Na escola, o planejamento é o responsável por nortear as ações de todos os envolvidos para que os objetivos sejam alcançados. Portanto, pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “planejamento de ações” a seguinte característica pedagógica:
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.
São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência CORRETA é:
A Educação Inclusiva aposta na escola como comunidade educativa, defendendo um ambiente de aprendizagem diferenciado e de qualidade para todos os alunos. É uma escola que reconhece as diferenças, desenvolve-se com essa diversidade, dando sentido e significado ao ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência CORRETA é:
Sobre o Construtivismo, o Sociointeracionismo e o cruzamento entre eles, Morales et al. (2016) faz as seguintes afirmativas:
De acordo com seus conhecimentos:
A oração destacada em “A prova foi tão longa que todos saíram exaustos da sala” classifica-se como:
A colocação do pronome oblíquo átono NÃO está de acordo com as regras da norma culta em:
Sobre os fundamentos previstos na Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, é CORRETO o que se afirma em:
Sobre a Lei nº 12.990/2014, que trata sobre a reserva de cotas para negros e pardos nos concursos públicos, assinale resposta INCORRETA:
A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Howard Gardner (1985) questionou a tradicional visão da inteligência, que enfatiza as habilidades linguísticas e lógica-matemática. Ele definiu a inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Dessa forma, apresenta uma visão pluralística da mente, reconhece que as crianças têm habilidades e deficiências em áreas diferentes. Sobre as inteligências múltiplas, é CORRETO afirmar que:
Abaixo são citados alguns pontos fortes da teoria sociointeracionista de Vigostky, destacados por Silva (s/d), um deles está em DESACORDO com o pensamento desse famoso teórico da educação, assinale-o.
São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:
Estão CORRETAS:
A classificação sintática dos termos está INCORRETA na alternativa: