Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos
possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”,
o professor elabora o programa de sua disciplina e define as
competências específicas que devem ser apropriadas em relação
aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.
Relacione os três campos com as competências e habilidades
específicas listadas a seguir.
1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias
próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e
compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e
política, atuando para que haja maior conscientização quanto
à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I.Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II.A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III.O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino. Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.
Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema. De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo. As afirmativas são, respectivamente,
As leis 11.645 e 10.639 incluíram no currículo oficial escolar a obrigatoriedade do estudo das Histórias e Culturas Indígenas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.Essas leis proporcionam às comunidades e povos indígenas a possibilidade de recuperar suas memórias históricas, reafirmar suas identidades étnicas e valorizar suas línguas e conhecimentos. II.Essas leis garantem às comunidades e povos indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas. III.Essas leis marcam a segregação dos povos indígenas que devem receber tratamento especial quanto à adaptação dos saberes da sociedade atual. Está correto o que se afirma em
Observe a figura a seguir.
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os
acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os
mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se
não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar
outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.”
(Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])
A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a
sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um
ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a
razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a
opção que interpreta corretamente a relação entre natureza
humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário
florentino.
O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um
contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito
do impacto político, social e ético da aplicação das teorias
evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas.
As opções a seguir retratam corretamente princípios do
darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a.
“A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade
lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a
ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo.
Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu
pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a
complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal
através da interiorização de normas sociais que, por sua vez,
repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e
individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia
é o de instituição.”
(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 25)
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição,
em termos de organização social, como
“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”. A definição acima se refere ao conceito sociológico de
Analise os trechos a seguir.
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a
ação física direta, mas pela imposição de uma visão de
mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das
estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido
e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de
controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de
normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de
poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos
sociológicos definidos como
O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo. Nesse sentido, a economia globalizada