Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) estabelece que o currículo do ensino fundamental e médio deve incluir:

Quanto à certificação conferida pela educação profissional e tecnológica, é correto afirmar que:

Considerando-se as disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior é possível afirmar que os Institutos Federais são equiparados:

Quando um aluno comete ato indisciplinar passível de advertência ou qualquer outra sanção por parte da escola, essa situação:

Sobre a parte diversificada dos currículos do ensino médio é correto afirmar que:

Para o Professor Demerval Saviani o Brasil está prestes a transpor o limiar do século XXI sem ter conseguido realizar, no campo educacional, o que a sociedade moderna se pôs como tarefa dos séculos XIX e XX, que é a:

Maria Zuleide da Costa Pereira afirma que só acredita na avaliação da aprendizagem de cunho qualitativo e formativo, devendo ser: naturalista, mediadora, dialética, emancipadora, como ato amoroso e diagnóstica, dialógica, construtivista. Os termos utilizados pela autora para caracterizar um processo de avaliação ideal têm como representantes, respectivamente:

Observe o seguinte trecho, extraído do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP: "mediação... é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento; a mediação é um processo essencial para tornar possíveis atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo." Considerando-se esse texto, é possível afirmar que um dos teóricos que fundamentam a proposta pedagógica da Instituição é:

Assinale a alternativa que apresenta uma determinação decorrente da alteração dada pela Lei nº 11.274/2006 à atual Lei nº 9.394/96, e que diz respeito aos tempos e idades escolares na educação básica.

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a Lei nº 9.394/96, regras comuns aos níveis de ensino fundamental e médio.

Assinale a alternativa que apresenta uma disposição atual sobre a educação profissional técnica de nível médio, incluída pela Lei nº 11.741/2008.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante no projeto de lei encaminhado pelo Ministério da Educação para criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o decênio 2011/2020.

Sobre a inclusão curricular da Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar:

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a formação de professores, conforme prevê a Lei nº 9.394/96.

Sobre currículo, assim expõe a professora Alice Casimiro Ramos, em seu texto “Pluralismo Cultural em Políticas de Currículo Nacional":

“Reconhecidamente, a distribuição de conhecimento na escola não é igualitária: meninos e meninas, crianças negras e brancas, pobres, de classe média ou ricas, ainda que estudem em uma mesma sala de aula, com os mesmos professores, não recebem o mesmo conhecimento, não se formam com os mesmos valores, as mesmas crenças e as mesmas habilidades. Assim permanece como questão a ser resolvida a organização de propostas curriculares que efetivamente trabalhem com o pluralismo cultural em um contexto de conflitos, e que possam favorecer relações sociais mais democráticas na escola, no contexto cultural mundializado e em sociedades marcadamente excludentes."

A autora se refere a uma tendência curricular denominada:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282