Em relação aos aspectos funcionais das fibras musculares do tipo IIB, é correto afirmar que:
Escolares com a mesma idade cronológica e com o mesmo nível de atividade física podem apresentar resultados bem diferentes em testes de aptidão física, devido à maturação. A maturação óssea ocorre de forma diferente em cada segmento do corpo humano. Escolha a alternativa que apresenta a ordem da velocidade de amadurecimento dos segmentos ósseos exemplificados abaixo:
Analise as asserções a seguir e a relação
estabelecida entre elas. No universo mídia e
esporte, as relações esporte-televisão vêm
alterando, progressivamente, a maneira como
percebemos e praticamos o esporte.
A televisão transformou-se em uma parceira para
apoio mútuo, indispensável aos espetáculos
esportivos, o que leva a uma relação de
dependência econômica.
PORQUE
A associação entre mídia e esporte conduziu, por
um lado, ao incremento do profissionalismo do
esporte e ao aprimoramento científico e tecnológico
do treinamento esportivo e, por outro, à busca da
vitória a qualquer preço.
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
Nas orientações contidas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’S), “o ensino médio
compõe o ciclo de aprofundamento da
sistematização do conhecimento. O aluno começa a
compreender que há propriedades comuns e lidar
com a regularidade científica [...] A Educação
Física precisa buscar sua identidade como área de
estudo fundamental para compreensão e
entendimento do ser humano enquanto produtor de
cultura”. (PCN’S, 1999, p.156). Sobre estes
aspectos é possível afirmar que:
I. Confrontando os objetivos do Ensino Médio
com os que têm no cotidiano da Educação
Física nas escolas, deparamo-nos com uma
incongruência. Enquanto as demais áreas de
estudo dedicam-se a aprofundar os
conhecimentos dos alunos através de
metodologias diversificadas, estudos do meio,
exposição de vídeos, apreciação de obras de
diversos autores, leituras de textos, solução de
problemas, discussão de assuntos atuais e
concretos, as aulas do “mais atraente” dos
componentes limita-se aos já conhecidos
fundamentos do esporte e jogo.
II. A influência do esporte no sistema escolar é de
tal magnitude, que temos não o esporte da
escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica
a subordinação da Educação Física aos
códigos/sentido da instituição esportiva: esporte
olímpico, sistema desportivo nacional e
internacional.
III. Os princípios de rendimento atlético/desportivo
determinam relações entre professor e aluno
que passam a ser: professor-treinador e alunoatleta,
o ideal proposto para o Ensino Médio
pelos PCN’S.
IV. A Educação Física no Ensino Médio precisa
romper com a ideia de compreender e entender
o ser humano enquanto produtor de cultura.
As alternativas corretas são:
No caso do uso dos pronomes possessivos, marque a alternativa que apresenta a interpretação adequada da charge.
Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.
De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:
O LibreOffice é um pacote gratuito de aplicações para escritório, que suporta a criação e a edição de textos formatados, planilhas eletrônicas, desenhos vetoriais, gráficos e apresentações multimídia. Considere as alternativas a seguir e marque a opção correta.
Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.
Considerando a relação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal para a compreensão da charge, não é adequado afirmar que:
Assinale a alternativa em que as regras de concordância foram obedecidas.
Em conformidade com o artigo 16 da Lei n.º
9394/1996, compõem o sistema federal de ensino:
I. Universidades federais;
II. Instituições de educação superior criadas e
mantidas pela iniciativa privada;
III. Instituições de educação superior mantidas
pelo Poder Público municipal;
IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia;
V. Escolas de ensino fundamental e médio
vinculadas às universidades (colégios de
aplicação);
VI. Instituições de educação especial mantidas
pela União;
VII. Escolas estaduais de ensino médio;
VIII. As instituições de ensino fundamental e médio
criadas e mantidas pela iniciativa privada.
Marque a alternativa que contempla todas as
instituições do sistema federal de ensino
anteriormente mencionadas, e não relacione
instituição dos sistemas de ensino estadual ou
municipal.
Todas as informações acadêmicas e administrativas que trafegam nas redes de computadores das instituições de ensino devem ser protegidas de ataques, invasões ou alterações não autorizadas ou não autenticadas. As sentenças a seguir definem ações relacionadas à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade, exceto.
Os escolares apresentam duas fases de crescimento, sendo a primeira na infância e a segunda na adolescência. A velocidade em que ocorre o crescimento difere de escolar para escolar. O crescimento é o aumento de todo o corpo, mas também pode ser definido como: