A maneira como grafamos algumas palavras podem carregar o significado delas. Analise as afirmativas a seguir sobre ortografia e o significado da palavra: I- Seção: ação ou efeito de secionar, de dividir em partes. II- Sessão: transferência de posse ou direito; ato ou efeito de ceder; cedência, cedimento. III- Cessão: tempo ou período em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo, resolvendo ou deliberando acerca de fatos ou questões. Agora, assinale a opção correta:
O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estima que foram pescadas 7.000 toneladas de tainha em Santa Catarina no ano passado, na pesca artesanal e industrial. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau, em seu volume II, são gêneros sugeridos em Língua Portuguesa, para o sexto ano, para prática de textos orais e escritos, da esfera do literário/artístico, lazer/ficcional: I- Conto popular. II- Teatro. III- Entrevista. IV- Fábula. V- Poema. Agora, assinale a alternativa correta:
Utilizando como exemplo a palavra “anti-inflamatório”, algumas regras sobre a hifenização se alteraram com o Novo Acordo Ortográfico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto ao uso ou não do hífen, de acordo com as regras vigentes:
Sobre o tema pontuação, analise a afirmativa a seguir: O que faço, minha prima, aceito ou não a proposta? Agora, assinale a opção correta quanto à regra do uso da vírgula na frase acima:
Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:
A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:
Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:
É responsabilidade e atribuição do Professor efetuar registros burocráticos pedagógicos. Nesse caso, cabe-lhe preencher em formulários específicos dados acerca de: I- Conteúdos e atividades ministradas. II- Frequência do aluno. III- Ocorrências diversas. IV- Notas. Está correto o que se afirma em: