Um administrador de um computador precisa comprar uma única mídia específica para realizar o backup completo do conteúdo da sua máquina (que é aproximadamente 700 GB). A mídia adequada para essa situação é:
Os Conselhos de Classe marcam o final das avaliações em um período. Não é possível fazer uma análise completa da situação e levantar formas de como melhorar o ensino e a aprendizagem olhando apenas para uma lista de resultados pontuais. A equipe gestora precisa incentivar que os professores apresentem as dificuldades e os problemas de suas salas, durante as reuniões de horário de trabalho pedagógico coletivo.
A partir das considerações acima, pode-se afirmar que o principal objetivo dos Conselhos de Classe, é:
Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, autor da Pedagogia do Oprimido, defendia que o objetivo da escola deve ser ensinar o aluno a "ler o mundo", para poder transformá-lo. Nesse sentido, é correto afirmar que, segundo Paulo Freire, a Educação deve priorizar a:
É imprescindível que se discuta o advento da internet nas escolas e nas salas de aula, com os alunos. Quais são os perigos e riscos da navegação sem controle; o que é cyberbullying, sexting e outras violências virtuais; como o plágio acontece no ambiente digital? Essas questões podem ser abordadas de forma interdisciplinar e integradas ao currículo. Essa atitude favorece o desenvolvimento da(o):
Tudo o que acontece na escola é político, porque seres políticos interagem naquele local. E ser político é diferente de ser partidário. Toda escola é obrigada a ter um projeto político-pedagógico, esse é o nome. Esse “político” significa o(a):
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do fragmento “Há 200 anos, tudo que as pessoas queriam era sobreviver, chegar aos 30 anos....", leia as afirmativas.
I. De acordo com o novo acordo ortográfico, palavras monossílabas terminadas em A não recebem mais acento, sendo assim, a flexão verbal HÁ foi grafada de modo indevido.
II. TUDO é um pronome substantivo indefinido.
III. QUE é uma conjunção subordinativa adverbial.
Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
No contexto, o sentido das palavras destacadas em “– Eu não conheço nenhuma – SENTENCIEI, quase AMARGO." equivale, correta e respectivamente, ao de:
Texto para responder à questão.
A frase, a seguir, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:
A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá ao seguinte:
A construção da ferrovia Madeira-Mamoré foi uma das ousadas obras da engenharia em território brasileiro. Realizada nas primeiras décadas do século XX, a construção passou por uma série de dificuldades. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma das maiores dificuldades na realização das obras.
Um computador foi atacado por um vírus que engana o usuário, fazendo-o ser encaminhado a um website falso, quando se acessa a internet, com intenção de capturar seus dados nesse website falso. Esse tipo de vírus ou ataque é identificado como:
Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:
I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.
II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.
III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.
IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.
Estão corretos apenas os itens:
O ensino e a aprendizagem são processos distintos: nem tudo aquilo que o professor propõe é apreendido pelos alunos. Uma única metodologia não garante a compreensão dos conteúdos, pois cada indivíduo constrói conhecimentos apoiados em suas experiências de vida e em sua bagagem cultural. Quando se elabora uma avaliação, devemos levar em conta tanto aquilo que foi aprendido quanto às condições oferecidas pelo contexto escolar. Nesse sentido, o aluno:
Em 1930, Piaget escreveu um livro importante, “O Julgamento Moral da Criança”, e mostrou que mesmo as bem pequenas já têm valores como o gosto pelas regras, pela disciplina, pelo fazer bem-feito e por se entregar a uma tarefa coletiva. Só que o adulto não percebe. Piaget provou que é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Com base no texto acima, é correto afirmar que a disciplina pode ser tratada como:
Compreender a essência do trabalho dos educadores que estão na escola representa um desafio para todos os envolvidos nesse processo, especialmente para o coordenador pedagógico. Sua atuação tenderá a ser mais eficaz se ele tiver clareza conceitual e teórica sobre a função da organização em que está inserido. Para muitos autores, a escola é uma instituição social na qual ocorrem, de forma intencional e sistemática, o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos produzidos ao longo da história. Só quando entende profundamente isso, o coordenador consegue se engajar e desempenhar bem seu papel. Para tanto, deve haver uma busca constante para: