A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo. Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é
A Lei nº 11.645/08 incluiu, no currículo oficial escolar, a obrigatoriedade do estudo da história e das culturas indígenas. Sobre essa lei, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O estudo dos povos indígenas brasileiros resgata suas contribuições nas áreas social, econômica e política. ( ) Essa lei procura reparar o tratamento de exclusão oferecido historicamente aos grupos indígenas no Brasil. ( ) Essa lei rompeu com a visão etnocêntrica que apresenta a ideia de que, aquele que é diferente, é naturalmente inferior. As afirmativas são, respectivamente,
Analise as frases a seguir
As frases acima são exemplos de discursos
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a
qualidade social do ensino, destacando a importância da
Equidade.
Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.
Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a
garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o
documento citado.
Com base no mapa, sobre a evolução territorial da América
portuguesa, assinale a afirmativa correta.
Leia os fragmentos a seguir.
I. (...) Fazemos saber a todos os Nossos Subditos, que a
Assemblea Geral Decretou, e Nós Queremos a Lei seguinte.
Art. 1º As embarcações brasileiras encontradas em qualquer
parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas,
ancoradouros, ou mares territoriaes do Brasil, tendo a seu
bordo escravos (...), ou havendo-os desembarcado, serão
apprehendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra
brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.
Aquellas que não tiverem escravos a bordo, nem os houverem
proximamente desembarcado, porêm que se encontrarem
com os signaes de se empregarem no trafico de escravos,
serão igualmente apprehendidas, e consideradas em
tentativa de importação de escravos.
Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, parte 1, p. 267
II. (...) Faz saber a todos os Subditos do Imperio, que a
Assembléa Geral Decretou, e Ella Sanccionou a Lei seguinte:
Art. 1º Todos os escravos, que entrarem no territorio ou
portos do Brazil, vindos de fóra, ficam livres. Exceptuam-se:
1º Os escravos matriculados no serviço de embarcações
pertencentes a paiz, onde a escravidão é permittida,
emquanto empregados no serviço das mesmas embarcações.
2º Os que fugirem do territorio, ou embarcação estrangeira,
os quaes serão entregues aos senhores que os reclamarem, e
reexportados para fóra do Brazil.
Para os casos da excepção nº 1º, na visita da entrada se
lavrará termo do numero dos escravos, com as declarações
necessarias para verificar a identidade dos mesmos, e
fiscalisar-se na visita da sahida se a embarcação leva
aquelles, com que entrou. Os escravos, que forem achados
depois da sahida da embarcação, serão apprehendidos, e
retidos até serem reexportados.
(Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de janeiro, vol. 1 pt 1, p. 182)
Os fragmentos I e II correspondem, respectivamente,
Observe a tabela sobre as taxas anuais de crescimento em
setores da economia brasileira
Com base na tabela, assinale a opção que caracteriza
corretamente o desempenho da economia brasileira, entre 1920
e 1945
“Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário, e em seguida o
reino de Deus virá por si mesmo”.
Essa frase de Hegel é citada antes da Tese 4, de Walter
Benjamim, na qual o autor comenta a tese de Marx sobre a luta
de classes. Longe de ser apenas “uma luta pelas coisas brutas e
materiais, sem as quais não existem as refinadas e espirituais”,
essa luta também significa a manifestação de coisas espirituais,
que “questionarão sempre cada vitória dos dominadores”. Nesse
sentido, o passado “tenta dirigir-se para o sol que se levanta no
céu da história. O materialismo histórico deve ficar atento a essa
transformação, a mais imperceptível de todas”.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de História”, In: Magia e técnica, arte e
política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993, pp.223-24
As Teses de Benjamin exemplificam uma nova percepção da
História e da temporalidade de uma geração de intelectuais que
renovou o entendimento da tradição hegeliano-marxista, na
primeira metade do século XX.
Com base na citação, assinale a opção que caracteriza
corretamente as teses de Benjamin sobre a História.
Ao abordar o problema dos currículos de História nas escolas em
um contexto global e multicultural, Marcos Silva e Selva G.
Fonseca se perguntam o que ensinar no mundo multicultural e se
apropriam do pensamento do educador Peter McLaren, que, ao ir
além do termo crítico, defende o “multiculturalismo
revolucionário, que não se limita a transformar a atitude
discriminatória, mas se dedica a reconstituir as estruturas
profundas da economia política, da cultura e do poder nos
arranjos sociais contemporâneos. Ele não significa reformar a
democracia capitalista, mas transformá-la, cortando as suas
articulações e reconstruindo a ordem social do ponto de vista dos
oprimidos”.
MCLAREN, Peter apud SILVA, Marcos e FONSECA, Selva G. Ensinar História no
século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 46
Para os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário é
Na Tese 9, Walter Benjamin se refere a um quadro de Paul Klee
intitulado Angelus Novus. Nele está representado um anjo que
crava o seu olhar sobre algo do qual parece estar se afastando.
Olhos arregalados, boca aberta e asas estiradas: para Benjamin,
este é o retrato do anjo da história que, ao olhar para o passado,
no lugar de ver uma cadeia de eventos, enxerga uma única
catástrofe que amontoa escombros e os arremessa aos seus pés.
Frente às ruínas, o anjo tem o intuito de despertar os mortos e
juntar os destroços, mas do paraíso sopra uma tempestade que o
atira em direção ao futuro de maneira inexorável. Para Benjamin
o que chamamos de progresso é essa tempestade e a sua Tese 9
é uma alegoria que associa progresso a catástrofe.
A respeito desta associação nas Teses Sobre o Conceito de
História (1940), analise as afirmativas a seguir.
I. A crítica de Benjamin à concepção progressiva e finalista da
história se baseia na crítica à ideia de uma temporalidade
contínua, homogênea e vazia, à qual contrapõe o conceito de
“tempo do agora”, sem correspondência com a
temporalidade linear das ciências naturais.
II. O sentimento de urgência presente nas Teses resulta do
dilema pessoal que o autor vive em 1940 e também de seu
programa historicista de, com base em instâncias metódicas,
reconstituir objetivamente o patrimônio histórico e cultural
do passado que a guerra e os fascismos estavam destruindo.
III. Ao “anjo da História”, incapaz de mudar o passado e eliminar
a catástrofe da guerra, cabe resgatar a memória de cada
“ruína” da história, vale dizer, de todas as etapas que foram
necessárias para que a humanidade conquistasse a
consciência do progresso como razão e liberdade.
Está correto o que se afirma em:
O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir. I.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais. II.O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. III.Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Está correto o que se afirma em
Maria tem 4 filhos. Os dois mais velhos, de 12 e 10 anos, não estão frequentando a escola porque estão ajudando a mãe no trabalho. Uma Assistente Social visitou a família e aconselhou a matrícula imediata das crianças na rede regular de ensino. A indicação dada à mãe está de acordo com a seguinte disposição legal:
Lucas, professor de Inglês do 6º ano de uma unidade escolar da rede municipal de ensino de São Paulo, vai receber uma aluna com deficiência auditiva. A coordenadora pedagógica da escola conversou com os professores daquela série sobre o “Programa Inclui”, instituído pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. Pensando no contexto de seu trabalho, Lucas e seus colegas se detiveram especialmente nos Projetos “Identificar” e “Rede” que propõem, respectivamente,
A mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, abre caminhos para a construção de uma educação antirracista. Sobre a educação antirracista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve valorizar todas as situações de sala de aula que possibilitem analisar a diversidade cultural e étnico-racial. ( ) Deve ter, entre seus objetivos, o de valorizar a equidade de oportunidades, quando oferecidas a todos. ( ) Deve estimular os alunos, por meio de procedimentos e atitudes, a atuarem em uma sociedade multicultural. As afirmativas são, respectivamente,
A pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro de Andrade realizou uma oficina em escolas em que oferecia livros que reforçavam a imagem do povo negro. Após lerem, os alunos deveriam comentar ou se expressar sobre a história lida. A estratégia, replicada em vários espaços, tem como objetivos I.apreender a manifestação da identidade racial. II.estimular a promoção da autoestima dos alunos. III.alimentar a memória negativa na construção da identidade do aluno negro. Está correto o que se afirma em