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Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:

Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.

I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.

II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.

III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower.

IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa.

Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o ECA, analise as assertivas abaixo: I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. II. No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola. IV. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do:

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que: I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com a política social. II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo no ensino fundamental e em rede privada. IV. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Quais estão INCORRETAS?

Em relação às diferentes estruturas sociais e políticas na administração do Brasil Colonial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) No período Brasil Colônia, em teoria, existia o território, os súditos e seus bens, e tudo isso pertencia ao Rei, constituindo, assim, seu patrimônio. Portanto, todos os poderes se concentravam, por direito divino, aos Reis de Portugal. Se considerarmos essa configuração histórica na historiografia brasileira, fica evidente que o Brasil Colônia era um Estado Absolutista. ( ) O poder político e as manobras administrativas do Rei de Portugal sobre o Brasil Colônia significaram nesse período histórico uma representação prática conjunta aos interesses dos diferentes estratos sociais dos nobres, comerciantes, clero e gente do povo. Portanto, esse poder político de manobra e representatividade levou Portugal a usar a expressão “Coroa” em vez de “Rei”, determinando assim, o poder da monarquia portuguesa. ( ) Ao estabelecer a montagem administrativa portuguesa na colônia, o poder da Coroa se fortaleceu. Não ocorrendo improvisações nas decisões locais, as pressões imediatas dos colonizadores cessaram e as instruções emanadas da distante Coroa findaram-se. ( ) Entre os órgãos de poder na Colônia, existiam as Câmaras Municipais, com sede nas Vilas e nas cidades. A composição dos membros dessa administração local dava-se pelos administradores natos indicados em razão de seus papéis sociais e econômicos. Contudo, essa Câmara administrativa tinha na sua formação membros que foram eleitos pelos votos dos grandes proprietários locais, considerados puros para exercer o voto. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando a visão do historiador Mário Maestri sobre a relação dos chefes farroupilhas, no conteúdo da constituição da república, que considerou “homens livres nascidos no território da república”, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as seguintes afirmações acerca dos períodos históricos do Brasil Colonial: I. A história do Brasil Colonial pode ser dividida em três períodos cronológicos: o primeiro, da chegada de Pedro Álvares Cabral à instalação do governo geral; o segundo é um intervalo de tempo entre a instalação do governo geral e o final das décadas do século XVIII; já o terceiro, termina em 1822 quando foi proclamada a Independência. II. O primeiro período histórico do Brasil Colonial é conhecido pela posse de terra e a facilidade comercial pré-estabelecida, pelos entusiasmos despertados de longe, quando Vasco da Gama chega à Índia. Nesse contexto, o Brasil surge como uma terra de possibilidade de exploração. III. Após a montagem da colonização, com a sistematização do governo geral, configura-se uma relação colonial que se estende por mais de dois séculos; porém, nas últimas décadas do século XVIII, uma série de transformações na ordem mundial e na colônia estabeleceram uma crise ao sistema vigente. IV. Nas tentativas de colonização, o descobrimento no Brasil não provocou grande entusiasmo inicial. Essa descrença foi porque o entorno geográfico era desconhecido. Durante anos o Brasil foi conhecido como uma grande ilha, com atrações exóticas, composta de índios, papagaios e araras. Essa configuração exótica levou alguns informantes italianos a dar ao Brasil o nome de Terra dos Papagaios. Quais estão corretas?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História estabelecem objetivos, perspectivas, intenções e orientações para os educadores da área. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao documento.

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas em relação às considerações feitas sobre termos da seguinte frase do texto.

“Temos de ser gratos aos pioneiros por não usarem nada de plástico", pensei pouco tempo atrás, no trem que me levava até Plymouth, na costa sul da Inglaterra. (l. 10 e 11)

( ) Temos/pensei – verbos cujos sujeitos são ocultos.

( ) gratos – predicativo do sujeito.

( ) aos pioneiros – complemento nominal.

( ) nada de plástico – complemento verbal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I. Buscar refúgio, auxílio e orientação. II. Crença e culto religioso. III. Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. IV. Opinião e expressão. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou: I. Por diferentes estratégias de educação continuada. II. Em instituições especializadas. III. No ambiente de trabalho. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá:

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os objetivos dos PCN’s se definem em termos de capacidades de ordem:

Assinale a alternativa INCORRETA acerca do que se afirma sobre duas ocorrências do vocábulo COMO (l. 13 e 23).

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