O tipo de conhecimento denominado Filosofia encontra apropriada definição na caracterização de Maura lglésias como "saber pelo saber", o qual não está dirigida "a nenhuma solução de ordem prática" (IGLÉSIAS, Maura: 1999; 15). Seu surgimento é marcado pela oposição a um outro tipo de saber, qual seja, o mito. Nesse sentido, o que fundamenta a capacidade explicativa do mito é:
O teórico do Estado Nicos Poulantzas (1981; 17) afirma que "o Estado apresenta uma ossatura material própria que não pode de maneira alguma ser reduzida à simples dominação política. Deve se procurar o fundamento da ossatura material do Estado:
As discussões sobre a justiça são recorrentes não só às reflexões típicas da teoria do Estado, da ciência política, e do direito constitucional; elas figuram com destaque nos debates concernentes às relações entre ética e política. Norberto Bobbio, um dos mais proeminentes filósofos políticos do século XX. ao tomar a justiça como objeto de sua reflexão, detectou nela duas dimensões: 1) por um lado, há um tipo de justiça que "preside as trocas"; 2) por outro, há um tipo de justiça "na qual se inspira a autoridade pública" no que diz respeito à alocação de "honras e obrigações" (BOBBIO, N: 2009; 19). Os conceitos que, respectivamente, correspondem a tais definições de justiça são:
É mais do que sabido que muito do método científico moderno é fortemente tributário da reflexão de Kant. Deve-se à Crítica da Razão Pura a mais influente caracterização moderna da relação entre sujeito e objeto. No entanto, somente depois do estabelecimento de um conceito claro e preciso de Natureza é que os desdobramentos reflexivos mais complexos sobre os mais variados objetos podem se desenvolver. Nesse sentido, Kant, em sua obra sobre a Lógica (2014; 25) trata logo no início de definir o conceito de Natureza. Portanto, aquilo que, segundo Kant, permite que a Natureza seja inteligível é:
Nos trechos "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o QUE falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros" e "Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em QUE vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho", as palavras destacadas referem-se, respectivamente, a:
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.", o termo destacado retoma tem valor reflexivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque "Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PE até o alto da Lapa", deveria ser acentuado.
III. Na frase "Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.", o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.
Está correto apenas o que se afirma em:
A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como:
A gestão pressupõe a compreensão dos procedimentos que promovem a configuração da identidade escolar e seu confronto com outros contextos sociais. Sob esta ótica, o Projeto Político-Pedagógico como expressão da gestão democrática. Sobre ele, leia as afirmativas.
I. É um movimento constante que visa orientar a reflexão e a ação da escola. "O projeto requer tempo, reflexão e consenso, obtidos a partir de coincidências e divergências".
II. Está voltado para a inclusão, visando atender à maior diversidade possível de alunos, sejam quais forem suas necessidades e expectativas educacionais e sua origem social.
III. Por ser individual, o projeto, quando elaborado, executado e avaliado, requer o desenvolvimento de um clima de confiança que favoreça o diálogo, a cooperação, a negociação e o direito das pessoas de intervir nas decisões que afetam a escola.
IV. exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica.
Está correto apenas o que se apresenta em:
Ao ter em mente uma v1sao de conjunto das dimensões de gestão escolar, cabe ao diretor, ao colocá-las em prática de forma integrada e interativa, ter em mente, também em conjunto, os fatores internacionalmente citados como responsáveis pelo sucesso educativo das escolas, a saber:
1 liderança profissional.
2 visão e metas compartilhadas pelos agentes educativos.
3 ambiente de aprendizagem.
4 concentração no processo ensino-aprendizagem.
5 ensino estruturado com propósitos claramente indefinidos.
6 expectativas moderadas.
Estão corretos apenas os itens:
Na perspectiva de gestão democrática, o conselho de classe, como instância colegiada, é um espaço de avaliação:
Sobre o materialismo histórico, é correto afirmar que um de seus fundamentos principais, tal como patenteado no Manifesto do Partido Comunista {MARX & ENGELS: 2005; 40), assevera que a "História de todas as sociedades até hoje existentes é a história das:
Na importante obra denominada Elementos da Lei Natural e Política, Thomas Hobbes qualifica um conjunto de faculdades as quais reputa como constitutivas à natureza humana (HOBBES: 2002; 93). Tal conjunto compreende, portanto a(o):
Em uma célebre e popular caracterização (GAARDER, Jostein: 2006; 35), o mito pode ser caracterizado como a história:
Do ponto de vista da norma culta, o termo destacado em "COMO não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida" possui valor de: