No trecho a seguir foram destacadas algumas preposições: “APÓS um acidente automobilístico, ele morreu DE mãos dadas COM a mulher no leito de hospital, EM Yowa, nos Estados Unidos." Dado o contexto, em que foram utilizadas, analise, respectivamente, os sentidos corretos atribuídos a elas:
Nos trechos abaixo foram destacadas palavras, que atuam como elos coesivos entre as orações. Assinale a que possui classificação morfológica diferente das demais.
Aação de mandado de segurança:
Segundo a Constituição Federal, o sigilo das comunicações telefônicas:
Assinale a opção em que o substantivo tem formação de gênero igual ao de CONSORTE.
Assinale a palavra que se repete no texto e assume, de acordo com o contexto, significados diferentes.
Assinale a alternativa em que a palavra COMO expressa a mesma ideia que em: COMO todos sabem, o papel da mulher tem se modificado através dos anos.
Em “E no primeiro espinho já se pensa na próxima relação.”, o autor faz uso de uma figura de linguagem denominada:
De acordo com Belloni (1998), “O campo da educação enfrenta, pois, mais este desafio: o de constituir-se em espaço de mediação entre a criança e esse meio ambiente tecnificado e povoado de máquinas que lidam com a mente e o imaginário.” Em entrevista a Nova Escola, Maria Elizabeth declara que: “temos vários estudos em que o professor reconhece que a tecnologia é importante e ele quer utilizá-la. Mas não é apenas porque tem pouco domínio que não a emprega.” Para utilizar eficientemente a tecnologia como instrumento de aprendizagem, é necessário que o professor:
Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:
Considerando a função definida por
determine o valor de
.
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador: