Paciente J.L.S, 25 anos, sexo feminino, pesando 56kg, com altura de 175cm, deu entrada na emergência referindo extrema fraqueza muscular e desidratação, sem presença de edemas. Após exames bioquímicos, foram obtidos os seguintes valores: albumina 2,5 g/dl (referência: 3,5 a 5,2 g/dL); leucócitos 3.000/µl (referência: 4.000-11.000/µl); hematócrito 50% (referência: 36-48%). O índice de massa corporal (IMC) foi calculado, obtendo-se o valor de 18,29 kg/m2, e a aferição da circunferência de braço (CB) indicou 75% de adequação, segundo Blackburn e Thornton (1979).
Considerando-se os parâmetros citados, a interpretação correta é:
As operações definitivas podem ser denominadas como fundamentais ou de preparo e envolvem as modificações do alimento que ocorrem durante a sua preparação.
Nessa temática, quanto aos diversos tipos de cocção, é correto afirmar que:
Durante uma consulta nutricional, um adolescente questionou qual seria o total calórico de uma sobremesa.
Considerando que 100g da preparação têm 12,4g de carboidratos, 4,2g de proteínas e 6,8g de lipídeos, o total calórico em uma porção de 50g é de:
Sabe-se que os dados oriundos dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são utilizados para apoiar o planejamento de ações, além de possibilitar a construção de indicadores pactuados internacionalmente.
A alternativa que descreve um SIS é:
Sabe-se que o câncer envolve a divisão e a multiplicação anormais de células que podem espalhar-se por todo o corpo, um quadro conhecido como metástase. Quanto à fisiopatologia e à dietoterapia da enfermidade supracitada, avalie as afirmativas abaixo:
I. na fisiopatologia do câncer, entende-se que os oncogenes são genes alterados que favorecem o crescimento tumoral e estimulam a apoptose. Um exemplo de tais genes é a proteína p53, responsável por estimular a angiogênese e a metástas e.
II. no processo de carcinogênese, a expressão gênica pode ser alterada por nutrientes durante a gravidez, infância e outras várias fases da vida. Logo, a alimentação inadequada pode ser considerada como um fator causal para o câncer.
III. os inibidores de carcinogêneos alimentares são representados pelos hidrocarbonos aromáticos policíclicos, compostos N nitrosos e antioxidantes (como vitaminas C e D); já os que estimulam a carcinogênese são os fitoquímicos.
Está correto o que se afirma em
P. H. C., 5 meses e 12 dias, foi atendido no ambulatório de pediatria pelo nutricionista responsável, objetivando avaliar seu
estado nutricional. Após a antropometria, foram obtidas as seguintes medidas: Peso: 10 kg; comprimento: 62 cm; índice de
massa corporal (IMC): 26,01 kg/m2 Após utilizar as curvas de crescimento expostas na Caderneta da Saúde da Criança, publicada pelo Ministério da Saúde em 2022 (quinta edição), foram obtidos os achados:
Peso/idade localizado em > escore-z +2
Comprimento/idade localizado em ≥ escore-z -2
IMC/idade localizado em > escore-z +3
De acordo com o caso supracitado, as classificações nutricionais referentes a peso/idade, comprimento/idade e IMC/idade, são,respectivamente:
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que é uma diretriz da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), vem sendo trabalhada em uma perspectiva mais ampliada em diferentes campos de ação.
A EAN está ainda presente em outras políticas e documentos normativos da Saúde, tais como:
Um nutricionista foi selecionado para atuar em nutrição em saúde coletiva, na subárea de vigilância em saúde, no âmbito da vigilância sanitária.
À luz da Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, é uma atividade pertinente ao nutricionista contratado para a função supracitada:
A sobrevivência e a multiplicação de um micro-organismo nos alimentos são dependentes de seus mecanismos de defesa e das condições do meio, expressas principalmente pelos níveis de oxigenação, pH e temperatura.
Quanto ao supracitado, sabe-se que:
O código de ética e de conduta do nutricionista objetiva garantir que os princípios da nutrição sejam respeitados e valorizados. Em relação a tal temática, é considerada uma conduta ética do nutricionista:
A conservação dos alimentos é um quesito fundamental em técnica dietética.
A alternativa que descreve corretamente um método de conservação é:
O alimento e o cardápio são eixos fundamentais para que o nutricionista possa executar com êxito o seu papel profissional. Para tal, os conhecimentos acerca da técnica dietética (TD) são indispensáveis. Quanto a essa temática, é considerado como princípio ou objetivo da TD:
A insuficiência cardíaca (IC) é um importante problema de saúde pública que tem acometido a população mundial, sobretudo os indivíduos com idade mais avançada. A IC é iniciada por danos ou estresse ao músculo cardíaco, gerando alterações graves e irreversíveis no organismo.
Sobre as características nutricionais e recomendações dietoterápicas na doença em questão, é correto afirmar que:
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) destina-se ao diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população brasileira.
Tendo em vista o supracitado, a população atendida pelas ações do SISVAN é formada por:
Paciente P. S., sexo feminino, 65 anos, deu entrada na emergência com crises convulsivas e torpor. Após extensa anamnese, foi identificado um quadro de carência de um micronutriente. O mineral em questão é o principal determinante da osmolaridade plasmática, controlando o balanço de água. Diante de sua deficiência, a osmolaridade do plasma apresenta um decréscimo, o que sinaliza para o centro osmorregulador no hipotálamo, o qual responde inibindo a sede e diminuindo os níveis plasmáticos do hormônio antidiurético, resultando em maior diurese.
Diante do contexto supracitado, o mineral deficiente na paciente é o: