Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...

Podemos afirmar que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Baseado nesta afirmativa, assinale a alternativa correta:

Carregando...

Na oração: “do alto da duna eu contemplava o trecho mais delgado da restinga", tendo em vista a norma culta, pode-se afirmar que:

Carregando...

Qual a função de a e as neste trecho?

I. Como função sintática, são adjuntos adnominais.

II. Como função morfológica, são artigos.

III. Como função sintática, são adjuntos adverbiais.

IV. Como função morfológica, são preposições.

Carregando...

O processo inflamatório é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Sobre esta temática, identifique a(s) afirmação(ões) correta(s):

 

I. Os sintomas da inflamação mais comuns são calor, vermelhidão ou rubor; inchaço ou edema, dor; sinais também chamados de ordinais.

II. Antiinflamatórios não-esteroidais, conhecidos como AINEs, atuam principalmente inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) que catalisam o primeiro estágio da biossíntese de prostaglandinas.

III. Os analgésicos, antipiréticos (AA) e os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) cuja indicação inclui o uso em pediatria, segundo o Formulário Terapêutico Nacional, a Anvisa e a FDA, são: ácido acetilsalicílico, paracetamol, sertralina e dipirona.

IV. Os eicosanóides, um dos mais importantes mediadores do processo inflamatório, são formados a partir do ácido araquidônico (AA), liberado dos fosfolipídios de membranas celulares pela ação da enzima fosfolipase A2 (PLA2).

 

A sequência correta é:

Carregando...

Sobre interações medicamentosas é correto afirmar:

 

I. A potencialização do efeito sedativo dos hipnóticos e anti-histamínicos pelo uso do etanol é uma interação de efeito, pois ocorrem quando dois ou mais fármacos em uso concomitante têm ações farmacológicas similares ou opostas, atuando em sítios e por mecanismos diferentes.

II. Nas interações farmacocinéticas os fármacos competem pelo mesmo sítio de ação, deslocando o outro fármaco, que pode ter sua concentração plasmática aumentada.

III. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxicidade de um fármaco, como por exemplo, o uso de hipnóticos em pacientes que passaram a usar um antiinflamatório não-esteróide (AINE) sem reduzir a dose do hipnótico.

IV. Como exemplos de interações físico-químicas podemos citar os antibióticos beta-lactâmicos inativados pelo pH básico de soros glicosados.

 

A sequência correta é:

Carregando...

A Portaria MS/GM 95 de 26/01/2001 estabelece:

Carregando...

Neste texto, pode-se afirmar que:

I. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto direto.

II. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é pronome oblíquo átono.

III. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos reflexivos; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto indireto.

Carregando...

Quanto ao direito das crianças com deficiência:

Carregando...

O sistema nervoso Autônomo, apesar de sua denominação, não é independente do restante do sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo é interligado ao hipotálamo e à formação reticular, responsáveis por coordenar respostas comportamentais e viscerais para garantir a homeostasia do organismo. Sobre as drogas que atuam no sistema nervoso autônomo: I. Os fármacos colinomiméticos, também chamados de parassimpatolítico, atuam como antagonistas muscarínicos, depressores ganglionares e inibidores da colinesterase. II. A neostigmina é um colinomimético de ação indireta, que inibe reversivelmente a enzima acetilcolinesterase, se ligando ao sítio da enzima impedindo a quebra da acetilcolina e consequente aumento da concentração da mesma. III. Os principais fármacos colinomiméticos de ação direta agem sobre um receptor colinérgico e alguns dos seus representantes são o carbacol, a pilocarpina e a Nicotina. IV. A atropina é fármaco parassimpatolítico inibe as secreções nasais, orais, faríngeas e brônquicas e, dessa forma, resseca as mucosas das vias aéreas. Essa ação é especialmente pronunciada se as secreções forem excessivas e constitui-se na base para a utilização da atropina como medicamento pré-anestésico. A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...

A Hipertensão Arterial Sistêmica apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações responsáveis por alta frequência de internações hospitalares. As particularidades destes medicamentos são de vital importância para a escolha do prescritor:

I. Em resposta ao aumento do volume sanguíneo efetivo, a renina é liberada pela mácula densa do aparelho justaglomerular, no qual o sistema renina-angiotensina representa um alvo importante no tratamento da hipotensão arterial humana.

II. A classe de antihipertensivos chamada de Antagonistas dos Receptores da Angiotensina II (ARA II) agem como agonistas total e específico nos receptores AT1 da angiotensina II, com atuação no subtipo AT2.

III. O bloqueio dos receptores AT1 por agonismo promove a contração da musculatura lisa vascular causada pela angiotensina II assim como previne e revertem todos os seus demais efeitos conhecidos.

IV. A classe dos inibidores Enzima Conversora de Angiotensina (IECA), assim como, os Antagonistas dos Receptores da Angiotensina (ARA II) vão agir farmacodinamicamente impedindo a ação da Angiotensina II, alterando a enzima responsável pelo bloqueio da Angiotensina I a Angiotensina II (Cininase II).

A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...

São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

Carregando...

Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

Carregando...

Texto 1 e texto 2 são, respectivamente, de acordo com sua tipologia textual:

Carregando...


No trecho em questão, o narrador considera:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282