Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: “As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas.” Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:
Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:
Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a “ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular”:
No período composto a seguir, “Por isso me emocionei com a história de um casal americano QUE LI RECENTEMENTE NA INTERNET", a oração em destaque classifica-se como:
Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:
Considerando a função definida por determine o valor de .
A Resolução de nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em seu Artigo 27, define como modalidades da Educação Básica:
Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: “O diálogo começa na busca do conteúdo programático” afirma: “Daí que, para esta concepção como prática da liberdade, a sua dialogicidade comece, não quando o educador-educando se encontra com os educandos educadores em uma situação pedagógica, mas antes, quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes. Esta inquietação em torno do conteúdo do diálogo é a inquietação em torno do conteúdo programático da educação.” A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:
O conceito: “É um processo que sofre interferências da sociedade e desenvolve pessoas no que diz respeito às suas características de ser humano, o seu potencial e à sua participação na sociedade.”, se refere:
Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), “[...] o diálogo é uma relação horizontal.” Nutre-se de:
Em “E no primeiro espinho já se pensa na próxima relação.”, o autor faz uso de uma figura de linguagem denominada:
Em: “E os recém-separados partem para outra TÃO rápidos QUANTO atletas olímpicos.", identifique o valor semântico da locução conjuntiva em destaque.
Um triângulo retângulo possui catetos medindo 30 cm e 40 cm. Determine a medida da altura relativa à hipotenusa desse triângulo.
Leia com atenção os trechos abaixo:
A leitura dos trechos acima sobre a ocupação indígena em Valença, em meados do século XIX, descreve:
Os cargos, empregos e funções públicas, nos termos da Constituição Federal: