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Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do:

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que: I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com a política social. II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo no ensino fundamental e em rede privada. IV. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Quais estão INCORRETAS?

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I. Buscar refúgio, auxílio e orientação. II. Crença e culto religioso. III. Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. IV. Opinião e expressão. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou: I. Por diferentes estratégias de educação continuada. II. Em instituições especializadas. III. No ambiente de trabalho. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá:

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os objetivos dos PCN’s se definem em termos de capacidades de ordem:

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos seguintes casos, EXCETO:

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação infantil será oferecida em: I. Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade. II. Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. III. Escolas especiais para crianças com desenvolvimento intermediário. Quais estão INCORRETAS?

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

O professor poderá realizar a avaliação por meio de: I. Observação sistemática: acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, utilizando alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe e outros. II. Análise das produções dos alunos: considerar a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. III. Atividades específicas para a avaliação: nestas, os alunos devem ter objetividade ao expor sobre um tema, ao responder um questionário. Quais estão corretas?

Entendendo-se que a capacidade de ensinar bem é, sem dúvida, uma nova competência, porque o ofício de professor, conforme nós a conhecemos, não tem mais espaço nos dias atuais, não há padronização nos educandos, no sentido de que cada aluno vivencia a aula em que está inserido de diferentes formas. Conceber e criar situações de aprendizagem é uma nova ferramenta à disposição do educador de forma a envolver, diferenciar e criar situações que se traduzam em objetivos de aprendizagem. De acordo com Perrenoud, a competência global a que se refere essa capacidade chama-se:

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, com critérios e regras comuns. Acerca destas regras, nos níveis fundamental e médio, assinale a alternativa correta.

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

No que tange à organização da Educação Nacional, a LDB determina que a União, os Estados e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, considerando as competências de cada ente federado.

Coluna 1

1.União.

2.Estado.

3.Município.

 

Coluna 2

( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.

( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

( ) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios.

( ) Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.

( ) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

( ) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Vasconcellos _________________________ é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares; é a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Ao tratar das composições dos níveis escolares, a referida Lei estabelece que a educação básica compõe-se de:

Segundo Libâneo, a Pedagogia Progressista se manifesta em três tendências, que são:

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