Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 78 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Hora de investir


Ultimamente, a maioria dos bancos e corretoras têm disponibilizado uma gama de investimentos aos seus clientes. As letras de crédito imobiliário e do agronegócio conquistaram uma fatia considerável do mercado de investidores. Talvez, você não reconheça os nomes, mas com toda a certeza, já ouviu as siglas: LCI e LCA.


Além da possibilidade de diversificar as suas carteiras de investimentos, as letras de crédito oferecem um grande diferencial dentre as outras aplicações, um benefício fiscal importante, a isenção de Imposto de Renda.


Tanto a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) quanto a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa, elas costumam assegurar retornos superiores aos da poupança. Ambas são muito semelhantes aos CDBs emitidos pelos bancos, importa lembrar que quem compra esses papéis “empresta” dinheiro para uma instituição financeira.


Ao contratar letras de crédito imobiliário, você empresta recursos ao setor imobiliário, já ao aplicar em letras de crédito do agronegócio, você disponibiliza recursos para produtores rurais e/ou cooperativas.


Importa ressaltar que, embora as letras de crédito rendam mais que a poupança, existe um prazo de carência, ou seja, você não poderá movimentar nem quantia aplicada e nem o rendimento. Portanto, antes de investir verifique o prazo de contratação e rendimentos, caso seja necessário, contrate uma consultoria especializada.


(Texto baseado de: https://www.infomoney.com.br/guias/lci-lca/ acesso em 08/dez/2022. Texto desenvolvido especificamente para este concurso).

Atente as palavras destacadas e sublinhadas no excerto a seguir: “(...) ELAS costumam assegurar retornos superiores aos da poupança. AMBAS são muito semelhantes aos CDBs (...)”. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre as palavras destacadas com referência às suas classes gramaticais.

O monitoramento dos poluentes presentes na atmosfera é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de programas de controle de qualidade do ar. Considerando uma rede de monitoramento atmosférico, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A monitoração da qualidade do ar mede e quantifica as concentrações de poluentes presentes no ar ambiente.

( ) A “emissões fugitivas” ou “dispersas” são aqueles emitidas por dutos ou chaminés, essas são monitoradas em pontos fixos.

( ) Não existem níveis de referência para a classificação, da atmosfera de uma região como poluída ou não, já que estes padrões variam em função da população presente no local e das atividades realizadas na região.

( ) O padrão de emissão pode ser expresso em concentração (mg/L), em taxa de emissão (kg/h) ou em função de um parâmetro da fonte (exemplo: kg/t incinerada).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Considere a afirmação a seguir e os cinco itens
listados na sequência.
Se os valores lógicos de duas proposições
simples são falsos, então o valor lógico do(a)
________ entre elas é verdade.


I. Disjunção.
II. Conjunção.
III. Condicional.
IV. Bicondicional.
V. Disjunção exclusiva.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas que preencham corretamente a lacuna.

Os agentes públicos se dividem em agentes
políticos, servidores públicos e particulares em
colaboração com o Estado. Assinale a
alternativa que apresenta um agente político

Sobre o fogo e os princípios da combustão,
assinale a alternativa incorreta.

Sobre os padrões de qualidade do ar, assinale a
alternativa incorreta.

Sobre os fatores ecológicos, assinale a
alternativa incorreta.

Sobre as categorias de unidade de
conservação, assinale a alternativa incorreta.

Sobre a destinação de resíduos sólidos, assinale a alternativa incorreta.

Sobre a licença ambiental prévia, assinale alternativa correta.

Sobre bacias hidrográficas, assinale alternativa incorreta.

Sobre os incêndios florestais, assinale a
alternativa incorreta.

Sobre as sanções penais e administrativas
derivadas de condutas e atividades lesivas ao
meio ambiente, assinale a alternativa correta.

Sobre as Organizações Civis de Recursos
Hídricos, analise as afirmativas abaixo.

I. As Agências das Águas são organizações civis
que fiscalizam os corpos de água,
principalmente as nascentes.


II. As associações regionais, locais ou setoriais de
usuários de recursos hídricos são consideradas
Organizações Civis de Recursos Hídricos.


III. Organizações não-governamentais com
objetivos de defesa de interesses difusos e
coletivos da sociedade se enquadram como
Organizações Civis de Recursos Hídricos.


IV. Qualquer organização que vise integrar o
Sistema Nacional de Recursos Hídricos deve
ser legalmente constituída.

 

 


Assinale a alternativa correta.

Leia atentamente as estruturas adjacentes ao texto. Classifique sintaticamente os termos em destaque em cada oração.

I. Ainda EXISTEM INVESTIDORES desinformados em nosso país.

II. Ainda INVESTIDORES desinformados em nosso país.

Assinale a alternativa que os apresenta corretamente.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282