Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A educação escolar deverá vincular-se:

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A oferta de vagas está praticamente universalizada no País. O maior contingente de crianças fora da Escola encontra-se na região:

Segundo Libâneo, na pedagogia crítico-social dos conteúdos, alguns requisitos são fundamentais e indispensáveis para que o trabalho docente seja eficaz. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Conhecimento dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, tais como: processos cognitivos e afetividade. II. Conhecimento da dinâmica de grupo e formas de comunicação para ajudar no manejo de classes numerosas. III. Seleção e conteúdos representativos do saber cultural e científico em termos de se valor formativo, significância e utilidade para intervenção na prática social. Quais estão corretas?

Segundo Gadotti, a educação multicultural pretende reforçar a relação entre: I. Educação e vida. II. Educação no trabalho e reforma política. III. Objetivos e finalidade da educação. Quais estão corretas?

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Segundo Mittler, os professores devem planejar seu ensino a fim de alcançar o progresso quanto à aprendizagem de seus alunos através: I. Da identificação de alunos que têm necessidades educacionais especiais, incluindo dificuldades específicas de aprendizagem. II. Do entendimento de como a aprendizagem dos alunos é afetada pelo seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. III. Das expectativas e exigências apropriadas em relação à aprendizagem dos alunos, à motivação e à apresentação de trabalhos. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, no que se refere às possibilidades para sua utilização. ( ) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. ( ) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos. ( ) Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula. ( ) Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:

Para Moretto, não basta o aluno adquirir informações isoladas (nomes, datas, fórmulas e definições), mas é preciso que estabeleça relações entre elas, dando siginificado à própria linguagem. A isso, o autor dá o nome de:

Para a dinâmica da sala de aula, diferentes momentos podem ser simultâneos ou sucessivos em termos de aprendizagem. Para Hoffmann, esses momentos podem ser: I. Algo novo a conhecer que o mobiliza, provocando-lhe desejo e/ou necessidade de aprender. II. Experiências educativas que constituirão o cenário de aprendizagem. III. A expressão do conhecimento através de várias formas de representação e diferentes patamares de reflexão. Quais estão corretas?

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Segundo Mitttler, os professores devem adotar ações específicas para responder às necessidades diversas de alunos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso ao que se referem a essas ações. ( ) Criação de ambientes de aprendizagem efetivo. ( ) Garantia da motivação e da concentração dos alunos. ( ) Promoção da igualdade de oportunidades através das abordagens de ensino. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.

Um projeto de ensinoaprendizagem será um tanto melhor quanto mais estiver articulado à: I. Realidade dos alunos. II. Essência significativa da área do saber. III. Realidade social mais geral. Quais estão corretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282