundo Darcy Ribeiro, 67 línguas indígenas desapareceram no Brasil — mais de uma por ano, portanto. Das cerca

de 1 078 línguas indígenas faladas em 1 500, ficamos com aproximadamente 180 em 2000 (um decréscimo de 85%),

e várias destas 180 encontram–se em estado avançado de desaparecimento.

Disponível em: www.cultura.gov. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

As línguas indígenas contribuíram, entre outros aspectos, para a introdução de novas palavras no português do Brasil.

De acordo com o texto apresentado, infere–se que a redução do número de línguas indígenas

Só é meu

O país que trago dentro da alma.

Entro nele sem passaporte

Como em minha casa.

[...]

As ruas me pertencem.

Mas não há casas nas ruas.

As casas foram destruídas desde a minha infância.

Os seus habitantes vagueiam no espaço

À procura de um lar.

[...]

Só é meu

O mundo que trago dentro da alma.

BANDEIRA, M. Um poema de Chagall. In: Estrela da vida inteira: poemas traduzidos.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993 (fragmento).


A arte, em suas diversas manifestações, desperta

sentimentos que atravessam fronteiras culturais.

Relacionando a temática do texto com a imagem,

percebe–se a ligação entre a


As imagens representam, respectivamente, as obras

Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; e Superhomens,

de Rubens Gerchman. São obras representativas de um

movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil

na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de

imagens da vida diária e da cultura de massa, tornandoas

objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada

e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento

da cultura corporal de movimento, as imagens

O internetês na escola

O internetês — expressão grafolinguística criada

na internet pelos adolescentes na última década — foi,

durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para

gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as

abreviações fonéticas (onde “casa" vira ksa; e “aqui"

vira aki) comprometessem o uso da norma culta do

português para além das fronteiras cibernéticas.

Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não

passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só.

Ainda que a maioria dos professores e educadores

se preocupe com ele, a ocorrência do internetês

nas provas escolares, vestibulares e em concursos

públicos é insignificante. Essa forma de expressão

parece ainda estar restrita a seu hábitat natural.

Aliás, aí está a questão: saber separar bem a hora

em que podemos escrever de qq jto, da hora em que

não podemos escrever de “qualquer jeito". Mas, e para

um adolescente que fica várias horas “teclando" que

nem louco nos instant messengers e chats da vida, é

fácil virar a “chavinha" no cérebro do internetês para o

português culto? “Essa dificuldade será proporcional ao

contato que o adolescente tenha com textos na forma

culta, como jornais ou obras literárias. Dependendo

deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão

do internetês" — explica Eduardo de Almeida Navarro,

professor livre–docente de língua tupi e literatura

colonial da USP.

Segundo o texto, a interação virtual favoreceu o

surgimento da modalidade linguística conhecida como

internetês. Quanto à influência do internetês no uso da

forma culta da língua, infere–se que

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