Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q748735

O processo inflamatório é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Sobre esta temática, identifique a(s) afirmação(ões) correta(s): I. Os sintomas da inflamação mais comuns são calor, vermelhidão ou rubor; inchaço ou edema, dor; sinais também chamados de ordinais. II. Antiinflamatórios não-esteroidais, conhecidos como AINEs, atuam principalmente inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) que catalisam o primeiro estágio da biossíntese de prostaglandinas. III. Os analgésicos, antipiréticos (AA) e os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) cuja indicação inclui o uso em pediatria, segundo o Formulário Terapêutico Nacional, a Anvisa e a FDA, são: ácido acetilsalicílico, paracetamol, sertralina e dipirona. IV. Os eicosanóides, um dos mais importantes mediadores do processo inflamatório, são formados a partir do ácido araquidônico (AA), liberado dos fosfolipídios de membranas celulares pela ação da enzima fosfolipase A2 (PLA2). A sequência correta é:

Carregando...
Q748742

Sobre interações medicamentosas é correto afirmar: I. A potencialização do efeito sedativo dos hipnóticos e anti-histamínicos pelo uso do etanol é uma interação de efeito, pois ocorrem quando dois ou mais fármacos em uso concomitante têm ações farmacológicas similares ou opostas, atuando em sítios e por mecanismos diferentes. II. Nas interações farmacocinéticas os fármacos competem pelo mesmo sítio de ação, deslocando o outro fármaco, que pode ter sua concentração plasmática aumentada. III. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxicidade de um fármaco, como por exemplo, o uso de hipnóticos em pacientes que passaram a usar um antiinflamatório não-esteróide (AINE) sem reduzir a dose do hipnótico. IV. Como exemplos de interações físico-químicas podemos citar os antibióticos beta-lactâmicos inativados pelo pH básico de soros glicosados. A sequência correta é:

Carregando...
Q748615

Podemos afirmar que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Baseado nesta afirmativa, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q748610

Na oração: “do alto da duna eu contemplava o trecho mais delgado da restinga", tendo em vista a norma culta, pode-se afirmar que:

Carregando...
Q748608

Qual a função de a e as neste trecho?

I. Como função sintática, são adjuntos adnominais.

II. Como função morfológica, são artigos.

III. Como função sintática, são adjuntos adverbiais.

IV. Como função morfológica, são preposições.

Carregando...
Q748622

Assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q748739

A Hipertensão Arterial Sistêmica apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações responsáveis por alta frequência de internações hospitalares. As particularidades destes medicamentos são de vital importância para a escolha do prescritor:

I. Em resposta ao aumento do volume sanguíneo efetivo, a renina é liberada pela mácula densa do aparelho justaglomerular, no qual o sistema renina-angiotensina representa um alvo importante no tratamento da hipotensão arterial humana.

II. A classe de antihipertensivos chamada de Antagonistas dos Receptores da Angiotensina II (ARA II) agem como agonistas total e específico nos receptores AT1 da angiotensina II, com atuação no subtipo AT2.

III. O bloqueio dos receptores AT1 por agonismo promove a contração da musculatura lisa vascular causada pela angiotensina II assim como previne e revertem todos os seus demais efeitos conhecidos.

IV. A classe dos inibidores Enzima Conversora de Angiotensina (IECA), assim como, os Antagonistas dos Receptores da Angiotensina (ARA II) vão agir farmacodinamicamente impedindo a ação da Angiotensina II, alterando a enzima responsável pelo bloqueio da Angiotensina I a Angiotensina II (Cininase II).

A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q748619

A Portaria MS/GM 95 de 26/01/2001 estabelece:

Carregando...
Q748614

Neste texto, pode-se afirmar que:

I. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto direto.

II. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é pronome oblíquo átono.

III. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos reflexivos; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto indireto.

