Sobre a fibrilação atrial (FA), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao realizar o exame físico, o profissional deve investigar sobre síncope, tonteira, vertigem, fadiga, desconforto torácico e palpitações.
( ) Uma opção de tratamento médico para a FA é a cardioversão elétrica (CVE). Uma importante conduta do enfermeiro durante esse tratamento seria a verificação da regulação do aparelho para “sinc" – sincronizado: quando “sinc" está ligado, o aparelho dispara independentemente de já ter ocorrido ou não o complexo QRS (despolarização ventricular).
( ) Uma das características da FA é: “débito cardíaco diminuído", pois há nessa patologia uma resposta ventricular rápida com redução do tempo para enchimento ventricular, resultando em volume sistólico menor.
( ) A FA é a disritmia mais comum que faz com que os pacientes procurem a atenção médica e que por sua vez demanda uma série de cuidados no tratamento de enfermagem. Essa alta procura pela assistência se justifica pelo incômodo causado pelos principais sinais e sintomas dessa patologia: palpitações irregulares, fadiga e indisposição.
Assinale a sequência CORRETA.