Fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio desse recurso, ocorre a concatenação das ideias do texto, ou seja, a forma-ção de uma cadeia de ideias. Estamos falando de:
Analise as afirmativas a seguir com base na temática ortografia: I- Loquaz. II- Empedernido. III- Alvíssaras. IV- Dijuntor. V- Espesso. Agora, assinale a opção correta:
À luz da Lei N. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise os princípios abaixo e marque V, para os devem nortear o ensino ministrado, e F, para os que não devem: ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. ( ) Consideração com a diversidade étnico-racial. ( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Considerando os preceitos constitucionais referentes à educação, assinale a alternativa correta:
Considerando o Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007, referente a cargo de Professor, analise os requi-sitos abaixo e identifique o(s) correto(s): I- Para Professor de Educação Especial, a exigência é formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior e/ou formação superior completa licenciatura plena e especialização na área de educação especial. II- Para Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, exige-se formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior, admitindo-se como habilitação mínima o magistério nor-mal de nível médio. III- A habilitação mínima representada pelo magistério normal de nível médio não é mais admitida para atuação do Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. IV- Para Professores de Séries Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, é exigida a formação superior completa licenciatura plena, com registro no conselho ou órgão fiscalizador do exercício da profissão. Assinale a alternativa correta:
De acordo com as classes gramaticais, analise o trecho do texto a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A palavra VEJO (1ª linha) é um verbo conjugado no modo indicativo e no tempo presente.
( ) A palavra IMEDIATAMENTE (1ªlinha) é um advérbio.
( ) A palavra JOGAREI (6ª linha) é um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.
( ) A palavra FICAREI (6ª linha) é um verbo foneticamente irregular, com uma pequena irregularidade tam-bém na sua estrutura formal.
Agora, assinale a alternativa correta:
“A educação nunca é neutra, ela é uma ação voluntária. Ela é uma prática assentada em outra prática e que tem como condutor o profissional professor” (TAVARES, 2018). Com base no relatório de Políticas Eficientes para Professores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2018, é correto afirmar:
Destacam-se como elementos culturais representativos de um povo, entre outros: a língua, as crenças, os comportamentos, os valores, os costumes, a religião, o folclore, a dança, a culinária, a arte. A cultura brasileira é uma mescla de culturas, que sintetizam as várias etnias que formam o povo brasileiro. A respeito da cultura brasileira, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Cada região brasileira apresenta aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas. II- Na região nordeste, há uma grande mistura de elementos culturais das culturas indígena, mineira, gaúcha, boliviana e paraguaia. III- Entre as manifestações culturais presentes na região Sul do Brasil, destacam-se as festas instituídas por imigrantes advindos principalmente da Europa no século XX. IV- Uma das principais características da cultura afro-brasileira é sua homogeneidade cultural em todo território brasileiro, em razão dos africanos terem sido trazidos de uma única região da África. Assinale a alternativa correta:
Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:
Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:
O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estima que foram pescadas 7.000 toneladas de tainha em Santa Catarina no ano passado, na pesca artesanal e industrial. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:
Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:
A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:
Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta: