Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Analise as assertivas a seguir, considerando o exposto no texto: I. O assunto principal do texto é a presença inexorável do processo decisório mesmo em pequenas decisões cotidianas. II. O texto utiliza uma passagem narrativa como forma de fundamentar um texto biográfico acerca da vida e das descobertas de vários pesquisadores. III. De acordo com a leitura, pode-se inferir que Ana e a autora são amigas, uma vez que são ambas mulheres e compartilham rotinas semelhantes. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 10, 12 e 31.
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
A União promoverá a realização de pelo menos __________________ conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo ________________________, instituído nesta Lei, no âmbito do Ministério da Educação. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo Hoffmann, uma tarefa avaliativa bem elaborada favorece: I. A expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos. II. Possibilidade de o professor investigar as hipóteses construídas por eles até aquele momento, ou os processos de raciocínio de que se utilizaram. III. Que suscite respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta. Quais estão corretas?
Instruction: Answer question based on the following text.
Consider the following statements about the text: I. Garadávala is a language widely spoken in Germany. II. Opposed to invented languages, natural languages are not part of a construction. III. In order to invent a language, one must be both creative and have a good understanding of language structure. Which ones are in agreement with the text?
Instruction: Answer question based on the following text.
Analyse the following statements: I. None of the created languages have a large ammount of speakers, being used only in movies and books. II. Esperanto was created to be an universal language, meant to promote peace. III. Despite the fact that created languages haven’t been globally speaken, in the future they will certainly replace English as the world dominant language. Which ones are correct?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta a correta possibilidade de reescrita do trecho “os processos decisórios nos indicam o quanto podemos ser diferentes em cada situação” retirado do texto.
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas:
O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?
Instruction: Answer question based on the following text.
Consider the following statements. I. The plural of the words ‘sketch’ (l.14) and ‘inventory’ (l.17) follow the same spelling rule. II. To turn a singular sentence into plural, one has to both nouns and adjectives. III. The main rule of verb agreement in the third person singular is to add –s, as it is the case in ‘go’ (l.17). Which ones are INCORRECT?
Instruction: Answer question based on the following text.
Analyse the following statements about word formation. I. ‘unmelodious’ (l.05) and ‘viable’ (l.22) are formed by suffixation. II. Both ‘mostly’ (l.11) and ‘simply’ (l.17) are formed by only adding the suffix –ly. III. The suffix –ly only forms adverbs. Which ones are INCORRECT?
Instruction: Answer question based on the following text.
Evaluate the following translations, considering its contex:
I. People have been trying to create new tongues (l. 01) – Pessoas vem criando novas línguas.
II. none of the existing constructed languages (l.07) – nenhuma das construções de linguagens existentes.
III. there might be more of them in the future (l.21-22) – podem haver mais deles no futuro.
Which ones are INCORRECT?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considere o vocábulo “intrínseco” (l. 22) e analise as assertivas a seguir: ( ) No contexto em que é empregado, o vocábulo refere-se àquilo que é parte da natureza de alguém, característico ou próprio. ( ) Tal palavra poderia ser substituída por “inerente”, desconsiderando alterações estruturais no período, sem prejuízo do significado. ( ) “Intrínseco” é um sinônimo perfeito de “inato”, pois as duas palavras possuem o prefixo –in em seu radical. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
É necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas: I. A aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento. II. A construção de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade. III. A compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. Quais estão corretas?