Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 48 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q622559

A Projeção cartográfica utilizada no mapa a seguir é:

Carregando...
Q622561

O gráfico a seguir apresenta a transformação na estrutura demográfica do Brasil. Com base nessa mudança, pode-se afirmar que o(a):

Carregando...
Q622566

Leia o fragmento a seguir.

"Obviamente, a interpretação dos acontecimentos pós-1989 foi meramente superficial e, portanto, muito limitada. De fato, então não se desmoronou simples e isoladamente o bloco do Leste, como "sistema de penúria mal concebido", mas igual destino tiveram não poucos países de orientação pró-ocidental do chamado Terceiro Mundo. [...] A terceira revolução industrial é considerada, e não sem razão, a causa de longe mais profunda da nova crise mundial. Pela primeira vez na história do capitalismo os potenciais de racionalização ultrapassam as possibilidades de expansão dos mercados. Na concorrência de crise, o capital desfaz a sua própria "substância trabalho" (Marx)."
(KURZ, Robert. Poder mundial e dinheiro mundial: crônicas do capitalismo em declínio. Rio de Janeiro: Consequência, 2015, p22.).

O fragmento nos apresenta, principalmente, a seguinte concepção da Globalização no século XXI.

Carregando...
Q621777

Sobre o texto, é correto afirmar que:

I. Nele, o amor romântico é apresentado como um constructo social, em que os relacionamentos foram fragilizados pela liquidez da sociedade moderna.
II. Para o autor, o amor romântico desenvolve-se como um ideal buscado em uma sociedade na qual quase todos têm oportunidade de tornarem-se sexualmente realizados.
III. O entrecruzamento de outras vozes implica em um molde da relação amorosa aceito por todos, em que há uma busca da identidade de si remetendo à idealização do outro, fato que atribui autoridade ao discurso produzido.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q621784

A oração destacada em "Regina Navarro defende também QUE O AMOR ROMANTICO É BASEADO NA IDEALIZAÇÃO DO OUTRO," é subordinada:

Carregando...
Q621804

A organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

1 questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e .administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela.
2 relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.
3 a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los.
4 transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção individual do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q621796

Como modalidade destas etapas da Educação Básica, a identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:

I. quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação.
II. quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III. quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade informativa comum a participantes específicos da escolarização básica.

Está correto o que se afirma apenas em:

Carregando...
Q621791

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:

Carregando...
Q622573

0 Brasil é um dos países com a maior exploração mineral. A região em destaque, no mapa, é uma importante área de recursos minerais, denominada:


Carregando...
Q621783

"Não tem sentido, se observarmos como a mulher foi considerada no passado, até hoje pessoas defenderem a ideia de que a mulher não pode puxar uma cadeira."

A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma verbal FOI CONSIDERADA está na voz passiva.
II. A oração "de que a mulher não pode puxar uma cadeira" completa o sentido de um elemento nominal.
III. O segmento NO PASSADO funciona como locução adjetiva.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q622558

O professor Manuel Correia de Andrade defendeu, ao longo de sua vida acadêmica, que para a realização de estudos e pesquisas geográficas teria que se utilizar dos princípios científicos da Geografia, enriquecidos com novas reflexões metodológicas e técnicas modernas fornecidas pelo desenvolvimento tecnológico. Segundo ele, esses princípios são ferramentas que nos auxiliam no estudo dos fatos geográficos. Afirmar que os fatos geográficos não agem sozinhos e separadamente na formação da paisagem e que por isso há uma interligação entre os fatos que explicam esses fatos, servindo de ideia para uma interdisciplinaridade é o princípio da:

Carregando...
Q622560

Leia a reportagem a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta a relação entre terremotos e a região onde se localiza o país do jovem estudante Mateo.

Carregando...
Q622565

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, construída na segunda metade do século XX, é uma das maiores UHE do Brasil. É a principal usina integrante do Subsistema Norte e está instalada no Rio:

Carregando...
Q622572

Em plebiscito realizado em junho de 2016, os britânicos escolheram deixar a União Europeia. De acordo com as regras do bloco, o processo de ruptura deve durar até dois anos. Entre as consequências a seguir, a que ocorreu imediatamente ao BREXIT, ou seja, saída do Reino Unido da União Europeia, foi:

Carregando...
Q621795

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio Enem, como procedimento de avaliação do desempenho do aluno, deverão possibilitar:

1 a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho.
2 a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.
3 a utilização do exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior.
4 o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da Educação Básica. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282