Carregando...
Q748621

Quanto ao direito das crianças com deficiência:

Carregando...
Q748607

Após ler os dois trechos acima, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q748734

O sistema nervoso Autônomo, apesar de sua denominação, não é independente do restante do sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo é interligado ao hipotálamo e à formação reticular, responsáveis por coordenar respostas comportamentais e viscerais para garantir a homeostasia do organismo. Sobre as drogas que atuam no sistema nervoso autônomo: I. Os fármacos colinomiméticos, também chamados de parassimpatolítico, atuam como antagonistas muscarínicos, depressores ganglionares e inibidores da colinesterase. II. A neostigmina é um colinomimético de ação indireta, que inibe reversivelmente a enzima acetilcolinesterase, se ligando ao sítio da enzima impedindo a quebra da acetilcolina e consequente aumento da concentração da mesma. III. Os principais fármacos colinomiméticos de ação direta agem sobre um receptor colinérgico e alguns dos seus representantes são o carbacol, a pilocarpina e a Nicotina. IV. A atropina é fármaco parassimpatolítico inibe as secreções nasais, orais, faríngeas e brônquicas e, dessa forma, resseca as mucosas das vias aéreas. Essa ação é especialmente pronunciada se as secreções forem excessivas e constitui-se na base para a utilização da atropina como medicamento pré-anestésico. A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q748740

Com relação à Farmacocinética e à Farmacodinâmica dos fármacos: I. Um fármaco cuja concentração tecidual é mais elevada que a plasmática possui como característica farmacocinética o baixo volume de distribuição. II. Dentre as diversas formas farmacêuticas, a de maior absorção dos fármacos por ela veiculados são os comprimidos revestidos. III. A farmacocinética é definida como um estudo quantitativo dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de fármacos no organismo. IV. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho. A sequência correta que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q748733

A depressão é caracterizada como uma síndrome que pode envolver vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de uma menor liberação das monoaminas endógenas nas sinapses de neurônios cerebrais. O advento de medicamentos antidepressivos tornou a depressão passível de tratamento. Nas últimas décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito. Sobre o mecanismo de ação dos antidepressivos, seus efeitos tróficos e sua neuroplasticidade é correto afirmar:

I. Proteínas transportadoras de serotonina e noradrenalina, bem como as enzimas monoaminoxidases (MAO), são importantes mecanismos pelos quais as drogas antidepressivas atuam no sentido de aumentar os níveis destes, através do bloqueio dos seus transportadores e inibição da ação enzimática que degrada os mesmos.

II. Os antidepressivos tricíclicos bloqueiam receptores muscarínicos (colinérgicos), histaminérgicos de tipo 1, a2 e β - adrenérgicos, serotonérgicos diversos e mais raramente dopaminérgicos.

III. Os fármacos mais utilizados como Inibidores Seletivos de receptação de Serotonina são: citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina e sertralina.

IV. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina são rapidamente absorvidos, sofrem menos efeito do metabolismo de primeira passagem e ligam-se fortemente às proteínas plasmáticas, todos deslocam outras drogas da ligação protéica, aumentando seu nível plasmático.

A sequência correta é:

Carregando...
Q748738

Diuréticos, especialmente tiazídicos e correlatos, têm sido utilizados no tratamento da hipertensão arterial há mais de 40 anos e permanecem como uma das cinco classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha. Sobre os diuréticos é correto afirmar:

I. A indicação clínica primária dos fármacos diuréticos é de aumentar a excreção renal do Íon Na+ e a secundária é de regular a excreção da água e dos íons K+, H+ e CL-.

II. As principais classes farmacológicas dos fármacosdiuréticos são os tiazídicos, diuréticos de alça e poupadores de potássio.

III. Os diuréticos Tiazídicos poderão ser associados a tratamentos do edema consequente a doenças hepáticas (cirrose), doenças renais, e a terapia a base de corticosteroides.

IV. Os diuréticos poupadores de potássio são os representantes mais potentes dessa classe farmacológica por sua vantagem de conservar o íon potássio e por sua absorção rápida e eficiente pelo TGI (Trato Gastrointestinal), sendo o mais utilizado a acetazolamida.

A sequência correta é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282