A administradora de rede Claudia recebeu um bloco de endereços IP no formato CIDR para uma nova sub-rede. O bloco de endereços CIDR atribuído é 192.168.10.0/24. Claudia precisa dividir esse bloco de endereços em quatro sub-redes menores para atender às necessidades específicas da organização.
Considerando que se precise ocupar todo o bloco de endereços e que a quantidade de endereços IP deve ser igual, os novos prefixos CIDR de cada sub-rede resultante após a subdivisão serão:
Lívia, arquiteta de soluções de cloud do Tribunal de Justiça de Mato Grosso de Sul, está estudando a possibilidade de o atual sistema on-premisse ser migrado para uma computação em nuvem. Nesse processo, Lívia está fazendo a verificação das características essenciais de modo a manter conformidade com o serviço de computação em nuvem. Ela identificou que uma premissa para a migração é que a empresa precisa ter o controle exato do hardware disponibilizado em um menor valor de abstração.
Portanto, Lívia não conseguirá ter seu serviço de computação em nuvem por não atender à característica do(a)
Daniel está no processo de desenvolvimento de um sistema financeiro que exige a realização de cálculos com altíssima precisão para prevenir erros de arredondamento que poderiam resultar em discrepâncias financeiras de grande magnitude. O sistema em questão precisa lidar com uma ampla variedade de operações financeiras, que vão desde as básicas adições e subtrações até os mais complexos cálculos de juros compostos e conversões monetárias. Diante disso, Daniel se vê na necessidade de selecionar a metodologia de aritmética computacional mais apropriada, que assegure a precisão exigida pelos cálculos financeiros do sistema.
Para o sistema financeiro em desenvolvimento, Daniel deve optar pela aritmética de:
A Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais, preservando os sistemas públicos em produção, mas consolidando pragmaticamente a política para a gestão e expansão do Processo Judicial Eletrônico – PJe.
Os serviços e aplicações integrados à Plataforma que implementam as funcionalidades essenciais básicas para um sistema de processo judicial de tramitação eletrônica, bem como os serviços necessários à integração, à coreografia e à interoperabilidade entre os serviços e soluções que compõem a Plataforma, são classificados como serviços:
Algumas das razões que justificam que uma organização autorize o desenvolvimento e implantação de políticas e normas de segurança da informação são:
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) está adquirindo uma solução de hiperconvergência com o objetivo de adequar seu Centro de Dados (CD) a sua nova política de hospedagem de máquinas, em que todas as máquinas serão virtuais. Foi escolhido um hipervisor que é executado em modalidade de kernel, tirando partido da proteção de hardware, e cuja CPU hospedeira permite o uso de múltiplas modalidades para dar aos sistemas operacionais convidados seu próprio controle e desempenho aperfeiçoado.
É correto concluir que o TJMS escolheu o(a)
Na multinacional em que Mateus trabalha, foi definido que ele criaria uma "Wikipédia" interna, isto é, acessível somente aos colaboradores internos. Ele deverá manter o mesmo modelo de segurança de uma página web comum que use o protocolo TLS/SSL para a navegação segura entre o servidor e os navegadores.
Para garantir a segurança, Mateus deverá usar a cifra de fluxo simétrica:
No processo de registro de candidaturas para determinada eleição, foi identificado que: (I) João não preencheu as condições de elegibilidade exigidas; (II) Maria foi alcançada por uma causa de inelegibilidade; e (III) Ana estava com os seus direitos políticos suspensos
Na situação descrita na narrativa, é correto afirmar que:
Micael, atuando como analista no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de biblioteca, enfrenta o desafio de selecionar uma estrutura de dados que otimize o armazenamento de informações sobre os livros. O sistema requer uma solução que combine a eficiência em realizar buscas rápidas por título, a capacidade de adicionar novos títulos frequentemente e a preservação da ordem alfabética para melhorar a experiência de navegação.
Levando em conta os critérios de acesso, busca, inserção e ordenação nas estruturas de dados, Micael identifica que a melhor opção para cumprir esses requisitos é a(o):
O analista João está em processo de análise de alternativas para integrar a rede de algumas localidades remotas do Tribunal de Justiça.
Durante sua análise da tecnologia e arquitetura de SD-WAN, João descobriu que ela:
Para compartilhar sua chave simétrica com Sônia para a troca de mensagens criptografadas, João usará um algoritmo de chave pública RSA. Este garante uma boa confiança na troca de mensagens curtas, porém pode sofrer ataques que tenham como objetivo decifrar sua chave. Uma das formas de defesa encontradas por João é modificar o texto claro usando um procedimento conhecido como optimal asymmetric encryption padding (OAEP).
Essa técnica de ataques ao RSA é do tipo:
Ester estava verificando sua caixa de entrada quando notou um e-mail com o nome de seu chefe, porém com um domínio
diferente. Acreditando se tratar de um e-mail pessoal, ela o abriu e baixou um arquivo em anexo. Tal fato possibilitou a um
atacante remoto acessar um dispositivo infectado de forma direta e interativa. O computador de Ester começou a apresentar
lentidão, o que a levou a fazer varredura com um antivírus.
O antivírus utilizado identificou o malware como sendo um:
A Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) tem o objetivo de aprimorar o nível de maturidade em segurança cibernética nos órgãos do Poder Judiciário.
Conforme estabelecido na ENSEC-PJ, é um objetivo da Rede de Cooperação do Judiciário na área de segurança cibernética:
Considere o padrão IEEE 802.11, que define especificações para redes locais sem fio (WLAN).
O método de acesso ao meio empregado nesse padrão é o:
Marta, servidora ocupante de cargo de provimento efetivo no estado Alfa, estava conduzindo o veículo da repartição quando, agindo com imperícia, ingressou em local proibido e atropelou Ana.
Considerando os balizamentos oferecidos pela narrativa, é correto afirmar, caso Ana almeje ingressar com a ação cabível para a reparação dos danos, que: