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A modalidade de licitação “realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação” é denominada

Para Wolf (1999) a divisão entre os dois campos de pesquisa (estudos americanos e europeus) nem sempre foi

positiva para o entendimento sobre os processos comunicativos.

Sobre essas escolas, analise as afirmativas abaixo:

1.Para a teoria crítica, a indústria cultural anula toda individualidade e ideia de resistência.

2.Para os estudos americanos, os mass media contribuem para integrar o indivíduo na vida social, no consumo

e na apreensão das políticas governamentais.

3.A teoria crítica entende que os espectadores devem ser tomados como fontes credíveis para se conhecerem

os processos comunicacionais.

4.Os estudos americanos se desenvolveram em pressupostos que consideraram a manipulação, a persuasão,

os efeitos e as funções da comunicação.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Sobre o problema da perda de sentido da duração real das coisas ou ética da imagem, numere corretamente a

coluna da direita de acordo com a da esquerda:

(1) O debate, o discurso verbal do palanque, a entrevista, o ensaio e o tratado são formas tradicionais de discursos persuasivos empregados também no campo político.

(2) A publicidade não “vende" seus objetos em seu valor de uso, mas na sua validade como qualificador daquele que o compra, o seu valor de signo.

(3) Tipo de racionalidade que ordena os comportamentos com vista aos fins, procurando sempre uma equação entre energia despendida e resultados obtidos.

(4) A ética da dimensão pública prescreve a mediação argumentativa dos conflitos e ensina a buscar o consenso.

( ) A propaganda política tem como modelo de “linguagem" a publicidade

( ) Ao se aproximar da publicidade comercial a propaganda política submete-se à lógica social do consumo

( ) Estratégia retórica e estratégia conotativa tornam-se a característica da propaganda midiática.

( ) A retórica é ineliminável em ambiente de competição discursiva.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

De acordo com Benhabib (2009), as sociedades democráticas modernas enfrentam a tarefa de assegurar três

bens públicos: a legitimidade, o bem-estar econômico e um sentido viável de identidade coletiva.

Como consequência da articulação entre esses bens, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme

sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A realização excessiva de um desses bens não coloca em risco a realização dos demais.

( ) Uma ênfase muito grande na identidade coletiva pode dar origem a um prejuízo imposto a minorias e dissidentes,

cujos direitos civis e políticos podem sofrer efeitos negativos.

( ) Demandas de identidades coletivas como formas excessivas de protecionismo e nacionalismo podem isolar

países no contexto mundial.

( ) Uma grande ênfase no bem-estar econômico pode ameaçar um sentido de identidade coletiva através do aumento

de competição entre grupos sociais.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Sobre a aplicação de conceitos e técnicas pelos Relações Públicas na comunicação organizacional, numere corretamente

a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

(1)Com o objetivo de atingir de forma planificada os objetivos globais para a organização.

(2)Com o objetivo de utilizar instrumentos para atingir públicos segmentados por interesses comuns.

(3)Com o objetivo de garantir a unidade no processo de comunicação com a concorrência dos vários setores.

( ) Integrada

( ) Estratégica

( ) Dirigida

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Sobre a conceituação dos tipos de comunicação com que os Relações Públicas trabalham, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda: (1)Criada, exclusivamente, para formar imagem positiva de uma organização, pessoa, de algo ou alguma coisa. (2)Aquela com a particularidade de estar ligada exclusivamente à alta administração da organização. (3)Ação estratégica de uma organização, elaborada com base no diagnóstico global. (4)Promove o fluxo da informação entre as necessidades da sociedade e as instituições de interesse público. ( ) Corporativa ( ) Pública ( ) Institucional ( ) Organizacional A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A aplicação da pesquisa de opinião extrapolou os limites do campo político, no qual despontou com intensidade, e hoje é um reconhecido método de investigação científica para a maioria dos campos de conhecimento. (NOVELI, 2006). Sobre a pesquisa de opinião, NÃO é correto afirmar:

A estrutura básica de um serviço de cerimonial engloba as seguintes providências, EXCETO:

Tendo em vista o disposto na Constituição Brasileira, é correto afirmar, EXCETO:

Gomes (2007) afirma que em sociedades nas quais a política é secularizada no nível do consumível, a esfera política é devassada assim como a vida das celebridades, cada vez mais expostas a hiperexposição. Sobre esse processo, é correto afirmar, EXCETO:

Analise as seguintes afirmativas sobre as pesquisas a respeito da interface entre a comunicação e a política nas

últimas décadas, de acordo com a classificação de Wilson Gomes:

1.A política contemporânea, do exercício do governo à disputa eleitoral, se estabelece em estreita relação com

a comunicação de massa.

2.A conversão do discurso político à gramática do audiovisual resulta na descentralidade das estratégias para

produção de afetos e emoções.

3.As estratégias eleitorais, para serem eficientes, solicitam as competências e habilidades técnicas do marketing,

das consultorias de imagem etc.

4.As estratégias políticas com recursos da comunicação voltam-se diretamente para os públicos dos meios de

informação e entretenimento.

5.As estratégias eleitorais e políticas em geral supõem uma cultura política sem consumo de imagens públicas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

O seu objetivo é solucionar um problema junto com outros que possuem perspectivas e interesses distintos, um processo que precisa começar com uma definição compartilhada de problemas. Esse conceito se refere a:

De acordo com a concepção de Relações Públicas defendida por Gruning; Ferrari; França, (2009), é CORRETO afirmar:

Considerando, segundo Waldyr Gutierrez Fortes, as características da pesquisa institucional, analise os itens abaixo: 1) A função de aplicar a pesquisa não constitui uma tarefa específica do profissional de Relações Públicas, mas é aconselhável que não seja aplicada por uma só pessoa. 2) O objetivo é levantar, metódica e periodicamente, as condições internas, identificando as deficiências, as lacunas e os desequilíbrios existentes na organização. 3) Uma das finalidades de sua aplicação é comparar os próprios desempenhos, por períodos determinados de tempo, a fim de verificar eventuais afastamentos dos objetivos estabelecidos. 4) Alcança seus melhores resultados se fizer uso de um questionário previamente elaborado, mas que não deve ser aplicado diretamente pelo próprio analista da pesquisa. 5) Não se esgota numa única aplicação, e torna-se constante para o Relações Públicas, que deve estar alerta para as modificações que possam ocorrer na organização. São CORRETOS os itens:

Para Peruzzo (2006), a pesquisa participante é mais uma das alternativas metodológicas de pesquisa na área de comunicação social. Sobre a pesquisa participante, é CORRETO afirmar:

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