Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 43 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A manchete, publicada pela Exame em 10/11/2019, informava que o anúncio da nova reserva se deu em meio à crise econômica causada por sanções impostas ao país pelos Estados Unidos da América (EUA). O conhecimento sobre a distribuição e utilização dos recursos naturais e energéticos nos revela sua importância e seus desdobramentos nas relações econômicas e geopolíticas mundiais.

A respeito desse assunto, é correto afirmar que:

“Finalmente, depois de muito tempo confinados às esferas técnicas e acadêmicas, no âmbito dos órgãos de Planejamento Público e universidades, os Indicadores Sociais passaram a integrar o vocabulário corrente dos agentes políticos responsáveis, em última instância, pela definição das prioridades das políticas sociais e alocação dos recursos públicos. Os Indicadores Sociais deixaram de figurar apenas nos diagnósticos e relatórios governamentais ganhando um papel mais relevante nas arenas de discussão político-social da sociedade brasileira nesta virada de século”.

(JANUZZI, P. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. São Paulo: Alínea, 2006.)

Com base no texto, em seus conhecimentos sobre Indicadores Sociais e, reconhecendo a importância destes para o entendimento da realidade brasileira, identifique a que indicador se referem as definições a seguir . _______________: estabelece os parâmetros básicos para dimensionamento da população futura, consumidora de bens e serviços – públicos e privados – e dos públicos-alvo das políticas sociais. _______________: é calculada como uma função da razão entre os quantitativos populacionais em dois momentos (tn e t1), e é expressa em termos de % ao ano. _______________: mede a parcela da população nacional ou regional que reside em áreas urbanas, e portanto, em tese, com maior acessibilidade aos bens públicos, serviços básicos de infraestrutura urbana e serviços sociais. _______________: tem sido empregada tradicionalmente como um indicador social representativo das condições gerais de vida ou saúde prevalecentes em uma região ou segmento populacional.
_______________: número médio de anos que se espera que um recém-nascido possa viver em uma dada sociedade, considerando as probabilidades de sobrevivência registradas no momento presente para cada faixa etária.
_______________: corresponde ao coeficiente da PEA pela PIA, isto é, à proporção de indivíduos ocupados ou que buscam trabalho dentre a mão-de-obra potencialmente disponível para a atividade econômica.

Assinale a alternativa que corresponde a esses indicadores, na ordem em que aparecem:

Trata-se de um dos esteios fundamentais que solda a cadeia de produção das grandes empresas. Pode ser realizada tanto do ponto de vista interno quanto internacionalmente. As empresas que optaram por esta iniciativa argumentam que ela possibilita às firmas concentrar-se mais especificamente em suas atividades-fim, deixando as atividades-meio para os demais empregados. Este tipo de processo daria uma nova dinâmica à empresa, que agora estaria voltada para uma atividade específica em que possui experiência, enquanto os trabalhadores estariam operando em atividades específicas, já que são especialistas nas áreas que atuam.

(COSTA, E. A globalização e capitalismo contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2008.)

O texto refere-se ao conceito de:

A opção correta quanto à regência verbal é:

Em um debate sobre as relações entre processos de aprendizagem e desenvolvimento, foi defendida, entre outras, a seguinte posição:

É necessário esperar a criança apresentar um nível de desenvolvimento particular para começar a educação escolar.

Considerando a noção de zona de desenvolvimento proximal apresentada por Vygotsky, sobre esse posicionamento é correto afirmar que:

Considere as seguintes afirmativas com relação às metodologias ativas.


I- A função do professor deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
II-O professor perde a sua função e pode ser substituído pela tecnologia ou perder sua razão de existir.
III- A aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas são práticas de ensino-aprendizagem comuns nas metodologias ativas.
IV- Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na figura do professor.

