Sair de um modelo de aprendizagem empirista para um modelo construtivista implica a compreensão de que:
As questões de 11 a 15 baseiam-se somente nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.).
Considere a atividade seguinte, a qual consiste em um teste simulado com vistas ao SPAECE, tirado de https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/fique-por-dentro/downloads/category/213-simulados# (acesso em 12/03/2021).

Qual habilidade deve-se desenvolver no aluno para que ele consiga responder corretamente a essa atividade de leitura de um texto escrito?
Neste excerto “Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam. Os gêneros são, portanto, determinados historicamente, constituindo formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura” (BRASIL, 1998: 21), tem-se o conceito de gêneros do discurso, cujo estudo mais relevante atribui-se a:
Entre as estratégias de leitura, existem aquelas que se dão antes de o texto ser lido pelos alunos. Numa atividade de leitura de um conto, por exemplo, qual ação NÃO se coaduna com a fase de pré-leitura?
Em aulas de português cujo conteúdo estudado são as regras de ortografia, algumas inadequações ortográficas são motivadas por aspectos fonético-fonológicos, entre os quais aqueles atinentes ao processo de estruturação silábica. É exemplo desse tipo de inadequação a metátese, cujo exemplo é:
O aluno sabe construir estruturas frasais e oracionais de diferentes níveis de complexidade, sem que tenha consciência do funcionamento formal da língua que fala fluentemente e da qual se vale para comunicar-se, ou seja, ele pode perfeitamente construir um período complexo como este, produzido por Darcy Ribeiro*: “Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler”. Uma das propriedades de uma língua que permite ao seu falante produzir tais estruturas e que se define como a “propriedade das regras gramaticais que se podem reaplicar sucessivamente às estruturas resultantes de sua aplicação anterior, explicando assim o conceito teórico de sentença infinitamente longa, no plano da competência linguística” (HOUAISS, 2009) é a:
O fato de que “a crítica ao ensino de Língua Portuguesa centrado em tópicos de gramática escolar e as alternativas teóricas apresentadas pelos estudos lingüísticos, principalmente no que se refere à consciência dos fenômenos enunciativos e à análise tipológica dos textos, permitiram uma visão muito mais funcional da língua, o que provocou alterações nas práticas escolares, representando, em alguns casos, o abandono do tratamento dos aspectos gramaticais e da reflexão sistemática sobre os aspectos discursivos do funcionamento da linguagem” (BRASIL, 1998, p. 78), já expunha uma mudança progressiva da prática de análise linguística com base em preceitos da:
Preencha as lacunas: Ensinar é uma atividade __________, mediada pelo entendimento __________ entre o professor, os __________ e o __________, tendo, assim, um caráter __________, intencional e __________.
Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?
Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige:
As questões de 11 a 15 baseiam-se somente nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.).
Em referência ao trabalho com a linguagem e ao aluno adolescente, com o qual os professores de Língua Portuguesa trabalham no ensino fundamental II, é incorreto afirmar que:
Com base na análise deste fragmento “A leitura online e hipertextual é um processo dinâmico, o qual demanda expandir-se cada vez mais nas instituições de educação. Em um contexto de mudança social, em que as tecnologias, principalmente as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a cada dia ocupam espaços em todos os setores da sociedade, não há como ignorar a questão de que o não domínio das ferramentas digitais já pode gerar um novo tipo de excluído: o chamado analfabeto digital” (THEISEN, 2010)*, avalie as afirmativas seguintes e aponte aquela cujo teor corresponde à adequação desse tipo de leitura às atividades de compreensão e às estratégias de leitura.
Com relação aos diferentes padrões entre a fala e a escrita, uma “longa tradição escolar acostumou as pessoas a vigiar a escrita e a dar menos atenção à fala, por isso muita gente pensa que fala da mesma forma que escreve” (ILARI; BASSO, 2014, p. 181)*. Que tipo de variação linguística “compreende, antes de mais nada, as profundas diferenças que se observam entre a língua falada e a língua escrita” (op. cit.)?
No ensino do português, os sistemas fonológico e ortográfico, algumas vezes, podem dificultar a absorção de regras da ortografia, o único aspecto da língua portuguesa definido por dispositivo legal (Decreto n. 6.583, de 29/09/2008); por isso, uma das maiores dificuldades a que são expostos os alunos, assim como a maioria dos utentes do português, corresponde:
Caso fosse solicitada a um aluno do quarto ciclo do ensino fundamental a identificação dos elos semânticos nesta citação de Vladimir Nabokov* – “Um pensamento, quando é escrito, é menos opressor, embora, às vezes, se comporte como um tumor maligno: mesmo se extirpado ou arrancado, volta a desenvolver-se, tornando-se pior do que antes”, a qual conclusão ele NÃO poderia chegar?
De acordo com Perini (2005)*, “a grande contribuição que o ensino gramatical encerra reside na possibilidade de ajudar o desenvolvimento das habilidades mencionadas; isto é, o ensino gramatical pode ser um dos meios pelos quais nossos alunos crescerão e se libertarão intelectualmente”; por isso, as práticas docentes no ensino e na aprendizagem de língua portuguesa devem basear-se na perspectiva de que: