A Lei 9.985/90 regulamenta o Art. 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, e institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza SNUC. De acordo com o Art. 4º, assinale qual dos itens abaixo não está elencado nos objetivos do SNUC.
Conforme Instrução Normativa nº 15/2010 IBAMA/MMA, Art. 19, em seu inciso I, o anexo I-A corresponde às espécies de passeriformes que poderão ser mantidas, reproduzidas e transacionadas pelas Categorias de Criador Amador e Comercial de Passeriformes, podendo inclusive ser comercializadas pelos Criadores Comerciais de Passeriformes, mediante emissão de Nota Fiscal. Assinale a espécie que não consta no referido anexo:
A Resolução CONAMA 12/94 em seu Art. 1º, aprova o Glossário de Termos Técnicos, elaborado pela Câmara Técnica Temporária para Assuntos de Mata Atlântica. Com base nesse glossário, assinale a alternativa correta:
Cada atividade apresenta uma configuração básica de poluentes gerados. Logo, podemos concluir que os impactos ambientais também se assemelham nessas atividades. O reconhecimento desses impactos pode ser de grande utilidade em perícias ambientais, pois pode poupar tempo e esforços na avaliação dos impactos ambientais em algumas atividades.
Contaminação das águas superficiais ou subterrâneas pelos efluentes hídricos gerados;
Contaminação do solo e/ou das águas (superficiais ou subterrâneas) pela disposição inadequada de resíduos sólidos;
Emissão de poluentes atmosféricos resultantes de caldeira à lenha, carvão ou óleo combustível;
Emissão de fortes odores.
São impactos ambientais gerados por:
Entre o primeiro e o terceiro períodos do texto I, há uma relação semântica que poderia ser explicitada por um dos conectivos abaixo. Assinale- o:
Assinale a opção que apresenta a reescritura de um verso do texto V que provocaria alteração de sentido.
Os textos IV e V abordam a questão do silêncio. Assinale a opção que apresenta uma análise incorreta sobre o tratamento dispensado a esse tema.
Ao fazer referência ao silêncio no texto IV, o autor confere ao tema um sentido expressivo em virtude, especialmente, do uso recorrente de uma figura de linguagem conhecida como:
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, o sujeito da forma verbal em destaque no fragmento abaixo, retirado do texto II:
(...) chorar é golpe baixo. (1º parágrafo)
A Lei nº 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, em seu art. 3º, inciso I, definiu, para os fins nela previstos, que meio ambiente é:
A técnica de PCR (reação em cadeia de polimerase) em tempo real revolucionou o processo de quantificação de fragmentos de DNA. Ela realiza a quantificação desses ácidos nucleicos de maneira precisa e com maior reprodutividade. Assinale o fator que permite essa quantificação:
A análise de microssatélites do DNA, conhecidos como STRs (short tandem repeats ou repetições curtas consecutivas) vem sendo amplamente utilizada. Os marcadores STRs do cromossomo X são capazes de complementar, eficientemente, a análise de STRs autossômicos. Assinale o caso em que a análise dos marcadores do cromossomo X não fornece nenhuma vantagem específica:
Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico pode ser utilizado como fonte de DNA, uma vez que são formados por células. Nas células, o DNA de interesse forense encontra-se tanto no núcleo como nas mitocôndrias. Os tipos de amostras mais comuns são:
I. sangue, sêmen e cabelo.
II. saliva, pele e unha.
III. urina, suor e fezes.
IV. ossos, fígado e músculo.
V. líquidos amnióticos e vilosidade coriônica.
São verdadeiros os seguintes itens:
Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). Eles apresentam grande variedade de modos de vida. Obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos e retirando substâncias dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando- os; ou estabelecendo associações mutualísticas com outros organismos. Dentre as características abaixo citadas, assinale a que não se aplica aos fungos: