Durante um dia do carnaval, 120 pessoas foram monitoradas sobre o meio de transporte utilizado para a participação em um bloco no centro da cidade. A tabela abaixo mostra o meio de transporte utilizado na ida e na volta por essas pessoas. Por exemplo, o número 7 na tabela indica que 7 pessoas utilizaram táxi na ida e carona na volta.
Dentre as monitoradas, quantas pessoas utilizaram meio de transporte na volta diferente do meio de transporte que utilizaram na ida?
Leia o texto a seguir:
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), adolescente é a pessoa que tem
De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).
Diante do texto, analise as asserções a seguir:
I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
PORQUE
II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.
Está CORRETO o que se afirma em:
A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.
Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:
I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.
II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.
III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.
IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.
V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
As grandes metrópoles do mundo, sejam elas localizadas em países desenvolvidos ou mesmo em nações pobres, com toda a sua complexidade, parecem conter exemplos bastante interessantes e variados de territórios e territorialidades urbanas que podem ser amplamente utilizados pelos professores, em sala de aula, como forma de discutir essa categoria tão importante nos estudos da Geografia, em especial da Geografia Política. Nesses casos, é interessante destacar o território como um campo de forças, uma teia de relações sociais que, em sua complexidade, pode indicar limites que identificam espaços da identidade coletiva, onde se estabelece uma oposição ou rejeição aos indivíduos ou grupos que passam a ser vistos como estranhos, os de fora.
Entre esses exemplos, podem ser consideradas como expressões muito claras das territorialidades urbanas geradoras de tensão e conflitos em muitas das metrópoles brasileiras, todas as situações descritas abaixo, EXCETO:
A respeito dos mapas, analise as afirmativas abaixo.
I. Mapa é uma representação codificada fidedigna de um determinado espaço real.
II. Através dos mapas, é possível compreender a distribuição e a organização dos espaços, tal como ter uma visão de conjunto, mostrando a interligação com espaços mais amplos.
III. Todo mapa representa política e ideologicamente as ideias do cartógrafo que o elaborou.
Está CORRETO o que se afirma em:
Observe a imagem a seguir.
A foto do menino resgatado com vida sob escombros após um bombardeio em Aleppo, em 2016, viralizou nas redes sociais e jornais de todo o mundo. Arrastando-se desde 2011, o conflito na síria possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução. Nas aulas de Geografia, a temática “Espaço e Poder", principalmente, na perspectiva do Oriente Médio, torna a Guerra Civil na Síria um tema imprescindível, já que esta já é considerada um dos maiores desastres humanitários dos últimos anos.
A partir deste conflito, diversos são os temas que o professor de Geografia pode desenvolver em suas aulas. A seguir, são apresentados alguns temas e suas respectivas relações. A única alternativa que apresenta uma incongruência é:
A figura abaixo representa os domínios morfoclimáticos do Brasil definidos pelo Prof. Aziz Ab Saber (1965). Cada domínio morfoclimático possui características de relevo e vegetação que lhe conferem identidade e refletem a longa história de evolução das paisagens brasileiras.
Sobre as paisagens de cada um dos domínios morfoclimáticos, é CORRETO afirmar:
“O rendimento domiciliar per capita do Brasil ficou em R$ 1.268 em 2017, conforme levantamento divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua). [...] De acordo com o IBGE, o rendimento domiciliar per capita é o resultado da soma dos rendimentos recebidos por cada morador, dividido pelo total de moradores do domicílio. Essas estimativas servem como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar nº 143, de julho de 2013. [...]". Disponível em:
O rendimento médio domiciliar per capita por Unidade da Federação, em reais (R$), é apresentado na tabela abaixo.
Com base nessas informações e em outros conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I. No período de 2014 a 2017, o maior rendimento domiciliar per capita sempre foi observado no Distrito Federal e o menor, no Maranhão. Ainda que ambos tenham apresentado crescimento da renda domiciliar per capita nesse período, nota-se que houve também um aumento na diferença entre essas duas Unidades da Federação.
II. Em 2017, o rendimento domiciliar per capita do Brasil foi maior do que o rendimento domiciliar per capita de aproximadamente 70% dos estados brasileiros, indicando que o valor apresentado pela reportagem, além de não significar a média do rendimento domiciliar per capita das UFs, não é representativo, apesar de corroborar na denúncia das desigualdades do Brasil.
III. Praticamente a metade dos estados brasileiros apresentaram, em 2017, rendimento domiciliar per capita abaixo do salário mínimo nacional em 2017, que era R$ 937,00.
IV. O rendimento domiciliar per capita dos maranhenses, dos paraenses, dos capixabas, dos mato-grossenses e dos paranaenses foi o menor das regiões Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, respectivamente.
Está CORRETO o que se afirma em:
Leia o fragmento de texto a seguir e observe a tabela ao lado.
Analise as afirmações a seguir.
I. Num mapa, as cores que designam as linhas de metrô podem ser usadas como variável visual na representação.
II. Ao se elaborar retas que representem as linhas de metrô de Moscou, na escala de 1:100.000, a Linha 1 (Vermelha) medirá 13,1 cm, a Linha 5 (Marrom) medirá 9,65 cm e a Linha 9 (Cinza) medirá 20,75 cm.
III. A escala cartográfica de representação da Linha 11 por meio de uma reta medindo 34 cm é maior que a escala cartográfica de representação da Linha L1 (“Light Rail") por meio de uma reta medindo 55 cm.
Está CORRETO o que se afirma em:
Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:
Em todas as alternativas, o hífen foi utilizado de forma incorreta ao menos uma vez, EXCETO em:
Uma escola realizou uma olimpíada do conhecimento entre os estudantes. O gráfico a seguir mostra a quantidade de medalhas que 5 alunos ganharam.
Qual aluno ganhou mais medalhas ao todo?
Um avião fez uma viagem de 3h e 30min com 285 passageiros. A companhia estimou que o custo operacional total dessa viagem foi de R$ 596.534,00.
Aproximadamente, qual o custo médio por hora viajada para cada passageiro?
Numere a Coluna 2 conforme a Coluna 1, levando em consideração os recursos de acessibilidade que o estudante com Necessidades Educacionais Especiais precisa ter, com a adaptação no seu currículo, garantindo-lhe o direito à aprendizagem e efetividade na vida escolar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: