A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:
Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente. (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).
Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:
A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).
No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 45, o regimento escolar:
15 de Novembro
A Monarquia Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República Eu também!
(Revista FON-FON)
Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.
As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:
Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:
Segundo Gardner (1987, p.87) , Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência. De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
A concepção de desenvolvimento que deriva da corrente filosófica Empirismo e que se preocupa em explicar os comportamentos observáveis do sujeito é chamada de concepção:
A ocupação territorial de Rondônia teve início no século XVIII, quando a Colônia portuguesa saiu à frente dos espanhóis para garantir o controle da região. O povoamento do território que se seguiu a partir daí NÃO teve como fator:
A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:
O embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra.Qual o nome dado a esse conflito?
Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.
Considere uma organização curricular por disciplinas isoladas, dispostas em uma grade curricular, que não foi discutida e nem elaborada pelos professores e visa a desenvolver nos alunos habilidades e destrezas desejadas pela sociedade. Este é um currículo:
De acordo com Luckesi , [...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si. Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar: