Analise as definições do fazer sociológico apresentadas a seguir.
1- O sociólogo estuda os fatos sociais em uma perspectiva comparativa, seguindo um método que lhe permite defini–los, refutar as interpretações precedentes e elaborar sua explicação sociológica.
2- A sociologia é o estudo do conjunto das leis fundamentais próprias dos fenômenos sociais, que permite determinar as etapas do progresso histórico percorrido pela humanidade.
3- A sociologia compreende a sociedade mediante um procedimento interpretativo, elabora conceitos de tipos e procura regras gerais para explicar a causualidade do decurso e dos efeitos da ação social.
Eles correspondem, respectivamente, às comcepções de
“É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os
homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande
maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com
seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre
eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas
admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou
uma auto–absorção sonhadora”.
(GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A
Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.)
Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da
briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a
seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:
Analise o fragmento a seguir.
“Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:
Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, formula as categorias de solidariedade, coesão social e divisão do trabalho. Assinale a opção que identifica corretamente as relações entre elas.
Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas
familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as
observemos de modo renovado. Considere o simples ato de
tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele
possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais
diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é
muito mais importante do que o ato de consumir a bebida
propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por
conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência,
mas os viciados em café não são vistos pela maioria das
pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o
álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a
maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades
que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da
cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão
interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24.
Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica,
proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de
uma orientação denominada
Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.
“Quem pretende explicar a experiência partidária brasileira
precisa se defrontar com dois traços que mais chamam
atenção. O primeiro aspecto diz respeito à falta de continuidade
das formações partidárias que emergiram e, por conseguinte, à
curta duração de tais experiências, cujo término deveu–se, na
maioria das vezes, a rupturas institucionais por que passou o
País. O segundo aspecto que chama a atenção em nossa
história partidária está relacionado com o contexto ou meio em
que os partidos surgiram e se desenvolveram inicialmente.”
(BRAGA, M. do S. S.; INÁCIO, M. M. “Partidos, eleições e governo”. In: MORAES,
A. C. (coord.). Sociologia: ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Básica. Brasília: 2010. Cap. 13: p. 267–288. p.276.)
Com relação ao processo de formação e à história dos partidos
políticos atuantes no Brasil, assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.
( ) Dois dos três principais partidos políticos do atual sistema
partidário nasceram no último governo da ditadura civil–
militar (1964–1985).
( ) No atual sistema partidário, a competição político–eleitoral
se organiza em torno de partidos sem tradição histórica,
constituindo uma das experiências partidárias mais
incipientes da história nacional.
( ) O sistema eleitoral que emergiu da última redemocratização
do país tornou praticamente nula a representação dos
partidos menores no Congresso Nacional.
As afirmativas são, respectivamente,
Ao investigar metodicamente os problemas da vida social, o sociólogo contribui para distinguir entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.
As alternativas a seguir apresentam corretamente os temas e procedimentos de pesquisa das principais correntes sociológicas, à exceção de uma. Assinale–a:
O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião
dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma
pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados
qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira.
O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a
partir de um questionário, em que o entrevistado deverá
responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o
terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema
das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,
O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).
Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.
Analise os fragmentos a seguir.
“Comigo não, violão / Na cara que mamãe beijou / "Zé Ruela”
nenhum bota a mão / Se tentar me bater / Vai se arrepender
(...). Se me der um tapa / Da dona “Maria da Penha” / Você não
escapa / O bicho pegou, não tem mais a banca / De dar cesta
básica, amor / Vacilou, tá na tranca”.
(Maria da Penha, composta por Evandro Lima e Paulinho Rezende, interpretada
por Alcione. In: www.letrasdemusicas.com.br)
Art. 5º.Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica
e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada
no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual
ou psicológico e dano moral ou patrimonial (...).
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo
independem de orientação sexual.
(Lei 11340, de 7 de agosto de 200In: http://www.planalto.gov.br/)
As opções a seguir avaliam corretamente o impacto, em termos
sociológicos, da Lei n. 11.340/06, conhecida como Lei Maria da
Penha, à exceção de uma. Assinale–a.
(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a
Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos
sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso
sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente
desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas
escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode
revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos
consagrados favoreceria uma liberdade do professor não
permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da
Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de
uma. Assinale–a.
“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao
contrário dos outros mamíferos superiores não possui um
ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente
estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste
sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e
enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas
estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico
das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da
constituição biológica do homem repousa antes em sua
componente instintiva. A organização instintiva do homem
pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de
outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem
impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de
especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado
de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito
que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam
como correta para a análise dos comportamentos humanos.
Analise o fragmento a seguir.
“Estarei fazendo o papel de um sociólogo típico se começar
dizendo que pretendo dividir o conceito de cidadania em três
partes. (...) Chamarei estas três partes, ou elementos, de civil,
política e social.”
(MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar,s.d., p. 63.)
Com base na formulação sociológica acima, a análise do
processo histórico de construção da cidadania no Brasil
independente indica que as condições para o exercício de
direitos políticos foram
Em sala de aula, o docente aplica uma atividade para explicar aos seus alunos em que consiste a desnaturalização promovida pelo conhecimento sociológico. Para tanto, apresente duas imagens:
Para realizar o objetivo proposto, o docente cria uma situação na qual os alunos se surpreendem com os resultados das próprias reflexões e, assim, vivenciam a desnaturalização do olhar do senso comum.
Com base nas imagens, assinale a opção que caracteriza corretamente esse procedimento didático.