Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 48 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q750817

Considerando a visão do historiador Mário Maestri sobre a relação dos chefes farroupilhas, no conteúdo da constituição da república, que considerou “homens livres nascidos no território da república”, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q750812

Em relação às diferentes estruturas sociais e políticas na administração do Brasil Colonial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) No período Brasil Colônia, em teoria, existia o território, os súditos e seus bens, e tudo isso pertencia ao Rei, constituindo, assim, seu patrimônio. Portanto, todos os poderes se concentravam, por direito divino, aos Reis de Portugal. Se considerarmos essa configuração histórica na historiografia brasileira, fica evidente que o Brasil Colônia era um Estado Absolutista. ( ) O poder político e as manobras administrativas do Rei de Portugal sobre o Brasil Colônia significaram nesse período histórico uma representação prática conjunta aos interesses dos diferentes estratos sociais dos nobres, comerciantes, clero e gente do povo. Portanto, esse poder político de manobra e representatividade levou Portugal a usar a expressão “Coroa” em vez de “Rei”, determinando assim, o poder da monarquia portuguesa. ( ) Ao estabelecer a montagem administrativa portuguesa na colônia, o poder da Coroa se fortaleceu. Não ocorrendo improvisações nas decisões locais, as pressões imediatas dos colonizadores cessaram e as instruções emanadas da distante Coroa findaram-se. ( ) Entre os órgãos de poder na Colônia, existiam as Câmaras Municipais, com sede nas Vilas e nas cidades. A composição dos membros dessa administração local dava-se pelos administradores natos indicados em razão de seus papéis sociais e econômicos. Contudo, essa Câmara administrativa tinha na sua formação membros que foram eleitos pelos votos dos grandes proprietários locais, considerados puros para exercer o voto. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q749517

Para responder a questão seguinte considere o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município.

_______________ é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidade compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Carregando...
Q749512

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do:

Carregando...
Q749524

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que: I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com a política social. II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo no ensino fundamental e em rede privada. IV. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Quais estão INCORRETAS?

Carregando...
Q749497

Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:

Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.

I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.

II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.

III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower.

IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa.

Quais estão corretas?

Carregando...
Q749500

Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.

Carregando...
Q749505

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o ECA, analise as assertivas abaixo: I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. II. No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola. IV. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Quais estão corretas?

Carregando...
Q749516

Para responder a questão seguinte considere o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município.

A aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura de termo pela autoridade competente e pelo compromissando chama-se:

Carregando...
Q750809

Analise as seguintes afirmações acerca dos períodos históricos do Brasil Colonial: I. A história do Brasil Colonial pode ser dividida em três períodos cronológicos: o primeiro, da chegada de Pedro Álvares Cabral à instalação do governo geral; o segundo é um intervalo de tempo entre a instalação do governo geral e o final das décadas do século XVIII; já o terceiro, termina em 1822 quando foi proclamada a Independência. II. O primeiro período histórico do Brasil Colonial é conhecido pela posse de terra e a facilidade comercial pré-estabelecida, pelos entusiasmos despertados de longe, quando Vasco da Gama chega à Índia. Nesse contexto, o Brasil surge como uma terra de possibilidade de exploração. III. Após a montagem da colonização, com a sistematização do governo geral, configura-se uma relação colonial que se estende por mais de dois séculos; porém, nas últimas décadas do século XVIII, uma série de transformações na ordem mundial e na colônia estabeleceram uma crise ao sistema vigente. IV. Nas tentativas de colonização, o descobrimento no Brasil não provocou grande entusiasmo inicial. Essa descrença foi porque o entorno geográfico era desconhecido. Durante anos o Brasil foi conhecido como uma grande ilha, com atrações exóticas, composta de índios, papagaios e araras. Essa configuração exótica levou alguns informantes italianos a dar ao Brasil o nome de Terra dos Papagaios. Quais estão corretas?

Carregando...
Q750811

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História estabelecem objetivos, perspectivas, intenções e orientações para os educadores da área. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao documento.

Carregando...
Q749509

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou: I. Por diferentes estratégias de educação continuada. II. Em instituições especializadas. III. No ambiente de trabalho. Quais estão corretas?

Carregando...
Q749523

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os objetivos dos PCN’s se definem em termos de capacidades de ordem:

Carregando...
Q749511

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá:

Carregando...
Q749504

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I. Buscar refúgio, auxílio e orientação. II. Crença e culto religioso. III. Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. IV. Opinião e expressão. Quais estão corretas?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282