Estão corretos apenas os itens:

A Nota técnica nº4/2014 do MEC orienta quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação no Censo Escolar.
Segundo essa nota técnica, cabe ao professor que atua no Atendimento Escolar Especializado:

“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”

(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)

A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e determine se estão certas ou erradas

I – A influência do Dipolo do Oceano Índico (conhecido como El Niño do Índico), que se refere à diferença nas temperaturas da superfície do mar em regiões opostas do oceano, foi positiva no último ano – o que significa a ocorrência de menos chuvas e, consequentemente, mais secas, em determinadas porções da Austrália, favorecendo os incêndios florestais.

II – Na Sibéria, a terra seca e as temperaturas muito mais quentes do que a média normal, combinadas com relâmpagos e ventos fortes, fizeram com que as labaredas se espalhassem de forma agressiva. A queima foi sustentada pelo solo da floresta, composto de turfa descongelada, exposta e seca – substância com alto teor de carbono.

III – Na Floresta Amazônica, não há incêndios naturais, dada a característica de um ambiente muito úmido – o qual, inclusive, é o responsável por não permitir a formação de uma área desértica no Brasil, graças aos “rios voadores”. O fogo teria iniciado, em sua maior parte, de um processo de desmatamento, com a derrubada da vegetação, sua colocação ao sol para secar e posterior realização da queimada para “limpar a área” e abrir espaço.

IV – Em diversos ecossistemas australianos, a maioria dos incêndios ocorre naturalmente e com uma certa frequência, assim como nas florestas costeiras da Califórnia (EUA). Ou seja, as queimadas acontecem em sua maior parte de forma natural, pela incidência de raios. No entanto, os efeitos das mudanças ambientais (incluindo as climáticas) exacerba tal condição natural, elevando as temperaturas e prolongando períodos de seca – o que favorece a propagação do fogo.

A alternativa que apresenta a sequência adequada é:

No livro “Globalização: as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o autor expõe logo de início que “[...] a globalização tanto divide como une; divide enquanto une – e as causas da divisão são idênticas, às que promovem a uniformidade do globo”.

(BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999).

Por essa breve reflexão, é possível afirmar que o autor considera o fenômeno da globalização como um movimento preocupante para a sociedade global na medida em que traz graves consequências. De acordo com seus conhecimentos e com a reflexão de Bauman, é possível afirmar que suas preocupações estão ligadas a:

  1. Aumento da segregação espacial.
  2. Progressiva desterritorialização dos Estados-nações.
  3. Crescimento de migrações em massa.
  4. Perda de soberania política.
  5. Enfraquecimento de capital cultural.

Entre as afirmativas destacadas, estão corretas apenas:

A matriz energética mundial e a matriz energética brasileira apresentam significativas diferenças, como pode ser visto na figura a seguir.

Figura 1- Matriz energética mundial

Figura 2 – Matriz energética brasileira

Fonte: EPE, 2018.

Tendo essas diferenças como parâmetros interpretativos e, baseando-se em seus conhecimentos, identifique os itens certos e os itens errados, sobre as afirmações expostas.
( ) O Brasil, de certa forma, não apresenta dependência estratégica de fontes fósseis de energia, ao contrário do resto do mundo.

( ) O incentivo em relação à energia de biomassa é definitivamente um potencial pouco explorado nas recentes gestões governamentais brasileiras.

( ) O petróleo é uma commodity em franca decadência no mundo e no Brasil.

( ) O investimento em energia nuclear deveria ser uma prioridade na agenda política brasileira para favorecer ainda mais a nossa matriz energética.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

A concepção de um mapa é um processo criativo durante o qual o cartógrafo, ou o criador do mapa, tenta transmitir a mensagem do objetivo do mapa. Os principais objetivos na concepção de mapas são compartilhar informações, destacar padrões e processos e ilustrar os resultados. Nesse sentido, as afirmativas a seguir apresentam alguns controles que, segundo Robinson et. al. (1993), podem ser definidos sobre o processo de concepção dos mapas. Assinale a única alternativa INCORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282