São fatores que diminuem a dor torácica relacionada a causa cardíaca, EXCETO:
No que tange aos dados e informações que alimentam o sistema de vigilância epidemiológica, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I
1.Dados de morbidade
2.Dados de mortalidade
3.Dados demográficos, ambientais e socioeconômicos
COLUNA II
( ) Permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. A disponibilidade desses indicadores é primordial para a caracterização da dinâmica populacional e das condições gerais de vida, as quais se vinculam os fatores condicionantes da doença ou agravo sob vigilância.
( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários. Tratam-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, das investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, dos estudos amostrais e dos inquéritos, entre outras fontes.
( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado. A base que fornece esses dados apresenta variáveis graus de cobertura entre as regiões do país, algumas delas com elevada subenumeração. Há proporção significativa de registros sem causa definida, o que impõe cautela na análise dos dados.
Assinale a sequência CORRETA.
A análise do processo saúde-adoecimento evidencia que a saúde é resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da sociedade em determinado contexto histórico, e o aparato biomédico não consegue modificar os condicionantes nem determinantes mais amplos desse processo, operando um modelo de atenção e cuidado marcado, na maior parte das vezes, pela centralidade dos sintomas.
Sobre as ações para agir nesse processo, assinale a alternativa INCORRETA.
O funcionamento da memória é complexo e pouco conhecido, ela é a capacidade de registrar, armazenar e evocar informações. E o processo de aprendizagem ocorre em diversas etapas: codificação ou registro, armazenamento ou consolidação, evocação e resgate.
Analise as afirmativas a seguir sobre os tipos de memória e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A memória de curto prazo decai rapidamente, durando cerca de 24 horas.
( ) A memória de longo prazo tem capacidade ilimitada.
( ) Na memória sensorial, a informação é, inicialmente, percebida e registrada pelos órgãos sensoriais.
( ) A memória explícita está relacionada a experiências sobre fatos e eventos do passado.
Assinale a sequência CORRETA.
Sobre a dimensão social da qualidade de vida da pessoa idosa, considere as afirmativas a seguir. I. O aspecto sexual deve ser considerado. II. A cultura e o contexto social nos quais o idoso está inserido acabam por influenciar o processo de envelhecimento. III. As famílias disfuncionais cumprem um papel harmônico e afetivo protegendo a integridade de seus membros e proporcionando-lhes autonomia. Considerando a influência da dimensão social na qualidade de vida do idoso, estão corretas as afirmativas:
Sobre as diretivas antecipadas da vontade, considere as afirmativas a seguir. I. Instrumento que permite à pessoa registrar sua vontade caso uma doença se agrave e ela não possa mais responder por si mesma. II. A diretiva antecipada da vontade pode, a qualquer momento, ser modificada ou revogada. III. É imprescindível que a diretiva antecipada da vontade seja por escrito. Considerando o paciente como protagonista da sua própria vida, na qual se reafirma sua autonomia, estão corretas as afirmativas:
Em relação aos dados do exame físico relacionados ao sistema cardiovascular, assinale a alternativa CORRETA.
Na avaliação da vulnerabilidade clínico-funcional do idoso, todos os aspectos descritos a seguir devem ser considerados, EXCETO:
A prevenção de quedas e dos danos dela decorrentes é uma meta para a segurança do paciente.
Acerca da prevenção de quedas, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a fibrilação atrial (FA), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao realizar o exame físico, o profissional deve investigar sobre síncope, tonteira, vertigem, fadiga, desconforto torácico e palpitações.
( ) Uma opção de tratamento médico para a FA é a cardioversão elétrica (CVE). Uma importante conduta do enfermeiro durante esse tratamento seria a verificação da regulação do aparelho para “sinc" – sincronizado: quando “sinc" está ligado, o aparelho dispara independentemente de já ter ocorrido ou não o complexo QRS (despolarização ventricular).
( ) Uma das características da FA é: “débito cardíaco diminuído", pois há nessa patologia uma resposta ventricular rápida com redução do tempo para enchimento ventricular, resultando em volume sistólico menor.
( ) A FA é a disritmia mais comum que faz com que os pacientes procurem a atenção médica e que por sua vez demanda uma série de cuidados no tratamento de enfermagem. Essa alta procura pela assistência se justifica pelo incômodo causado pelos principais sinais e sintomas dessa patologia: palpitações irregulares, fadiga e indisposição.
Assinale a sequência CORRETA.
Em relação aos focos cardíacos e suas localizações, assinale a alternativa CORRETA.
O choque cardiogênico pode ser conceituado como:
Sobre a regionalização do estado de Minas Gerais, assinale a alternativa INCORRETA.
São princípios da Política Nacional de Humanização, EXCETO:
Sobre a participação da comunidade na gestão, assinale a alternativa INCORRETA.