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Ao estudar a vida social humana, a Sociologia se depara com uma questão fundamental: a relação entre os indivíduos e o contexto social no qual estão inseridos. A respeito das análises construídas pela sociologia clássica sobre esta relação entre a sociedade e os indivíduos, é CORRETO afirmar:

São características do pensamento político de Karl Marx, EXCETO:

Em relação aos conceitos de papel, status e habitus elaborados pela Sociologia, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A expressão tribos urbanas foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli para compreender um fenômeno que se constitui, segundo ele: “nas diversas redes, grupos de afinidade e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este" (MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998, p. 70).

Em relação a esse fenômeno das tribos urbanas, NÃO é correto afirmar:

Observe o gráfico abaixo, produzido pela organização Red Lat (Rede Latino-Americana de Pesquisas em Empresas Multinacionais) no ano de 2012.

Em relação ao gráfico apresentado, NÃO é correto afirmar:

A tecnologia, na sociedade contemporânea, está presente em praticamente todos os setores da vida social e sua importância se verifica no âmbito das relações sociais, seja na família, na comunidade, no trabalho ou na educação. Nessa sociedade em que a inclusão digital é cada vez mais exigida, o professor, com seu papel de formador social, precisa estar preparado para atuar de maneira colaborativa neste processo.

Com relação ao uso das tecnologias digitais no trabalho docente, NÃO é correto afirmar:

No ano de 1998, o Ministério da Educação publicou novas diretrizes curriculares do Ensino Médio no Brasil.

Em relação às mudanças propostas para a educação a partir dessas diretrizes, NÃO é correto afirmar:

Todas as alternativas abaixo trazem reformulações de trechos do texto sem comprometimento da orientação de sentido original, EXCETO em:

Arroyo, ao discorrer sobre a política da Educação Integral e Integrada, explica que uma visão negativa persistente na escola e na gestão escolar ainda precisa ser superada. Ele aponta que um risco que a Educação Integral e Integrada corre é o de perder seu significado político ao se limitar a uma oferta de “mais tempo da mesma escola, ou mais um turno – turno extra – ou mais educação do mesmo tipo de educação". (Fonte: MOLL. Jaqueline. [et al]. Caminhos da Educação Integral no Brasil. [recurso eletrônico]: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 33).

Sobre a política de Educação Integral e Integrada, analise as asserções a seguir:

I. A Educação Integral e Integrada na Educação Básica assegura jornada escolar igual ou superior a sete horas diárias ou trinta e cinco semanais, durante o período letivo.

II. O decreto reconhece e valoriza a diversidade das populações do campo, quilombola, indígena e situação de itinerância e estimula a gestão democrática e a articulação entre a educação básica e o ensino superior.

III. São princípios da Educação Integral e Integrada: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; valorização do profissional da educação; vinculação entre a educação escolar, trabalho e práticas sociais; singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

IV. Um dos objetivos da Educação Integral é fortalecer a rede de educação profissional, com vistas ao aumento da escolarização e à melhoria da qualidade da formação do jovem e adulto trabalhador, tendo como centralidade o estudante, considerando como dimensões indissociáveis o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia.

V. É competência da Secretaria Municipal de Educação tomar as providências para a ampliação gradativa da Educação Integral e Integrada na rede de ensino, considerando as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e nos demais instrumentos legais.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

A ciência busca compreender a realidade através do pensamento racional e da observação sistemática dos fatos, considerando as relações entre eles e levando à possibilidade de controlar e de prever acontecimentos. Em oposição ao pensamento científico, existe o senso comum, que se baseia na crença de que a experiência de vida conduz à construção do conhecimento na medida em que as pessoas se deparam com os problemas do cotidiano.

Sendo a Sociologia uma ciência que estuda a sociedade, identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O senso comum é uma forma de pensamento mais imediato e superficial do que a Sociologia, baseado em emoções e, muitas vezes, de cunho preconceituoso.

( ) O senso comum é um conjunto de saberes bastante elaborado e complexo como a Sociologia, pois resulta da experiência das pessoas ao enfrentarem os problemas do cotidiano.

( ) A sociologia é uma ciência preocupada com questões que envolvem o homem e a sociedade e busca desenvolver um olhar específico que tenta romper com os entendimentos do senso comum.

( ) O olhar sociológico procura evitar que os julgamentos de valor moral do senso comum influenciem na percepção e na análise dos fenômenos sociais.

( ) O método sociológico busca compreender os fenômenos sociais com certo distanciamento e objetividade, utilizando as prenoções do senso comum para o entendimento das causas desses fenômenos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Segundo Karl Marx, as desigualdades sociais são provocadas pelas relações de produção que, no sistema capitalista, dividem a sociedade em duas grandes classes sociais: os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.

Em relação ao conceito de classes sociais em Marx, NÃO é correto afirmar:

A respeito dos padrões de comportamento social que podem ser observados nos diversos contextos ou grupos sociais e que influenciam na conduta de seus membros, identifique com V ou F as proposições, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) As formas como os indivíduos agem coletivamente, como eles se relacionam entre si, como produzem sua vida material e espiritual, são o que constrói a sociedade. Assim como os indivíduos influenciam na dinâmica social, a sociedade também exerce influência sobre eles, ou seja, indivíduo e sociedade são interdependentes.

( ) O comportamento social humano, da mesma maneira que outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura e também pelos instintos naturais. Assim, o comportamento humano baseado na cultura e na aprendizagem é o que une essencialmente o homem às demais espécies.

( ) Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que os indivíduos compartilham ao viver em sociedade, suas crenças, valores e expectativas sociais é o resultado de um processo de aprendizagem da cultura, também denominado de socialização.

( ) Ao nascer, os indivíduos são dotados de potencialidades inatas como a linguagem, a inteligência, a postura bípede dentre outras. Todas essas potencialidades se desenvolvem naturalmente, independente do contexto social onde os indivíduos estão inseridos.

( ) As condutas que os indivíduos devem ou não assumir, como eles devem se relacionar e tudo o que é comum a eles derivam do convívio social. Em primeira instância, vem a família e, posteriormente, vão sendo somadas as vivências no bairro, na escola, nos grupos de referência, a mídia etc.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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