Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:

“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).



Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:

“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).
No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:

Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 45, o regimento escolar:

15 de Novembro

A Monarquia – Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República – Eu também!
(Revista FON-FON)

Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.
As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:

Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:

Segundo Gardner (1987, p.87) , “Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência.” De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:

A concepção de desenvolvimento que deriva da corrente filosófica “Empirismo” e que se preocupa em explicar os comportamentos observáveis do sujeito é chamada de concepção:

A ocupação territorial de Rondônia teve início no século XVIII, quando a Colônia portuguesa saiu à frente dos espanhóis para garantir o controle da região. O povoamento do território que se seguiu a partir daí NÃO teve como fator:

A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:

O embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra.Qual o nome dado a esse conflito?

Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.

Considere uma organização curricular por disciplinas isoladas, dispostas em uma grade curricular, que não foi discutida e nem elaborada pelos professores e visa a desenvolver nos alunos habilidades e destrezas desejadas pela sociedade. Este é um currículo:

De acordo com Luckesi , “[...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si.” Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282