A utilização de um texto em outro, de forma indireta ou direta, como ocorre nesse texto, é conhecida como
Releia o trecho a seguir.
“Diz então a superpotência que o ditador é sanguinário e tortura criancinhas, mas que se ele se desarmar será deixado em paz, então o interesse não está ligado às criancinhas iraquianas, portanto isso não é lógica, é hipocrisia."
As conjunções presentes nesse trecho indicam, respectivamente, ideias
Os vícios do ato administrativo podem atingir qualquer um de seus elementos.
Na hipótese em que a matéria de fato ou de direito em que se fundamenta o ato é materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido, fica caracterizado(a)
“O resgate do queijo na Serra do Caraça começou no ano de 2014, em conjunto com a Emater. O que era apenas a intenção de retornar o processo natural, foi logo atestado (por) especialista em queijo artesanal da Emater. Ele visualizou o potencial da região e mobilizou os produtores e o [...] diretor administrativo do Caraça."
Disponível em: <http://atilalemos.com.br/2017/11/ queijo-minas-artesanal-volta-a-ser-produzido-no-entre-serras/>. Acesso em: 20 mar. 2018 (Fragmento adaptado).
O resgate do queijo artesanal produzido no “Roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça", está diretamente relacionado ao
“A Arte tem função tão importante quanto a dos demais conteúdos do currículo escolar”, conforme a proposta geral do Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando as funções da Arte descritas nos PCNs/1997, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, em relação à educação em Arte na escola.
( ) O ensino da arte favorece ao aluno relacionar-se de forma criadora com as outras disciplinas do currículo.
( ) A aula de arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética no aluno.
( ) A experiência artística tem a finalidade de desenvolver habilidades manuais dos alunos. ( ) A aula de arte tem o objetivo de proporcionar terapia e recreação para os alunos.
Assinale a sequência correta.
Considerando as concepções do autor, assinale a alternativa incorreta.
Releia o trecho a seguir.
“[...] uma das grandes perguntas da humanidade é qual a lógica da guerra."
As palavras destacadas a seguir são acentuadas pelo mesmo motivo daquela desse trecho, exceto em:
Analise os dados a seguir.
O jornal O Tempo publicou, em sua edição de 1º de abril de 2018, matéria intitulada “Recorde na compra de sêmen retrata o racismo brasileiro, revelando que o crescimento da importação de esperma dos EUA cresceu 3.125%".
De acordo com o gráfico que registra a ascendência dos doadores de sêmen e em consonância com o título da matéria, é possível concluir que
Conforme os conceitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa incorreta.
Releia o trecho a seguir. “Portanto, sem os pré-requisitos da lógica, não há lógica.” Com esse trecho, o autor busca
Releia o trecho a seguir. “[...] deve ter uma lógica, pois os protagonistas se esforçam em justificá-la.” A reescrita desse trecho que está de acordo com a norma-padrão é:
A partir do acompanhamento do Fórum Mundial das Águas, ocorrido em Brasília entre os dias 17 e 23 de março de 2018, leia o excerto a seguir.
“[...] Um levantamento realizado pela organização SOS Mata Atlântica em 230 cursos d'água, divulgado no início de 2018, mostrou que apenas 4,1% das amostras avaliadas têm água de boa qualidade, enquanto 75,5% foram considerados em situação apenas regular em termos de contaminação. Além disso, 20,4% dos pontos de coleta estão com qualidade da água ruim ou péssima.
A pesquisa foi feita em 102 municípios de 17 estados e no Distrito Federal, onde prevalece o bioma Mata Atlântica. [...].
O médico Eugênio Scanavino, [...] que atua no oeste do Pará, conta [...]: 'Quando chegava no trabalho pela manhã, ia fazendo a separação na fila, a maior parte dos casos era de diarreia, doença causada pelo consumo de água contaminada'. [...]"
MARCONDES, Dal. Capital pelo esgoto. Especial diálogos capitais. Revista Carta Capital, N. 999, 18 abr. 2018. São Paulo: Confiança. p. 38 (Adaptação).
Considerando as informações a respeito das águas no Brasil, é correto afirmar que
Em relação à História do Ensino da Arte no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao desenho – desígni-, conceituado pelas autoras, considere as afirmativas a seguir.
I. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.
II. Os estudantes repetem desenhos estereotipados por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar ou por fuga da realidade.
III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa.
IV. Destacar o aluno que “faz os cartazes", o que “sabe desenhar" etc., comumente reconhecido com “habilidade artística" ou “talentoso", representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.
De acordo com os conceitos apresentados pelas autoras, estão corretas as afirmativas