Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais uma das habilidades a ser desenvolvida nas aulas de Artes no Ensino Médio é:
A arte indígena representa as tradições de cada uma das comunidades dos povos nativos brasileiros. Os povos da fase Marajoara produziram peças que chamam atenção pela riqueza e complexidade de seus detalhes. Qual foi a produção artística mais característica desse povo?
O patrimônio cultural pode abranger a cultura material e a cultura imaterial, tanto um quanto outro se tratam de elementos produzidos pela sociedade que devem ser perpetuados. Em relação à cultural imaterial pode-se afirmar que:
As imagens de bisões, mamutes, renas, entre outros animais, encontradas em cavernas, nas regiões da Espanha e do sul da França, são representações naturais e vigorosas produzidas pelos homens da Era Glacial. Pesquisadores e arqueólogos atribuem como explicação mais provável para o motivo da produção dessas pinturas:
A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em "Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]” é:
No fragmento "Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIR ISMO, A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [ .. . ]", em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:
Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:
Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
Está correto apenas o que se afirma em:
A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:
Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:
Considerado o precursor da arte abstrata, tentou traduzir a música através de suas pinturas, fazendo uma ligação cromática entre as cores e o som dos instrumentos. Suas ideias sobre o efeito psicológico das cores foram registradas no livro "Do espiritual na arte" em 1912. Essa afirmativa se refere ao artista alemão:
Os artistas brasileiros da segunda metade do século XX brindaram a arte contemporânea com técnicas, materiais e temas muito diversificados. Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro, traduziu sua paixão por elementos da natureza através do{a):
Em qual método artístico se utiliza uma placa de pedra de superfície lisa e um lápis gorduroso para a produção de uma matriz de impressão?
O tropicalismo foi um movimento cultural musical que promoveu um novo cenário para a música popular brasileira, universalizando a linguagem da MPB, incorporando elementos do rock, como a guitarra elétrica, do baião, da música erudita, entre outros. Fizeram parte desse movimento os artistas:
As esculturas gregas são grandes exemplos do exímio conhecimento da forma humana dos artistas daquela época, traduzindo através de suas obras equilíbrio, beleza e a conquista da expressão e do movimento nas fases mais avançadas. As obras de arte da Grécia Antiga são divididas em três períodos: