"É muito diferente acreditar que uma criança tem um déficit cognitivo ou pensar que ela está com um déficit cognitivo." (Ramozzi-Chiarottino). Neste último caso, o déficit pode ser reduzido quando há um fator orgânico limitante, ou até mesmo superado se a criança participar, em tempo hábil, de um processo educativo que atenda às suas (aos seus):
Segundo Campbell, "[...] os sistemas educacionais devem garantir o acesso aos conteúdos básicos a todos os alunos, inclusive àqueles com necessidades especiais [...]" Portanto, é preciso educar todos os alunos buscando alternativas viáveis de acordo com as potencialidades e necessidades de cada um. Desse modo, para que o currículo inclusivo seja colocado em prática, precisa-se de educadores comprometidos e mediadores do processo de ensino e aprendizagem, capazes de oferecer aos seus alunos um currículo:
Texto para responder à questão.
Em "AO AMADURECER, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma.", o trecho destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
Texto para responder à questão.
De acordo com o segundo parágrafo do texto, o sentimento que domina as mulheres de 40 e 50 anos é:
Texto para responder à questão.
Pelo contexto, percebe-se que uma das frases a seguir surge, no texto, com sentido figurado. Aponte-a.
Um funcionário da SEME/RIO BRANCO acessou a pasta Documentos no disco C: de um microcomputador, por meio do gerenciador de pastas e arquivos do Windows 7 BR. Para selecionar todos os arquivos armazenados nessa pasta, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:
O banho deve ser diário, no chuveiro, banheira ou na cama, procura-se fazer do horário do banho um momento de relaxamento. A higiene corporal além de proporcionar conforto e bem-estar se constitui um fator importante para recuperação da saúde, evitando assaduras e as temidas feridas, conhecidas como:
A melhor maneira de incluir as crianças no grupo é fazendo com que elas sintam-se acolhidas na turma e/ou grupos de atividades desenvolvidas na sala de aula. Embora cada criança seja única, é importante que todas aprendam a respeitar a sua própria singularidade e também a do outro. Uma educação inclusiva deve caminhar por entre princípios:
Conforme Schirmer et ai..," é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e, consequentemente, promover vida independente e inclusão". Trata-se da: