Tendo como tema os cenários possíveis para contêineres no Windows Server, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Isolamento de namespace significa que cada contêiner só tem acesso aos recursos queestão disponíveis para ele. Todos os arquivos, portas, e processos em execução parecem ser exclusivos do contêiner, mesmo eles sendo compartilhados com o host e com outros contêineres.
( ) Assim como as máquinas virtuais fornecem “o que parecem ser” computadores separados, os contêineres fornecem “o que parecem ser”instâncias separadas do sistema operacional, cada uma com sua própria memória e sistema de arquivos, e executando uma cópia nova e limpa do sistema.
( ) Ao contrário das máquinas virtuais, no entanto, que executam cópias separadas do sistema operacional, os contêineres compartilham o sistema operacional do sistema host. Não há necessidade de instalar uma instância separada do sistema operacional para cada contêiner.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Num processo de normalização de dados, as regras são chamadas de formas normais e têm como objetivo impedir redundâncias na
organização das tabelas e evitar resultados indevidos na atualização de uma tabela. Sobre este tema atribua analise as afirmativas abaixo
e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A primeira Forma Normal é a mais simples e abrangente exigindo apenas que todos os atributos tenham domínios atômicos, ou seja, valores indivisíveis, e nos remete a entender que em cada tupla deve haver apenas um valor para cada atributo.
( ) A primeira regra para que uma tabela atenda à 2FN é que atenda também à 1FN. Na sequência verifica-se se a tabela possui chave primária composta, pois a forma normal somente se aplica a tabelas que a possuam. Se isso não ocorrer, devemos desprezá-la e continuar o processo.
( ) A 3FN tem que atender a 1FN e 2FN, e exige que cada atributo pertencente à chave primária dependa diretamente da chave primária e que os atributos sejam exclusivamente independentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No Linux existem diferentes opções de ambientes de desktop que podem ser utilizadas em conjunto com o X. Alguns dos ambientes de
desktop mais populares estão descritos a seguir; exceto uma. Assinale alternativa incorreta.
Os Requisitos de credenciais para executar o Adprep.exe e instalar os Serviços de Domínio Active Directory num ambiente Microsoft Windows Server são:
( ) Na instalação de uma nova floresta, você precisa estar conectado como Administrador local do computador.
( ) Na instalação de um novo domínio filho ou uma nova árvore de domínio, você deve estar conectado como membro do grupo Administradores Corporativos.
( ) Na instalação de um controlador de domínio adicional em um domínio existente, você precisa ser um membro do grupo usuário do Domínio
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A tecnologia empregada em sistemas de banco de dados emprega algumas denominações que nos ajudam a explicar o funcionamento de um sistema que utiliza banco de dados. Com base neste tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Para a conceituação de entidade, entende-se como coisa ou objeto do mundo real que pode ser separada, ou seja, distinguível de outro objeto.
( ) É possível colocar qualidades nas entidades, e estas formalmente são denominadas como atributos.
( ) Existem alguns tipos de atributos, são eles: Atributo simples, Atributo composto e o Atributo multivalorado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A virtualização é uma tecnologia que possibilita que uma infraestrutura ou recursos lógicos múltiplos funcionem em uma única infraestrutura física. Assim, é possível virtualizar:
I.Memória II.Processador III.Armazenamento IV.Rede V.Sistema operacional
Assinale a alternativa que contemple as opções possíveis.
Complete com a alternativa correta a lacuna do texto que segue. Numa análise de tempo de um projeto num sistema em rede, o menor tempo necessário para concluir todas as atividades do projeto que compõem a rede é chamado de: _____.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente.
No Oracle Database o tipo de dados conhecido por armazenar um número de ponto flutuante de 64 bits e precisão dupla tem a notação ______.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente.
Texto II
O IBC
O Instituto Benjamin Constant é uma instituição
federal da administração direta, ligada diretamente
ao gabinete do ministro da Educação e
especializada na educação e atendimento de
pessoas cegas e com baixa visão.
O público atendido pelo IBC é formado por
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos
atendidos pela educação precoce, passando por
todas as etapas da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio
profissionalizante). Desde 2019 a instituição
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso
stricto sensu na área da América Latina.
Além da educação formal, o IBC também
promove a reinserção social das pessoas que
perderam ou estão em processo irreversível de
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição
de pessoas com deficiência visual na sociedade em
geral e no mundo do trabalho em particular.
[...]
Como centro de referência nesta área, a
instituição também atua na formação especializada
na educação de pessoas com deficiência visual e
assessora instituições públicas e privadas no
atendimento às necessidades desse público.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um
centro de pesquisas médicas no campo da
oftalmologia, possuindo um dos programas de
residência médica mais respeitados do País.
Através desse programa, presta serviços de
atendimento médico à população, realizando
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em
11/01/2024)
Em “no atendimento às necessidades desse público” (4º§), considerando-se as relações de subordinação, conclui-se que o termo destacado exerce a função sintática de:
Texto II
O IBC
O Instituto Benjamin Constant é uma instituição
federal da administração direta, ligada diretamente
ao gabinete do ministro da Educação e
especializada na educação e atendimento de
pessoas cegas e com baixa visão.
