Destacaram-se alguns itens lexicais e lhes foram indicados sinônimos apropriados ao valor que assumem no contexto em que se inserem. A correspondência encontra-se INCORRETA na opção:
Atente para a indicação de recursos estilísticos utilizados pelo autor do texto II:
I – “A cultura moderna, ou pós-modernista, não tem uma razão para produzir sua autocrítica, mas muitas razões...". -> Metonímia
II – “Restou-nos o refúgio nos grandes espetáculos, como os do Coliseu antigo: o pão e o circo, para preencher o vazio da vida." -> Comparação
III – “A televisão nos anestesia com a estética da imagem. Para Baudrillard, ela é o nosso mundo." -> Metáfora
IV – “O tema é controverso, pois está associado a uma discussão sobre sua emergência funesta no pós-guerra." -> Hipérbato
Verifica-se que foram corretamente indicadas as figuras de linguagem presentes em:
Atente para o emprego dos pronomes pessoais oblíquos e a análise apresentada, na sequência. Assinale a opção que traz afirmação INCORRETA:
The use of the modal verb may in “which may explain the big rise in bar staff" (paragraph 6) indicates that
De acordo com a NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação, um agente teratogênico pode ser definido como:
Considerando o meio ambiente, o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador, para prevenir riscos são medidas econômicas e eficazes, EXCETO:
De acordo com a Decisão Normativa COPAM nº 217/2017, para fins de enquadramento nas atividades sujeitas a licenciamento ambiental, ao se definir o porte de uma linha de transmissão de energia, é considerado o seguinte parâmetro:
Conforme estabelece a Decisão Normativa COPAM nº 217/2017, no que se refere à dispensa do licenciamento ambiental no âmbito estadual, é CORRETO afirmar:
Entre os processos de tratamento de água, a etapa de clarificação pode ser dispensada quando se tratar de águas
São motivos que justificam o cuidado e a importância das Matas Ciliares para o meio ambiente, EXCETO:
A tabela a seguir apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por uma emissora de rádio com o objetivo de conhecer a preferência musical de seus ouvintes. Foram dadas três opções: Música Clássica ( C ), Música Sertaneja ( S ) e Música Popular Brasileira (MPB).
Considerando os dados dessa tabela, é CORRETO afirmar que:
Os sucessivos termos da sequência: (47, 42, 37, 33, 29, 26, x, y, z, w) são obtidos através de uma lei de formação. Obedecendo a essa lei, é CORRETO afirmar que o valor de (x + y +z + w) é igual a:
São vários os interdiscursos que “dialogam" no artigo de opinião de Frei Betto, como fonte de evidências para sua argumentação. Abaixo se apontaram alguns deles, com uma exemplificação. Assinale a opção em que NÃO haja correspondência entre a nomeação e a exemplificação:
São figuras de linguagem identificáveis no fragmento acima, EXCETO: