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De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).

Diante do texto, analise as asserções a seguir:

I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.

PORQUE

II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.

Está CORRETO o que se afirma em:

A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.

Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:

I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.

II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.

III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.

IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.

V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retrospectiva em Miami, em 2016 e em São Paulo, em 2017-18. A mostra com o título, Julio Le Parc: da Forma à Ação, trouxe obras que caminham pela op art, passa pela arte cinética e se desdobra em grandes instalações luminosas.

De acordo com a obra do artista e dos conhecimentos sobre a op art, identifique uma de suas características.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, que

Analisar o que chamamos de tecnoarte, ou arte produzida com o auxílio de uma máquina, é uma tarefa que deve considerar dois aspectos que extrapolam a criação artística pura e tradicional: o potencial produtivo da máquina e a

A instalação Jardim de Narcizo, de Yayoi Kusama, que fica no Inhotim, conta com 500 esferas de aço inoxidável que, ao flutuarem sobre um espelho d'água, refletem a natureza exuberante do lugar e o próprio espectador.

A instalação é um tipo de arte experimental. Esse fazer artístico produz obras que

No início da cultura humana, a dança estava mais ligada a lógicas místicas e religiosas, mas, com o tempo, foi adquirindo mais significados e seguindo rumos expressivos na vida das pessoas em diversas culturas. Hoje, a dança é considerada movimento expressivo. É a expressão artística que se dá por meio

Na Rua Leonídia Leite, 68, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, ocupado temporariamente pelo grupo Kaza Vazia, o artista retira com cuidado um dente da frente implantado e coloca um separador de lábios que deixa à mostra sua arcada incompleta. Assim, com a boca escancarada, percorre o caminho até o centro da cidade, parte a pé, parte de ônibus. Durante um tempo, permanece na Praça 7 de setembro, onde realiza malabares com a língua e o fragmento de dente que tem em sua boca, essa boca aberta impossibilitada de falar. [...] concomitantemente, distribui o panfleto Dente de elefante (2007) dedicado aos desdentados. Nele, o artista começa rastreando a origem da palavra banguela, e continua numa enunciação vertiginosa de narrativas que aliam à possibilidade de rir ou sorrir, própria de homens e macacos, a escravidão, a extração do ouro, a dificuldade de falar sem ter dentes, a epopeia de Tiradentes, as torturas na ditadura militar, a extração dos dentes do elefante para usá-los como material de arte. Texto do catálogo do artista Paulo Nazareth, lançado pela Editora Cobogó, em 2012.

Paulo é um artista contemporâneo e nesse trabalho ele utilizou a linguagem do (a)

Se a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela provocou também o surgimento de uma grande massa de trabalhadores vivendo nas cidades em condições precárias e trabalhando em situações desumanas. Surge então a chamada “pintura social", denunciando as desigualdades entre a pobreza dos trabalhadores e a riqueza da burguesia.

Nesse contexto, encontramos a pintura realista do século XIX, que se caracteriza pelo princípio de que o artista deve

Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:

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