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O que é o bem–estar? Com base em que fatores é mensurado por Estados e organizações internacionais?
As indagações, como sustenta o economista Amartya Sen, são importantes, pois discutir os indicadores do bem–estar e do desenvolvimento significa perguntar que aspectos da vida individual e coletiva são relevantes para definir o crescimento e discutir o futuro.
Com relação aos principais indicadores utilizados por órgãos oficiais para avaliar o desenvolvimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O PIB mede o valor total da riqueza gerada em um país em um dado período, entendendo riqueza como bens e produtos finais, serviços, investimentos privados e gastos do governo.
( ) O IDH aborda de modo inovador o conceito de desenvolvimento, situando no centro da pesquisa econômico–estatística o bem–estar das pessoas e não unicamente a geração de riqueza.
( ) Tanto o PIB quanto o IDH conceituam desenvolvimento como um processo de alargamento da gama de escolhas oferecidas à população.
As afirmativas são, respectivamente,

Analise a imagem a seguir, que reproduz um trecho da Cartilha do Centro de Cultura Negra (CCN) que circulou em vários estados brasileiros na década de 1980.

A respeito das reivindicações históricas do Movimento Negro no Brasil, exemplificadas na Cartilha do CCN e contempladas na Lei n. 10.639/2003, analise as afirmativas a seguir.
I. A imagem critica o enfoque tradicional pelo qual o papel do negro na História do Brasil ficava restrito à função de mão– de–obra e era destituído de capacidade organizativa e propositiva.
II. A imagem problematiza o caráter eurocêntrico da disciplina de História, reivindicando um currículo plural com a inserção de diferentes histórias e culturas no cotidiano escolar.
III. A imagem incorpora as relações étnico?raciais na educação, reavaliando o papel do negro na História do Brasil e reconhecendo as diferenças resultantes do nosso processo de formação nacional.
Assinale:

Identifique a opção que caracteriza corretamente as relações estabelecidas entre o ethos econômico moderno e a ética racional do protestantismo, segundo Max Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo.

Metrópoles Brasileiras: taxas de desemprego, segundo gênero e idade. (2004)


Com base na interpretação dos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a seguir.
I. A taxa média (total) de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens.
II. A relação entre taxa de desemprego e idade é inversa tanto entre os homens quanto entre as mulheres.
III. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens, em todos os grupos etários.
Assinale:

O estruturalismo é um campo e um programa de pesquisa em Ciências Sociais que se constituiu na primeira metade do século XX, com importantes contribuições para as Ciências Humanas de maneira geral.
Com relação à aplicação do conceito de estrutura proposto pela Antropologia Estrutural, analise as afirmativas a seguir.
I. “É porque estavam agrupados que os homens puderam agrupar as coisas; [assim], a unidade desses primeiros sistemas lógicos apenas reproduz a unidade da sociedade, [pois] as categorias essenciais do pensamento podem ser produto de fatores sociais”. II. “Um sistema de parentesco não consiste nos elos objetivos de filiação ou consanguinidade dados entre os indivíduos; só existe na consciência dos homens, é um sistema arbitrário de representações, não o desenvolvimento espontâneo de uma situação de fato”. III. “Nas sociedades, apreendemos mais que ideias ou regras, apreendemos homens, grupos e seus comportamentos. Vêmo–los moverem–se como em mecânica se movem massas e sistemas (...). Percebemos quantidades de homens, forças móveis, que flutuam em seu ambiente e em seus sentimentos”.
Assinale:

As afirmativas a seguir reproduzem trechos da obra de Karl Marx. Assinale a opção que corresponde ao conceito marxista de alienação do trabalho no processo de produção capitalista.

Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.

Para Karl Marx, todo processo de trabalho se realiza sob relações de produção historicamente determinadas e, por isso, varia segundo a complexidade maior ou menor das sociedades. Assinale a opção que identifica corretamente aspectos da divisão do trabalho, segundo Marx.

Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura.

Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
I. Avatar (personagem virtual em 3D).
II. Conviver com outras pessoas.
III. Festas Virtuais. ( ) Lugar de sociabilidade
( ) Identidade.
( ) Socialização.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.

Em uma escola de Guarulhos (SP), o professor de Sociologia mobiliza seus alunos para pensar a respeito das possíveis formas de ampliar a representação política na escola. Para tanto, solicita que eles façam uma pesquisa de opinião sobre a experiência política e administrativa que a sua cidade vivencia desde 2001, o Orçamento Participativo (OP). As opções a seguir listam vantagens reportadas pelos entrevistados que vivenciaram efetivamente o funcionamento do OP, à exceção de uma. Assinale–a.

Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos, o professor de Sociologia planejou uma atividade com recursos didáticos mais interessantes do ponto de vista do universo dos seus alunos, tomando–os como sujeitos da construção do conhecimento. O professor dividiu a turma em grupos que ficaram responsáveis por selecionar recortes de jornais de ampla circulação.

Um dos grupos apresentou o seguinte recorte:


A atividade permitiu que os temas cotidianos como o adultério, as disputas judiciais, os acidentes de trabalho e o sensacionalismo de jornais populares fossem abordados sociologicamente por meio do estranhamento e da desnaturalização.
Com base no recorte de jornal apresentado pelo grupo, avalie se as afirmativas a seguir revelam que os temas cotidianos foram transformados em problemas sociológicos, cumprindo os objetivos propostos.
I. A monogamia não é natural; a traição também não.
II. A malha social fabrica acidentes.
III. Jornais populares vendem senso comum.
Assinale:

Analise os fragmentos a seguir.
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”
(Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)
“O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...) Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos, ou não haverá para ninguém”.

(Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wp? content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf)
Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica corretamente a relação entre violência e segurança pública tematizada a partir dos documentos.

Analise os trechos a seguir.
E assim todo homem, concordando com outros em formar um corpo político sob um governo, assume a obrigação para com todos os membros dessa sociedade de submeter–se à resolução da maioria conforme a assentar.
(LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 71.)
Ser governado é ser vigiado, inspecionado, compelido pela lei, regulamentado, matriculado, doutrinado, submetido a pregação. É ser, em todas as operações, em todas as transações, anotado, registrado. É, sob pretexto de utilidade pública e em nome do interesse geral, ser colocado na lista de contribuintes, treinado e tosquiado.
(Adaptado de PROUDHON, J.–P. General idea of the revolution in the 19th century. London: Freedom Press, 1983, pp. 283–294.)
Com a implantação do regime social socialista, o Estado se dissolverá por si mesmo e desaparecerá. (...) Enquanto o proletariado ainda necessitar do Estado, não o necessitará no interesse da liberdade, mas para submeter os seus adversários, e tão logo que for possível falar–se de liberdade, o Estado como tal deixará de existir.
(ENGELS, F. Crítica ao Programa de Gotha. In http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/cv000035.pdf)
Podemos definir sociedade civil como aquilo que resta quando delimitamos o âmbito no qual se exerce o poder estatal. A partir dessa definição negativa, a sociedade civil pode ser identificada como pré–estatal, anti–estatal e pós–estatal. Os trechos acima correspondem à sociedade civil como, respectivamente,

Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade,à propriedade, à igualdade perante a lei.”. As opções a seguir apresentam, de acordo com o autor citado, exemplos de Direitos Civis, à exceção de uma. Assinale–a.

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