Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O desenvolvimento humano pode ser compreendido como um processo contínuo de mudanças ao longo do tempo que se inicia na concepção e cessa somente com a morte. O desenvolvimento motor, portanto pode ser visto como uma mudança progressiva do comportamento motor através do ciclo da vida. De acordo com Gallahue e Ozmun (2005) assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica crescente das fases do desenvolvimento motor.

A Dança é uma expressão representativa de diferentes aspectos da vida do ser humano, podendo ser considerada como linguagem social, a qual permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, dos costumes, de hábitos, da saúde, do lazer, do trabalho. Em relação às possibilidades expressivas da dança esta se constitui em códigos simbólicos, por meio dos quais a vivência individual do ser humano, em interação com valores e conceitos do ambiente sociocultural, produz a possibilidade de comunicação por gestos e posturas (PCN/EF, 1998; LABAN, 1990). No que diz respeito ao ensino da dança, são estruturas do movimento expressivo:

Analise as asserções abaixo relativas à reposta do organismo humano ao exercício físico e responda. I.Dentre as diversas manifestações do organismo ao exercício físico dentre as quais o profissional de Educação Física pode basear-se na elaboração de programas voltados a prescrição de atividade física está o limiar anaeróbio. Porque II.O limiar anaeróbio se constitui no ponto em que as demandas metabólicas do exercício não podem mais ser satisfeitas pelas fontes aeróbias disponíveis e no qual ocorre a estabilização do metabolismo anaeróbio, refletindo a estabilização da concentração sérica de lactato. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

Analise as proposições apresentadas e responda I.O termo isotônico, que deriva do grego isotons referese comumente às contrações musculares concêntricas e excêntricas, pois em ambos os casos ocorre um movimento. Onde II.A contração concêntrica se caracteriza quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

Apesar do treinamento planejado de forma criteriosa, os atletas podem apresentar um declínio inexplicável do desempenho, o que tem sido atribuído tanto a causas psicológicas e fisiológicas. Essa condição a qual os treinadores devem estar atentos é denominada síndrome do supertreinamento ou overtraining (WILLMORE e COSTILL, 2001). Assinale a alternativa que contém todos seus elementos relacionados a sintomas pertinentes a esta síndrome.

A Atividade física regular propicia muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doença arterial coronariana, diabetes mellitus, osteoporose dentre outros quadros deletérios associados ao sedentarismo (TRITSCHLER, 2003). Considerando que a atividade física e a aptidão física têm sido associadas ao bem estar, à saúde e à qualidade de vida das pessoas em todas as faixas etárias, relacione as colunas. I – Exercício Físico II – Aptidão Física III – Atividade Física IV – Estilo de Vida V – Qualidade de Vida A ) Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. B ) Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. C ) capacidade de conduzir tarefas diárias com rigor e vivacidade, sem fadiga inadequada a ampla energia para conduzir os momentos de lazer e as exigências das atividades da vida diária. D ) Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso. E ) Forma de atividade planejada, estruturada e repetitiva.

Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir. Tênis X Frescobol (Rubem Alves) O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro. O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...
A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas da cultura de movimento no qual a competição se desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão “rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”. Relacione as colunas de acordo, associando os tipos de esporte às suas respectivas características. I – Esporte Rendimento II – Esporte Educação A- Objetiva o máximo desempenho. B- Visa à aprendizagem e orienta-se para a generalidade C- Enfatiza o processo. D- Preocupa-se com a pessoa comum e é inclusivo. E- Orienta-se para a especificidade.

A combinação de várias articulações que unem segmentos sucessivos constituem-se as denominadas cadeias cinéticas (TANAKA e FARAH, 1997). Considerase o movimento desenvolvido em cadeia cinética aberta e fechada de forma respectiva aqueles apontados na alternativa:

A periodização pode ser conceituada como o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para treinamento, de acordo com objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitandose os princípios científicos do treinamento desportivo (DANTAS, 1995). Estando no período destinado ao aprimoramento da força muscular, em sua variação força pura, qual das alternativas abaixo apresenta as características básicas das sessões destinadas ao aprimoramento desta valência física.

