Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.
Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
In the passage “To be relevant, learning processes need to recruit, rather than attempt to ignore and erase, the different subjectivities, interests, intentions, commitments, and purposes that students bring to learning” (L.17-20), the author implies that teachers should
Passage 4 suggests that a transformative perspective to ESOL teacher education requires that teachers become more
Critical literacy supporters tend to see the discourse of “the now ‘classic’ critical pedagogies of the 80s and 90s” (Jordão, 2013, p. 290) as being
It is currently assumed that the teaching/learning of English as a
Foreign Language in Brazilian public schools has not been
successful (Jordão, 2013, p. 286-287).
Read the statements below and mark them as TRUE (T ) or
FALSE (F ).
( ) Teachers’ lack of qualification may contribute to this
perception.
( ) This is because local cultures and discursive practices are
disregarded.
( ) To solve this problem, basic rules of grammar and vocabulary
should be taught.
The statements are, respectively:
From the point of view of more recent pedagogies, the teacher’s statement is rather
In the context of Text 4, the fragment “Yet, research also suggests that accessing this array of rewards can be difficult.” introduces (an)
O documento Programa Mais Educação propõe a ampliação e a qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Sobre as reflexões do documento sobre o tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A EJA deve ser reconhecida nas suas especificidades, assumindo seu papel de atuar na transformação da realidade social e rompendo com a ideia de que seria uma reprodução do Ensino Fundamental. ( ) O público da EJA deve ser atendido em condições estruturais equivalentes a todos os demais educandos, promovendo a equidade. ( ) O currículo da EJA deve contemplar a diversidade, possibilitando a reorganização dos tempos e espaços, configurando um currículo significativo, ligado às práticas sociais. As afirmativas são, respectivamente,
Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1.Educação de Jovens e Adultos 2.Educação Especial 3.Educação Profissional e Tecnológica 4.Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I.A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III.A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em
Observe a figura a seguir.
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Read the following extract from Text 1: “Multiliteracies
recognizes both the increasing cultural and linguistic diversity in
the new globalized society and the new variety of text forms from
multiple communicative technologies.” (L.11-14)
The alternative from Lotherington (2006) that has some analogy
to this passage is:
As regards Passage 2, analyse the assertions below:
I. A critical orientation may include a transformative view.
II. Critical and transformative perspectives in ESOL are
indistinguishable.
III. Transformative perspectives are wider than critical
orientations.
Choose the correct answer:
Consider the following statement: “the teaching of a foreign
language […] tends to place ‘non-natives’ locally involved in the
process of teaching/learning in a subordinate position when
confronted with the authority attributed to the ‘natives’ in what
is considered ‘their own language’” (our translation) (Jordão,
2013, p. 280).
Here, the writer is attributing this view to