A Teoria Ator-Rede (ANT - Actor-Network Theory), segundo
Latour e outros, permite compreender a emergência,
constituição e estabilização de objetos teóricos, naturais ou
técnicos, enquanto atores em rede, formados pelas relações
entre os elementos heterogêneos que os constituem.
Com relação à Teoria Ator-Rede (ANT), analise as afirmativas a
seguir.
I. A unidade de análise da ANT é o plano das relações materiais
transversais que unem vários aspectos do mundo, indo do
físico ao político, passando pelo tecnológico, semiótico e
psicológico.
II. Para a ANT, rede é uma metaorganização que reúne humanos
e não-humanos, os quais agem tanto como mediadores,
quanto como intermediários uns dos outros.
III. A ANT fornece uma explicação social dos fatos científicos ou
técnicos, identificando o impacto das ações individuais na
rede das relações de poder que legitimam a ciência.
Assinale:
As alternativas a seguir exemplificam aplicações do método Survey, à excecão de uma. Assinale-a.
A Sociologia Evolutiva se constituiu como campo de investigação há cerca de trinta anos, como sucessora da Sociobiologia. Esta nova área de estudo tem como bases teóricas o neodarwinismo e a psicologia evolutiva. As perguntas a seguir formulam problemas investigados pela sociologia evolutiva, à excecão de uma.
Assinale-a.
Alfred Schutz (1899-1959) procurou articular a fenomenologia
husserliana à sociologia compreensiva de Max Weber, com o
objetivo de constituir a fenomenologia como alicerce seguro para
a construção de uma ciência total do comportamento social.
O esforço teórico de Schutz foi voltado para a elaboração de uma
fenomenologia social da vida cotidiana.
Com relação à fenomenologia social da vida cotidiana de Alfred
Schutz, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Esta abordagem investiga o senso comum enquanto
conhecimento alienado, falsa consciência que separa o
trabalhador do mundo que ele cria.
(...) Os principais temas de pesquisa estudados pela sociologia
fenomenológica são a intersubjetividade e os saberes da
experiência cotidiana.
(...) Esta teoria enfoca as variáveis sociais quantificáveis e
identifica padrões recorrentes da vida cotidiana,
caracterizando sociologicamente a conduta normal.
As afirmativas são, respectivamente,
Segundo Pierre Bourdieu, habitus é definido como
Nas sociedades globalizadas, multiculturais e informatizadas, os movimentos sociais tendem a se tornar mais diversificados e complexos. No século XXI, emerge uma nova configuração da sociedade civil organizada, que tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, com novos tipos de ações coletivas.
(Adaptado de SCHERER-WARREN, Ilse. "Das mobilizações às redes de movimentos sociais", in Sociedade e Estado. Brasília, v. 21, n. 1, 2006). As alternativas a seguir caracterizam aspectos dos novos tipos de ações coletivas dos movimentos sociais, das redes de mobilização e das associações civis contemporâneas, à excecão de uma. Assinale-a:
Em 1895, Émile Durkheim, em As Regras do Método Sociológico, buscava
Assinale a alternativa que identifica corretamente que aspecto do trabalho de campo está sendo ironizado no cartum acima.
A obra de Michel Foucault é marcada pela preocupação com a
questão do poder, de que são exemplos as categorias de poder
disciplinar e biopoder.
Levando em conta as informações da tabela, assinale a
alternativa que identifica corretamente as características
analíticas dessas duas categorias.
Anthony Giddens define estratificação social como a divisão da sociedade em camadas ou estratos. Para o sociólogo, esse conceito refere-se às posições desiguais que os indivíduos ocupam na sociedade.
Com base na definição de Giddens, identifique a alternativa que indica os critérios de estratificação social explicitados na imagem acima.
Assinale a alternativa que identifica quais imagens retratam o exercício da dominação carismática, segundo Weber.
"O vigia na guarita (...) é novo no serviço e tem a obrigação de me barrar no condomínio. Pergunta meu nome e destino, observando os meus sapatos. Interfona para a casa 16 e diz que há um cidadão dizendo que é irmão da dona da casa. A casa 16 responde alguma coisa que o vigia não gosta e faz 'hum'. O portão de grades de ferro verde e argolões dourados abre-se aos pequenos trancos, como que relutando em me dar passagem. (...) A casa 16, no final do condomínio, tem outro interfone, outro portão eletrônico e dois seguranças armados. Um rapaz de flanela na mão abre a portinhola e me faz entrar no jardim com um gesto de flanela (...). O empregado não sabe que porta da casa eu mereço, pois não vim fazer entrega nem tenho aspecto de visita. (...) Obedecendo a sinais convulsos da flanela, contorno os automóveis na garagem transparente, subo por uma escada em caracol e dou numa espécie de sala de estar (...). Eis minha irmã de pegnoir, tomando o café da manhã numa mesa oval". (Chico Buarque. Estorvo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, pp. 14-16). O autor reflete sobre a experiência de viver atrás dos muros, vigiado por seguranças, comum em muitas metrópoles brasileiras. Em termos sociológicos, este trecho literário exemplifica o fenômeno da segregação urbana, entendida como:
O estruturalismo nasce na linguística, sobretudo a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que concebeu a língua como um sistema ou conjunto autônomo e unitário de signos. Ao longo do século XX, a análise estrutural foi ampliada, sendo aplicada a outros campos de saber, incluindo a antropologia e a sociologia. Em termos gerais, com o termo estrutura, os estruturalistas definem
Em seu livro Economia e Sociedade. Esboço de Sociologia
Compreensiva (1922), Max Weber afirma: “deve entender-se por
sociologia (...) uma ciência que pretende compreender,
interpretando-a, a ação social, para, dessa maneira, explicá-la
causalmente em seu desenvolvimento e efeitos”.
(México: Fondo de Cultura Económica, 2002, v. 1, p. 5)
Com relação à noção de compreensão em Weber, analise as
afirmativas a seguir.
I. A compreensão é um método racional, necessário para
apreender o sentido que os atores atribuem
intencionalmente às próprias ações.
II. A compreensão é um método que inclui o estabelecimento
de uma relação de empatia por parte do observador em
relação ao observado.
III. A compreensão é um método psicológico, que permite
identificar as motivações mais profundas e latentes que
levam o indivíduo a agir.
Assinale:
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a conceituação de divisão social do trabalho em Durkheim e Marx.