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Analise as definições do fazer sociológico apresentadas a seguir.
1- O sociólogo estuda os fatos sociais em uma perspectiva comparativa, seguindo um método que lhe permite defini–los, refutar as interpretações precedentes e elaborar sua explicação sociológica.
2- A sociologia é o estudo do conjunto das leis fundamentais próprias dos fenômenos sociais, que permite determinar as etapas do progresso histórico percorrido pela humanidade.
3- A sociologia compreende a sociedade mediante um procedimento interpretativo, elabora conceitos de tipos e procura regras gerais para explicar a causualidade do decurso e dos efeitos da ação social.
Eles correspondem, respectivamente, às comcepções de

É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou uma auto–absorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:

Analise o fragmento a seguir.
Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:

Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, formula as categorias de solidariedade, coesão social e divisão do trabalho. Assinale a opção que identifica corretamente as relações entre elas.

Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado. Considere o simples ato de tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência, mas os viciados em café não são vistos pela maioria das pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24. Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica, proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de uma orientação denominada

Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.

Quem pretende explicar a experiência partidária brasileira precisa se defrontar com dois traços que mais chamam atenção. O primeiro aspecto diz respeito à falta de continuidade das formações partidárias que emergiram e, por conseguinte, à curta duração de tais experiências, cujo término deveu–se, na maioria das vezes, a rupturas institucionais por que passou o País. O segundo aspecto que chama a atenção em nossa história partidária está relacionado com o contexto ou meio em que os partidos surgiram e se desenvolveram inicialmente.”
(BRAGA, M. do S. S.; INÁCIO, M. M. “Partidos, eleições e governo”. In: MORAES, A. C. (coord.). Sociologia: ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Brasília: 2010. Cap. 13: p. 267–288. p.276.)

Com relação ao processo de formação e à história dos partidos políticos atuantes no Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Dois dos três principais partidos políticos do atual sistema partidário nasceram no último governo da ditadura civil– militar (1964–1985).
( ) No atual sistema partidário, a competição político–eleitoral se organiza em torno de partidos sem tradição histórica, constituindo uma das experiências partidárias mais incipientes da história nacional.
( ) O sistema eleitoral que emergiu da última redemocratização do país tornou praticamente nula a representação dos partidos menores no Congresso Nacional.
As afirmativas são, respectivamente,

Ao investigar metodicamente os problemas da vida social, o sociólogo contribui para distinguir entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.
As alternativas a seguir apresentam corretamente os temas e procedimentos de pesquisa das principais correntes sociológicas, à exceção de uma. Assinale–a:

O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira. O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a partir de um questionário, em que o entrevistado deverá responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,

O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).

Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.

Analise os fragmentos a seguir. “Comigo não, violão / Na cara que mamãe beijou / "Zé Ruela” nenhum bota a mão / Se tentar me bater / Vai se arrepender (...). Se me der um tapa / Da dona “Maria da Penha” / Você não escapa / O bicho pegou, não tem mais a banca / De dar cesta básica, amor / Vacilou, tá na tranca”.
(Maria da Penha, composta por Evandro Lima e Paulinho Rezende, interpretada por Alcione. In: www.letrasdemusicas.com.br) Art. 5º.Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (...).
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

(Lei 11340, de 7 de agosto de 200In: http://www.planalto.gov.br/)
As opções a seguir avaliam corretamente o impacto, em termos sociológicos, da Lei n. 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, à exceção de uma. Assinale–a.

(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos consagrados favoreceria uma liberdade do professor não permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de uma. Assinale–a.

“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao contrário dos outros mamíferos superiores não possui um ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da constituição biológica do homem repousa antes em sua componente instintiva. A organização instintiva do homem pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam como correta para a análise dos comportamentos humanos.

Analise o fragmento a seguir. “Estarei fazendo o papel de um sociólogo típico se começar dizendo que pretendo dividir o conceito de cidadania em três partes. (...) Chamarei estas três partes, ou elementos, de civil, política e social.”
(MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar,s.d., p. 63.)

Com base na formulação sociológica acima, a análise do processo histórico de construção da cidadania no Brasil independente indica que as condições para o exercício de direitos políticos foram

Em sala de aula, o docente aplica uma atividade para explicar aos seus alunos em que consiste a desnaturalização promovida pelo conhecimento sociológico. Para tanto, apresente duas imagens:

Para realizar o objetivo proposto, o docente cria uma situação na qual os alunos se surpreendem com os resultados das próprias reflexões e, assim, vivenciam a desnaturalização do olhar do senso comum.
Com base nas imagens, assinale a opção que caracteriza corretamente esse procedimento didático.