Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta emprego de linguagem figurada.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Na linha 26, temos o emprego da conjunção “mas”. Ela poderia ser substituída por _____________, que também expressa a ideia de _____________, desde que _____________ alterações no período. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Observe a frase a seguir: “O dentista diz que não devo comer nada por uma hora.” Assinale a alternativa que NÃO apresenta pergunta que possa ser respondida por ela.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
No trecho: “Entro no elevador, de novo a notícia de que o ator não fará a série”, caso alterássemos a primeira forma verbal, conjugando-a no pretérito imperfeito, como seria a redação mais adequada para o período?
Segundo Libâneo, a tendência pedagógica em que o papel da Escola é de ser modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas é:
Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a educação abrange os processos:
“Para compreender o espaço geográfico, precisamos entender as relações sociais e as marcas deixadas pelos grupos humanos na paisagem no decorrer da história.” (MOREIRA, 2010). Nesse sentido, a Geografia, enquanto ciência, se dedica hoje a entender, de forma integrada, as relações entre a:
São países que expandiram suas economias e se industrializaram com a participação do capital japonês e dos Tigres Asiáticos, sendo, por isso, chamados novos Tigres Asiáticos, EXCETO:
A região Nordeste do Brasil pode ser dividida em sub-regiões, dentre elas, a “Meio-Norte", que possui como características:
I. Configura-se como uma zona de transição entre o Sertão e a Amazônia.
II. O agroextrativismo é presente na região com a exploração das palmeiras de babaçu e carnaúba.
III. Predomínio do cultivo de cana-de-açúcar, em especial nos estados de Pernambuco e Alagoas.
Quais estão corretas?
A respeito do conceito de Paisagem e Espaço, o geógrafo Milton Santos afirma que: I. Paisagem e espaço são conceitos sinônimos. II. Espaço é o conjunto de elementos naturais sem a interferência antrópica. III. Paisagem é o conjunto de formas que, em determinado momento, revelam as relações entre o homem e a natureza em diferentes épocas. Quais estão corretas?
Professores, direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal ABC se reuniram com o intuito de encontrar caminhos para prevenir e combater ações violentas dentro da escola e na comunidade escolar. A ideia da equipe pedagógica da Escola é unir forças e trazer para dentro da unidade de ensino instituições e entidades que lidam com a questão da violência em diversas esferas sociais. Segundo Perrenoud, a competência de referência que trata da situação acima é:
Para Mittler, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas: I. A mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. II. A ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. III. Prepará-los para ensinarem àquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Quais estão corretas?
São efeitos do El Niño no território brasileiro: I. Redução das chuvas no norte e no leste da Amazônia. II. Aumento da temperatura no Sudeste durante o inverno. III. Secas no centro e no norte da Região Nordeste. IV. Redução das chuvas no inverno e na primavera na Região Sul. Quais estão corretos?
Uma população jovem numerosa, em virtude de altas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento. Essa é a premissa básica da Teoria Demográfica Reformista elaborada: