Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

A teoria dos sistemas dinâmicos é atualmente muito popular entre os autores que concebem o desenvolvimento e a aprendizagem motora em uma perspectiva desenvolvimentista, onde o processo de desenvolvimento pode ser considerado “contínuodescontinuado” (GALLAHUE e OZMUM, 2003). São aspectos associados à esta teoria EXCETO:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física (1998) trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica três princípios fundamentais sendo estes os princípios da Diversidade, das Categorias de conteúdo e da Inclusão. No que diz respeito ao princípio da Inclusão a sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do indivíduo na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. O Princípio da Inclusão, aplicado ao esporte, busca reverter o quadro histórico de seleção entre indivíduos:

O acompanhamento da composição corporal representa um meio importante no controle de um treinamento tanto para atletas quanto para não atletas (MARINS e GIANNICHI, 1998). Os profissionais de Educação Física ao fazerem uso da antropometria podem considerá-la como um componente de controle treinamento, visto que alguns de seus elementos (composição corporal) sofrem interferência direta de acordo com o nível de treinamento. Assim, Os valores percentuais da composição corporal para classificação da obesidade variam de acordo com:

Considere as proposições acerca da prescrição de exercícios físicos a portadores de Diabetes Mellitus. A prescrição de exercícios para portadores de Diabetes Mellitus não Insulino-dependentes pode representar um papel importante na terapia destes indivíduos. Por outro lado, as motivações para o exercício, o conceito específico acerca de seu uso e os tipos de exercício que são aceitáveis podem se diferenciar consideravelmente entre grupos ou indivíduos. Desta forma As recomendações de exercícios devem seguir um protocolo único contemplando os diferentes tipos de diabetes (tipo I, tipo II ou pré-diabetes) inclusive no que diz respeito à idade ou sexo, a presença ou ausência de complicações crônicas relacionadas ao Diabetes. Assinale a opção correta acerca dessas proposições.

A convulsão pode ser definida como uma crise onde ocorre uma descarga elétrica anormal e excessiva por parte das células do cérebro, causada por traumas ou doenças pré-existentes. Pode levar a alterações súbitas na atenção, no comportamento, na consciência e no controle muscular do indivíduo (FLEGEL, 2002). O profissional de Educação Física ao intervir em um quadro de convulsão de deve guiar-se por alguns procedimentos dentre eles: I.É indispensável controlar os movimentos da vítima; II.Proteger a vítima contra ferimentos, afastando qualquer objeto da vítima; III.Inserir de forma criteriosa um objeto não cortante na boca da vítima com vistas a preservar a respiração; IV.Girar a cabeça da vítima lateralmente, em um momento de diminuição dos espasmos, para que a saliva não obstrua as vias aéreas; V.Ao final da crise faça com que a vítima descanse. Com relação aos procedimentos acima listados estão corretos apenas apontados nos itens:

Longe de situar-se com um padrão de desempenho o profissional de Educação Física deve ser capaz de identificar junto a seus alunos níveis diferentes de proficiência no domínio das habilidades motoras. Determinados níveis de aprendizado de habilidades motoras, independem da faixa etária e tipificam o aprendizado de uma nova habilidade. Gallahue e Donnelly (2008) situam em três os níveis de aprendizado dos indivíduos às novas habilidades motoras sendo estes sequencialmente apresentados na alternativa:

Segundo Huizinga (2005) o jogo é uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana. O jogo é um fenômeno cultural, que possui diferentes manifestações, significados e conceitos. A ludicidade é o princípio marcante do jogo e da brincadeira, constituído da fantasia, aventura, vertigem, competição (KISHIMOTO, 2003). Sobre ele, analise os itens abaixo: I.O jogo cooperativo não é baseado em resultados finais de vencedor; ele acaba como uma ferramenta que coloca a diversão e o prazer acima de resultados. A cooperação é um processo em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas, e os resultados são benéficos a todos; II.Os jogos de mesa são aqueles que necessitam de alguma base para serem jogados, que pode ser uma mesa. Mas nada impede que esses jogos sejam disputados, por exemplo, no chão, sobre um banco, no capô de um carro, etc. Os jogos de mesa são aqueles conhecidos como jogos de salão, em que o jogador não precisa despender muita energia corporal e, sim, esforço mental. III.Os jogos populares somente são realizados em locais padronizados e estão ligados às regras e aos equipamentos institucionalizados, assim como, durante sua prática, nega-se a vida real e parte-se para uma esfera temporária de atividade que requer competição; IV.Nos jogos de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo, existe um significado central, que consiste em atacar, defender, recuar e contra-atacar, visando marcar pontos; V.Jogos populares são aqueles conhecidos, também, como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados ou decididos pelos próprios jogadores, com variação no número de participantes e uma flexibilidade de regras, assim como não são necessários recursos materiais mais sofisticados, pois a gênese dos jogos populares está na cultura popular; Estão CORRETOS os itens:

O consumo máximo de oxigênio (VO2max.) pode ser conceituado segundo Wilmore e Costill (2001) como a capacidade máxima de consumo de oxigênio pelo corpo durante o esforço máximo. É também conhecida como potência aeróbia, captação máxima de oxigênio, ingestão máxima de oxigênio e capacidade de resistência cardiorrespiratória. Todas as alternativas abaixo são fatores fisiológicos que influenciam o VO2 máx., EXCETO:

A maioria dos desempenhos atléticos declina numa taxa constante durante a meia-idade e a velhice. Essas diminuições são resultantes, sobretudo das diminuições da resistência muscular e cardiovascular como também força (WILMORE e COSTILL, 2001). Constituem-se em alterações na estrutura corporal peculiares ao processo de envelhecimento EXCETO:

Dentre as atribuições estabelecidas ao profissional de Educação Física em seu Código de Ética (CONFEF/CREF, 2000) esta a de preservar a saúde dos beneficiários do seu fazer profissional e, em se tratando de uma situação de urgência intervir de forma adequada. O conhecimento dos quadros de urgência comuns durante as práticas esportivas é indispensável ao profissional da área (SILVA, 2012). Assim analise as proposições: I.A primeira atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. II.Contusão é a lesão produzida nos tecidos por trauma contuso (pancada, chute, cotoveladas), com rompimento da pele. III.Entorses são traumatismos ósseos, com o comprometimento da integridade do osso; apresentam deformação da continuidade da superfície óssea. IV.Hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte de 3 a 5 minutos. V.Intermação é a perturbação do organismo causada por excessivo calor em locais úmidos e não arejados, dificultando a regulação térmica do organismo. Estão corretas as proposições:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282