Um importante componente para o planejamento visando

à prescrição de atividades físicas são os testes. Estes

devem medir, consistentemente, o que se pretende que

meçam e devem ter o mesmo resultado independente

da pessoa que o está aplicando (MARINS e GIANNICH,

1998). Os testes forma idealizados com vistas a

estabelecer parâmetros em relação à seus objetivos.

Desta forma associe os testes contidos na coluna da

esquerda com seu objetivo contido na coluna da

esquerda.


A correta associação encontra-se localizada na

alternativa:

Com relação às relações entre corpo e sociedade Jocimar Daólio refere: “O Corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (a palavra é significativa). Mais do que uma aprendizagem do intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo do cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões” (DAOLIO, 1995). Considerando o corpo na perspectiva apresentada por Daolio (1995) onde este se situa como produto de uma construção social específica e cada gesto cada postura como expressão individual de uma totalidade social, é necessário que as práticas do profissional de Educação Física se distanciem daquelas tradicionais e mecanicistas e adotem uma prática:

Considere o texto e responda. “A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas consequências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.”(CONFEF, 2004) O profissional de Educação Física ao atuar neste segmento do mercado de trabalho deve estar ciente dos principais fatores relacionados ao aparecimento dos quadros de LER/DORT sendo estes: 1.Resistência. 2.Vibração. 3.Posturas viciosas. 4.Compressão mecânica. 5.Repetitividade. 6.Força. 7.Frio/calor. 8.Estresse psicológico. Assinale a alternativa correta.

A maior parte do movimento humano é uma combinação

complexa das formas básicas de movimento. Ao se

analisar o movimento a partir da perspectiva mecânica,

é prático separar movimentos complexos em seus

componentes linear e angular (HALL, 1991). Os planos

e eixos de referência são úteis na descrição de

movimentos corporais mais evidentes e na definição

da terminologia de movimento mais específico.

Relacione as colunas de acordo com as nomenclaturas

e as descrições dos principais movimentos corporais.

I.Flexão

II.Extensão

III.Abdução

IV.Adução

V.Circundução

A ) Movimento no plano

frontal, quando um

segmento move-se

para longe da linha

central (média) do

corpo.

B ) Movimento no plano

sagital, em que dois

segmentos do corpo

(proximal e distal)

aproximam-se um do

outro.

C ) Movimento de um

membro que descreve

um cone, combinando

os movimentos de

flexão, extensão,

abdução e adução.

D ) Movimento no plano

sagital, em que dois

segmentos do corpo

(proximal e distal)

afastam-se um do

outro.

E ) Movimento no plano

frontal, a partir de uma

posição de abdução de

volta à posição

anatômica.

Assinale a alternativa que estabelece a correta

associação entre a nomenclatura dos principais

movimentos corporais e seu conceito.

A estimulação das adaptações estruturais e funcionais que aprimoram o desempenho em tarefas específicas constitui o principal o principal objetivo do treinamento com exercícios (McARDLE, KATCH e KATCH,2003) . O planejamento das ações visando estas adaptações deve respeitar entre outros aspectos a determinados princípios de condicionamento fisiológico com vistas a aprimorar o desempenho. Relacione os princípios relacionados na coluna da esquerda aos seus conceitos apresentados na coluna da direita. I – Princípio de Sobrecarga II – Princípio de Especificidade III – Princípio de Diferenças Individuais IV – Princípio da Reversibilidade

A - Refere-se às adaptações nas funções metabólicas e fisiológicas que dependem do tipo de carga imposta. B - Declínio ou perda das adaptações fisiológicas e de desempenho decorrente da diminuição ou encerramento da participação no exercício regular. C - Exercício realizado com intensidade acima dos níveis em relação aos quais o indivíduo encontra-se adaptado, por meio da manipulação das variáveis como frequência, intensidade e duração. D -Os benefícios ótimos do treinamento são conseguidos com programas de exercícios ajustados às necessidades e capacidades próprias do participante.

A periodização pode ser definida como o estabelecimento de ciclos graduais relacionados à especificidade, à intensidade e ao volume de treinamento para atingir níveis máximos de condicionamento físico para a competição. Assinale a alternativa que estabelece uma relação incorreta entre os elementos vinculados à periodização.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282