Assinale a opção INCORRETA quanto à concordância verbal.
A teoria de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas alterou o cenário educacional mundial na última década. Ele afirma, em sua teoria, que uma criança que aprende a multiplicar números com certa facilidade não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais fortes em outro tipo de inteligência. Quantos tipos de inteligência Gardner identificou em suas pesquisas?
No que se refere à dimensão ética da profissão docente, Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa”, afirma que ensinar exige:
Os diferentes usos e aplicações que atribuímos a cada tipo de matéria ou material dependem diretamente de suas propriedades. Dentre os diferentes tipos de propriedades da matéria estão as gerais, que são aquelas comuns a todo tipo de matéria. Assinale a alternativa que representa uma propriedade geral da matéria.
Será que todos os átomos de hidrogênio que existem na natureza são exatamente iguais? A reposta é não. A grande maioria dos átomos de hidrogênio pode ser representada por H. Contudo, além deles existem também outros, em menor quantidade, representados por H e H. Qual alternativa traz, respectivamente, a semelhança e a diferença existentes entre eles e o nome deste fenômeno?
A siderurgia (indústria do ferro) forma com as indústrias do carvão e do cimento a base da estrutura econômica de uma nação. Noventa por cento do metal utilizado no mundo é o aço, liga formada por ferro e carbono, mas não se encontram minas de aço na natureza. O aço é produzido, principalmente, a partir de um minério de ferro conhecido como hematita (Fe2 O3). Quimicamente esta substância é classificada como:
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado, atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade e em ligas metálicas como latão e bronze. Na natureza são encontrados dois isótopos estáveis: Cu-63 (69,17%) e Cu-65 (30,83%). Determine a massa atômica do elemento químico cobre.
A palavra mol, introduzida na química por Wilhem Ostwald em 1896, vem do latim mole, que significa “monte" ou “quantidade". Mas, afinal, quanto vale esse número N que utiliza-se para chegar ao conceito de mol? Hoje sabe-se que seu valor é, aproximadamente, 6,02 X 10 entidades/mol. Esse valor é conhecido como constante de:
A queima de um palito de fósforo é uma reação de combustão que pode ser representada, simplificadamente, por:
Madeira + oxigênio → gás carbônico + água + calor
Nessa reação ocorre liberação de energia na forma de calor. Uma pergunta interessante sobre a reação é: De onde veio essa energia? A energia liberada estava contida nos reagentes e, quando eles se transformaram nos produtos, essa energia foi liberada.
Isso permite concluir que cada substância deve apresentar certo conteúdo de energia, que é denominada: