
Cabe ao empregado quanto ao EPI, EXCETO:
Em uma estação de tratamento de água, há uma bomba que gira, mas não há bombeamento de água.
Entre as causas prováveis do mal funcionamento da bomba podem ser apontadas, EXCETO:
Os termos destacados estão corretamente interpretados entre parênteses, EXCETO em:
Em: “Toda a vila onde morava sabia, menos o menino.", menos pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
Analise as seguintes afirmativas sobre as opções disponíveis no grupo “Plano de Fundo da Página" da guia “DESIGN" do Microsoft Word, versão português do Office 2013:
I – O ícone
corresponde à opção “Marca D'água".
II – O ícone
corresponde à opção “Cor da Página".
III – O ícone
corresponde à opção “Margens da Página".
Estão CORRETAS as afirmativas:
O tratamento da água de captação superficial envolve várias fases. Entre elas podemos citar:
• Oxidação
• Coagulação
• Floculação
• Decantação
• Filtração
• Desinfecção
• Correção de pH
• Fluoretação
Alguns materiais são utilizados nessas fases, entre eles: cloro, sulfato de alumínio e cloreto férrico.
A utilização desses materiais ocorre nas seguintes fases, respectivamente:
Oxigênio dissolvido é a concentração de oxigênio (O2) contido na água, sendo essencial para todas as formas de vida aquática. Os sistemas aquáticos produzem e consomem oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na interface água – ar. O oxigênio é obtido, também, como resultado de atividades fotossintéticas de algas e plantas. A quantidade de oxigênio presente na água em condições normais depende da temperatura, da quantidade de sais presentes e da pressão atmosférica. A solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura e diminui com o aumento da salinidade.
Uma determinada lagoa sofreu uma única descarga de efluente de uma pequena fábrica. O oxigênio dissolvido foi monitorado durante 10 dias e um gráfico gerado a partir da coleta de água logo após o despejo do efluente.

Em relação ao gráfico apresentado, NÃO se pode afirmar que, em relação ao efluente lançado,
São cuidados que se deve adotar na manipulação de soluções concentradas preparadas no laboratório, EXCETO:
São tipos de tratamento de esgoto para efluentes domésticos, EXCETO:
A desinfecção pode ser considerada a última etapa da "limpeza" da água e tem por finalidade eliminar os micro-organismos patogênicos presentes na água. O cloro e alguns de seus derivados, tais como os hipocloritos, são os compostos químicos mais empregados na desinfecção.
O pH é muito importante na desinfecção. Com pH < 6, temos maior poder de desinfecção e, acima desse valor de pH, a eficiência tende a diminuir. Uma água ácida corrói as tubulações, diminuindo o seu tempo de vida útil. Assim sendo, é necessário que se corrija o pH mediante a adição de um alcalinizante. O mais comum é:
A definição: “Indicador de matéria orgânica baseado na concentração de oxigênio consumido para oxidar a matéria orgânica, biodegradável ou não, em meio ácido e condições energéticas por ação de um agente químico oxidante forte" refere-se
Um técnico resolveu trocar a lâmpada do laboratório em que trabalhava. A lâmpada que havia disponível tinha as seguintes especificações: 220 V – 60 W. A rede elétrica do laboratório é de 110 V. Se o técnico utilizar a lâmpada, considerando a voltagem do laboratório, irá ocorrer que a lâmpada
O artigo 3º da Resolução CONAMA nº 375/2006, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, determina que os lodos gerados em sistemas de tratamento de esgoto sejam submetidos a processos de redução de patógenos e da atratividade de vetores, para que possam ser utilizados na agricultura.
Os tratamentos necessários envolvem processos de adensamento, desaguamento, estabilização e higienização, dependendo do destino final.
Em relação a esses tratamentos, é FALSO o que se afirma em: