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Leia, a seguir, o relato de um aluno surdo incluído em uma turma regular de Ensino Médio.

“Bom, na escola realmente a falta de comunicação, a leitura de textos, a língua portuguesa não tinha uma explicação muito clara, trouxe um prejuízo, algumas reprovações. Reprovei a 4ª série, a 5ª série. Isso foi um atraso, eu sofri muito... Fui para o 1º ano. Era muito pesado, tive muita ajuda da intérprete. Ela me ajudava muito e eu fui para o segundo ano do ensino médio, também, melhorei. Fui para o terceiro ano, não tinha muita instrução, não tinha muita informação. Eu achava impossível entender todas aquelas palavras."

Assinale a opção que apresenta uma das funções do Tradutor e Intérprete de Libras na educação de surdos.

Na estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais há marcações não manuais a níveis morfológicos e de sintaxe, que estão relacionadas a graus de intensidade e tipos de construções sintáticas. Essas marcações indicam um dos parâmetros da LIBRAS.

A esse respeito, assinale a opção correta.

O Signwriting (SW) originou-se de um sistema de notação para passos de dança e foi desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton. Esse sistema possibilitou uma adaptação para um novo sistema de notação em Língua de Sinais, que pode ser escrito no computador chamado Signwriter.

Observe o símbolo da escrita do sinal de ADORAR

e assinale a opção da escrita do sinal a seguir.

Refletindo sobre o papel do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, em uma ótica inclusiva, sua ação vai além do ato mecânico da interpretação de conteúdos em sala de aula. Sobre a atuação do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, assinale a afirmativa correta.

“O intérprete, em situação face a face com o surdo, precisa dar conta de formular todas as informações que estão sendo discutidas."

No contexto escolar, o intérprete educacional tem um papel de fundamental importância. Analise as afirmativas a seguir, referentes a essa relação, assinalando V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) O intérprete precisa ter o cuidado de não confundir as informações recebidas, para não produzir um sentido diferente do que está sendo falado ao aluno surdo, pois este terá que pedir sua orientação quando tiver dúvidas no conhecimento que está sendo traduzido.

( ) No intuito de proporcionar ao aluno surdo um entendimento igualitário, em relação aos ouvintes, o intérprete educacional precisa ter um eixo paradigmático amplo, pois estará constantemente fazendo escolhas e substituições lexicais.

( ) É importante que o intérprete educacional tenha um conhecimento prévio do assunto, possibilitando a condição de compreensão pelo aluno surdo.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Alguns estudiosos “fizeram críticas contundentes ao modelo clínico, afirmando que ele qualificou, erroneamente, os surdos como dotados de pensamento concreto, imaturidade e baixa elaboração conceitual, decorrentes de limitação inata para a linguagem oral."

Em relação às especificidades da Educação de Surdos, assinale a opção que demonstra o contrário do que alguns estudiosos têm demonstrado.

O profissional tradutor e Intérprete de Libras atua entre duas línguas: a língua de origem e a língua alvo.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Sobre a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ser realizada em cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou.

II. Deve ser realizada em cursos de formação continuada promovidos, exclusivamente, por instituições de ensino superior.

III. Deve ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.

Está correto o que se afirma em

“Primeiro júri com tradução em Libras do Brasil é assistido por mais de 40 surdos no sul da Bahia. (…) Três intérpretes de Libras se revezaram durante todo o julgamento, que durou das 8h30 às 17h, e foi realizado no Fórum Ruy Barbosa. Após o júri, um dos intérpretes traduziu a impressão que uma espectadora surda teve do julgamento. 'Cada detalhe, o homicídio, tudo que estava acontecendo ela conseguiu entender', disse a tradutora (...)"

Em relação às técnicas de interpretação simultânea e consecutiva, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A interpretação consecutiva é mais indicada para discursos curtos como em reuniões formais ou cerimônias oficiais.

( ) Na interpretação simultânea a mensagem na língua alvo é elaborada sem pausas , ao mesmo tempo em que ocorre a comunicação a ser traduzida.

( ) Somente a interpretação simultânea requer boa memória e rapidez de intuição dos intérpretes.

( ) Em Libras, o mais comum é privilegiar a interpretação simultânea, mas sem a necessidade de utilizar equipamentos.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

"Os intérprete de Libras estão apreendendo técnicas de interpretação, como se dirigir aos alunos surdos, entre outros assuntos. Já os surdos irão aprender metodologia e estratégia para o ensino da Libras, como fazer o planejamento de aula, gramática, estrutura e o papel do professor surdo", explica a coordenadora. G1-Rondônia: Intérpretes e surdos são capacitados em RO para atuarem em salas de aula. 27/08/2015.

De acordo com o Decreto nº 5.626/05, sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve atuar nos processos seletivos para cursos na instituição

de ensino.

II. Deve atuar nas salas de aula para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas.

III. Deve atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.

Está correto o que se afirma em

Segundo o Decreto nº 5.626/05, caso não haja pessoas com titulação para tradução e interpretação em Libras-Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino, após dez anos da publicação desse Decreto, poderão incluir em seus quadros profissionais que atendam determinados perfis.

A respeito do perfil desses profissionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras, para realizar a interpretação das duas línguas, simultânea e consecutivamente, com aprovação do PROLIBRAS, para atuar no ensino fundamental.

II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de duas línguas de sinais de outros países para Libras, para atuação em cursos e eventos.

III. Profissional ouvinte de nível superior, com competência e fluência em Libras, para realizar a interpretação das duas línguas, simultânea e consecutivamente, com aprovação do PROLIBRAS, para atuar em instituições de ensino médio e educação superior.

Está correto o que se afirma em

Karin Strobel afirma a importância do conhecimento histórico para a compreensão de processos de constantes transformações, que vivenciamos ao longo do tempo. Destaca que o povo surdo é um grupo de sujeitos surdos que tem costumes, histórias e tradições em comuns, construindo a concepção de mundo por meio da visão.

Relacione as três grandes fases da história de surdos às suas respectivas características.

(1) Revelação Cultural

(2) Isolamento Cultural

(3) Despertar Cultural

( ) inicia-se uma nova fase para o renascimento na aceitação da Língua de Sinais e Cultura Surda, a partir dos anos 1960.

( ) fase em que os povos surdos não tinham problemas com a educação, pois a maioria dos sujeitos surdos dominava a arte da escrita.

( ) O Congresso de Milão proíbe o acesso à Língua de Sinais na Educação de Surdos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

“A posição bi-cultural é algo que mantém o surdo pelo meio. É como se dissesse: você é um, mas têm que ser dois ao mesmo tempo."

Em relação a afirmativa acima, o aluno surdo, no âmbito da inclusão escolar,

Em sala de aula, o intérprete está traduzindo a aula do professor para o aluno surdo. Em determinado momento o professor solicita que o intérprete interrompa a tradução, pois prefere que o aluno surdo não saiba.

Nesse caso específico, o profissional tradutor e intérprete de Libras, deverá tomar uma postura ética.

Assinale a opção adequada para o caso.

Observe os sinais referentes a tipos de verbos em Libras.

Sobre os sinais acima, assinale a opção correta.

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