O público atendido pelo IBC é formado por
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos
atendidos pela educação precoce, passando por
todas as etapas da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio
profissionalizante). Desde 2019 a instituição
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso
stricto sensu na área da América Latina.
Além da educação formal, o IBC também
promove a reinserção social das pessoas que
perderam ou estão em processo irreversível de
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição
de pessoas com deficiência visual na sociedade em
geral e no mundo do trabalho em particular.
[...]
Como centro de referência nesta área, a
instituição também atua na formação especializada
na educação de pessoas com deficiência visual e
assessora instituições públicas e privadas no
atendimento às necessidades desse público.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um
centro de pesquisas médicas no campo da
oftalmologia, possuindo um dos programas de
residência médica mais respeitados do País.
Através desse programa, presta serviços de
atendimento médico à população, realizando
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em
11/01/2024)
Embora aproximem-se quanto à temática, os dois textos possuem diferenças estruturais. Quanto à tipologia, o segundo pode ser classificado como:
Considere o seguinte fragmento para responder às questões 3 e 4 seguintes.
“Com o mesmo desembaraço me apontou a cadeira, abriu a cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela mesma.”
A sequência de verbos flexionados no pretérito perfeito contribui para o caráter narrativo do texto e indica ações que:
Um triângulo retângulo tem um cateto de 6 cm e a hipotenusa de 10 cm. Assinale a alternativa que apresenta o comprimento do outro cateto.
Em uma escola, há quatro turmas de primeiro ano: A, B, C e D. Cada turma tem 25 alunos. Sabe-se que:
10 alunos da turma A praticam futebol.
8 alunos da turma B praticam vôlei.
12 alunos da turma C praticam basquete.
15 alunos da turma D praticam natação.
Nenhum aluno pratica mais de um esporte.
Assinale alternativa que apresenta a quantidade de alunos do primeiro ano que não praticam nenhum esporte.
Texto I
Mirtes Aparecida da Luz
Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir
a porta, no mesmo instante em que eu dava as
primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela,
que cheguei a duvidar de que a moça não
enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo
desembaraço me apontou a cadeira, abriu a
cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me
passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela
mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela
qual ela gosta de ser chamada) não estava me
enxergando do mesmo modo como eu a via,
quando pediu licença para tocar o meu rosto e
segurar as minhas mãos, para saber realmente
com quem estava falando. E, depois de suaves
toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha
boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos,
concluiu que eu estava tensa. Não era ainda,
portanto, a hora de começar a trocar nossas
histórias. Aceitei as considerações dela. Era
verdade, eu estava muito tensa. A condição de
minha interlocutora me colocava em questão.
Como contemplar os olhos dela encobertos por
óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda
mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho
no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido
sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da
depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de
virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que
a narradora não me contemplava, eu podia
acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando
ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar
estava dirigido para a foto da filha. Como
acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para
onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as
minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento,
horas depois de me mostrar toda a casa, de me
chamar para um passeio pelas redondezas, de
fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos,
do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da
Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela,
deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e
me perguntou se eu me incomodava de
conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me
distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas
mãos caminharam para o meu rosto, procurando
suavemente os meus olhos. E, com gestos mais
delicados ainda, seus dedos tocaram minhas
pálpebras, em movimentos de cima para baixo.
Levei um breve instante para entender as intenções
de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos.
Fechei. [...]
(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de
Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)
O emprego do pronome oblíquo átono em “Da Luz me conduziu ao seu quarto” revela:
Texto I
Mirtes Aparecida da Luz
Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir
a porta, no mesmo instante em que eu dava as
primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela,
que cheguei a duvidar de que a moça não
enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo
desembaraço me apontou a cadeira, abriu a
cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me
passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela
mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela
qual ela gosta de ser chamada) não estava me
enxergando do mesmo modo como eu a via,
quando pediu licença para tocar o meu rosto e
segurar as minhas mãos, para saber realmente
com quem estava falando. E, depois de suaves
toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha
boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos,
concluiu que eu estava tensa. Não era ainda,
portanto, a hora de começar a trocar nossas
histórias. Aceitei as considerações dela. Era
verdade, eu estava muito tensa. A condição de
minha interlocutora me colocava em questão.
Como contemplar os olhos dela encobertos por
óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda
mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho
no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido
sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da
depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de
virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que
a narradora não me contemplava, eu podia
acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando
ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar
estava dirigido para a foto da filha. Como
acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para
onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as
minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento,
horas depois de me mostrar toda a casa, de me
chamar para um passeio pelas redondezas, de
fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos,
do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da
Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela,
deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e
me perguntou se eu me incomodava de
conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me
distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas
mãos caminharam para o meu rosto, procurando
suavemente os meus olhos. E, com gestos mais
delicados ainda, seus dedos tocaram minhas
pálpebras, em movimentos de cima para baixo.
Levei um breve instante para entender as intenções
de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos.
Fechei. [...]
(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de
Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)
O primeiro período do texto é composto por várias orações. Na passagem “que cheguei a duvidar”, o vocábulo destacado cumpre papel coesivo apresentando valor semântico de: