Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Considere o que se afirma sobre o seguinte período do texto:
“Stephen e Jane discutiram aquela situação terrível e decidiram manter o relacionamento".
I. É composto e misto: há coordenação e subordinação.
II. A primeira oração é assindética; a segunda é sindética aditiva; a terceira é substantiva objetiva direta.
III. A oração reduzida, se for expandida, ficará: que o relacionamento seria mantido.
IV. O termo sublinhado é predicativo do objeto.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Analise as assertivas a seguir, considerando o exposto no texto: I. O assunto principal do texto é a presença inexorável do processo decisório mesmo em pequenas decisões cotidianas. II. O texto utiliza uma passagem narrativa como forma de fundamentar um texto biográfico acerca da vida e das descobertas de vários pesquisadores. III. De acordo com a leitura, pode-se inferir que Ana e a autora são amigas, uma vez que são ambas mulheres e compartilham rotinas semelhantes. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 10, 12 e 31.
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
A União promoverá a realização de pelo menos __________________ conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo ________________________, instituído nesta Lei, no âmbito do Ministério da Educação. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo Hoffmann, uma tarefa avaliativa bem elaborada favorece: I. A expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos. II. Possibilidade de o professor investigar as hipóteses construídas por eles até aquele momento, ou os processos de raciocínio de que se utilizaram. III. Que suscite respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Sobre as ocorrências da palavra “que" no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta a correta possibilidade de reescrita do trecho “os processos decisórios nos indicam o quanto podemos ser diferentes em cada situação” retirado do texto.
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas:
O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das linhas 05, 08, 17 e 24.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Considere os vocábulos a seguir, retirados do texto, e a afirmação sobre eles.
• incapacidade
• irresistível
• sobreviver
• prognóstico
Com exceção de _________, os demais pertencem ao grupo de vocábulos formados por _________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fenômenos fonéticos de alguns vocábulos do texto.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considere o vocábulo “intrínseco” (l. 22) e analise as assertivas a seguir: ( ) No contexto em que é empregado, o vocábulo refere-se àquilo que é parte da natureza de alguém, característico ou próprio. ( ) Tal palavra poderia ser substituída por “inerente”, desconsiderando alterações estruturais no período, sem prejuízo do significado. ( ) “Intrínseco” é um sinônimo perfeito de “inato”, pois as duas palavras possuem o prefixo –in em seu radical. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
É necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas: I. A aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento. II. A construção de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade. III. A compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. Quais estão corretas?