Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. A hierarquia das necessidades humanas é:
( ) segurança
( ) fisiológicas
( ) estima
( ) sociais
( ) auto realização
A sequência numérica que corresponde corretamente a essa pirâmide de importância é:
A evolução da humanidade amplia, continuamente, o círculo de fatos e fenômenos, objeto da atividade cognoscitiva e prática do gênero humano. As grandes descobertas da ciência e as múltiplas transformações ocorridas até hoje sempre foram resultado da ação consciente do homem de conjugar teoria e prática em sua atividade sociocultural. Pode-se concluir que teoria e prática movem-se e transformam-se continuamente - a teoria não exclui a prática e a prática não exclui a teoria na atividade social dos homens.
Em relação à teoria e à prática, como partes integrantes de um todo único e onilateral, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos da gestão de pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
Dessa forma, são objetivos da gestão de pessoas dentro da organização, EXCETO:
Atente para o fragmento para responder à questão :
Sobre os itens lexicais destacados no fragmento, estão corretas as afirmativas, EXCETO:
Sobre o excerto, afirma-se:
1- O pronome pessoal “ele" retoma o sintagma “um clone".
2- Há um termo deslocado no início do período, que, segundo prescrições da gramática normativa, deveria ser marcado por vírgula.
3- A citação, marcada pelas aspas, parece mal introduzida, visto que começa por um conectivo.
4- A vírgula após o nome da psicanalista Elisabeth Roudinesco é inadequada, posto que se trata do sujeito gramatical.
5- A crase empregada no sintagma “à mesma gama de medicamentos" é correta, regida pelo verbo “receitar".
Estão CORRETAS as afirmativas:
Atente para as informações a seguir:
Em todas as opções, encontra(m)-se exemplo(s) de cacoépia e / ou desvios de prosódia, EXCETO em:
A forma de conceber a avaliação reflete uma postura filosófica diante da educação. Para o aluno, a avaliação é um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem, enquanto, para o professor, a avaliação é um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino.
Duas funções da avaliação da aprendizagem estão indicadas em:
Os aspectos levantados durante o diagnóstico representam problemas de treinamento e pode ser feito em três diferentes níveis de análise. Está INCORRETO o que se apresenta na alternativa:
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Sabemos que uma boa gestão de pessoas é uma questão vital para o sucesso do negócio e o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. E para serem bem-sucedidas, as organizações precisam de pessoas com habilidades e competências para conduzirem os negócios, fazerem as coisas acontecerem. Para conseguir isso, é imprescindível que a empresas invistam no treinamento e desenvolvimento das pessoas, possibilitando o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
Considerando a importância em saber administrar bem o capital humano por meio do treinamento e do desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo:
I. O treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.
II. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.
III. O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
IV. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes, provocando uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competências e destrezas.
Está CORRETO o que se afirma em:
A concepção construtivista reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual implicada na construção do conhecimento. Em relação aos princípios da concepção construtivista, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.
( ) Os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.
( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.
( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão, e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo Chiavenato (1999), o desenvolvimento organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e da capacidade adaptativa da organização à mudança. O desenvolvimento organizacional parte do pressuposto de que é plenamente possível o esforço para se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização.
Para o autor, os principais objetivos do desenvolvimento organizacional são, EXCETO:
Atente para o fragmento para responder à questão :
Com relação aos pronomes presentes no excerto, é INCORRETO afirmar:
Atente para os elementos formadores dos vocábulos destacados e os significados apresentados. Assinale a afirmação INCORRETA:
Considere o seguinte gráfico do Microsoft Excel, versão português do Office 2013:
Todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO: