Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber

como será a organização curricular da escola em que vão atuar e

querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.

Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas

a seguir.

I.A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base

comum nacional, uma vez que todas as escolas no país

devem ensinar os mesmos conteúdos.

II.A definição curricular deve levar em conta a definição da

escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III.A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o

que ensinar?", abrangendo também “para quem, como, com

quem e por que ensinar?".

Está correto o que se afirma em

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos. Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

Observe o gráfico a seguir:


Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à

Para testar a hipótese de que, durante a fotossíntese as plantas

absorvem CO2 modificando a composição química do ambiente, o

professor poderia utilizar a água de um aquário à qual foi

adicionado CO2.

Quantidades iguais dessa água com CO2

foram colocadas em

frascos iguais, conforme a relação a seguir:

Após algumas horas, depois do experimento ter sido montado,

para verificar a quantidade relativa de CO2

, adiciona-se 5 mL de

água de cal incolor a cada frasco.

Para testar a hipótese, o experimento deveria conter

Na produção de peptídeos de interesse médico, a engenharia

genética utiliza os processos descritos a seguir.

Processo I: a partir da análise da sequência de aminoácidos do

peptídeo, procede-se a síntese do segmento do

DNA correspondente. Esse DNA é transferido para

uma bactéria e o peptídeo produzido por ela é

separado, purificado e utilizado.

Processo II: a partir de células produtoras do peptídeo,

procede-se o isolamento do mRNA, a partir do qual

é produzido o correspondente cDNA (DNA

complementar) que é transferido para uma

bactéria. O peptídeo produzido pela bactéria é

separado, purificado e utilizado.

Comparando os dois peptídeos obtidos e os correspondentes

DNA produzidos pelos processos citados, assinale a afirmativa

correta.

Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode. Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:

Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas. 1.O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 2.Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas. 3.Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais. A citação inicial é corroborada

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes

responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas

células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes

aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a

plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas

daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o

objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da

soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através

da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas

nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância

capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes

da aplicação do inibidor,

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282